WordPress 3.3

Ele é o coração de muitos blogs e sites de tecnologia por aí. O WordPress, sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, na sigla em inglês) abre um mundo de oportunidades para quem o adota. Na versão 3.3, disponibilizada para download hoje, ainda temos algumas facilidades a mais que justificam a instalação imediata do software.

A mais notável delas, um desejo antigo de quem conhece e utiliza o WP, é o envio de arquivos por meio de arrastar-e-soltar (famoso drag-and-drop). Depois de clicar no ícone de upload, o usuário simplesmente tem que abrir a pasta e arrastar todos os arquivos que deseja mandar de uma vez para o servidor. Você sabe como funciona: ao arrastar os arquivos com cursor do mouse para a área específica sensível ao recurso, os arquivos automaticamente sobem para o servidor.

Arrastar-e-soltar

No changelog do aplicativo ainda tem a descrição de suporte a arquivos .7z e .rar, para alegria de quem quer subir arquivos comprimidos para o WordPress. Muito bom.

O menu na lateral do WordPress foi melhorado. Passando o cursor do mouse sobre as ações, o usuário abre um submenu flutuante com as demais opções referentes àquela ação. Por exemplo, “Pages” permite criar uma nova página ou editar uma página antiga. Também em termos de interface, o WordPress 3.3 ganhou balões especiais flutuantes para dar instruções ao usuário. Muito útil para quando um plugin novo for instalado e seus desenvolvedores quiserem mostrar de maneira prática onde fica cada recurso.

Nós utilizamos o WordPress no Tecnoblog. O núcleo do software é ótimo. E ainda temos a possibilidade de desenvolver soluções própria para problemas específicos do site. Sabe a barra de destaques que aparece na capa do Tecnoblog, abaixo da marca do site? Foi produzida em cima do WP pelo nosso developer ninja Leandro Alonso.

Também uso WordPress em meus projetos pessoais e posso dizer que não trocaria esse CMS por nenhum outro. Recomendo o download já.

Download: WordPress (PT-BR)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados