Início / Arquivos / Jogos /

Expectativas para o mundo dos games em 2012

Artigo explica o que você deve esperar nesse ano.

Gus Fune

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O ano novo chegou e toda a atenção está voltada para a suposta profecia maia que afirma que no fim de 2012 todo mundo vai fazer companhia para os nossos amigos dinossauros. O assunto tem sua importância, mas e quanto ao mundo dos games? Depois da retrospectiva sobre os principais lançamentos de 2011, é hora de olhar pra frente e ver o que esse ano guarda pros gamers ansiosos por novidades.

2011 foi marcado por grandes lançamentos em diversas franquias. O ano também foi um marco na história dos games por dar início a oitava geração de games com o lançamento dos portáteis Nintendo 3DS e PS Vita. Também tivemos o anúncio do primeiro console dessa nova era: o Wii U. Já 2012 vai ser um ano mais calmo em lançamentos de grandes franquias.

Primeiro semestre vai ter o foco em alguns lançamentos muito esperados e o segundo vai ser marcado pela entrada de novos protagonistas no universo gamer.

Novos protagonistas? Não é nenhuma novidade o fato de que Sony e Microsoft estão trabalhando nos sucessores pro PS3 e Xbox 360. Agora pra esse ano eu posso apostar minhas fichinhas que pelo menos uma delas vai apresentar alguma novidade no pré-E3, que são os dois dias anteriores a feira em que as gigantes aproveitam pra explodir a cabeça de todo mundo com vários anúncios de uma vez.

E o que esperar dessa nova geração de consoles?

  • Maior processamento, principalmente gráfico, dando suporte a engines de última geração como iDTech 5, CryEngine 3, Frostbite 2 e Unreal Engine 4.
  • Melhorias em processamento vão permitir melhor uso das tecnologias de captação de movimentos, reconhecimento facial e de voz.
  • Kinect e PS Move vão continuar em jogo, só que com as melhorias citadas acima.
  • Possível declínio dos jogos usando Kinect e Move – o interesse em jogos que utilizam movimento tem diminuido, mesmo com os avanços nessas tecnologias.
  • FullHD (1080p) vai ser suportado por todos os consoles da geração.
  • Uso de mídias de alta densidade, como Blu-Ray ou outras tecnologias proprietárias. Não me surpreenderia alguma empresa surgir com alguma nova solução como “pen-drives” (volta dos cartuchos? Será?) ou ainda o banimento de mídias e uso apenas de downloads. Ambas as opções são improváveis, mas bem plausível para alguma próxima geração.
  • Playstation 4 e Xbox 720 são algumas das especulações de nomes pros consoles da próxima geração. Mesmo que não exista nenhuma dica da Sony e da Microsoft a respeito dos nomes, diversos veículos de comunicação já se referem aos desconhecidos da nova geração por esses nomes.
  • Entrada da Apple no mercado de consoles. Hoje eles já têm uma receita bilionária na venda de games na App Store. E se resolverem transformar a Apple TV em um console? A geração atual do gadget já roda iOS e é uma questão apenas de firmware para aceitar aplicativos e conectar seu iPad ou iPhone como controle.
  • PS Vita e 3DS podem ser os últimos portáteis que veremos por conta de Android e iOS estarem comendo todo o mercado de portáteis. E nem adianta cogitar um N-Phone, já que a Nintendo já falou em diversas ocasiões que o negócio dela é videogame e não telefone.

Wii U

O anúncio do novo console da Nintendo foi uma das grandes novidades da E3 em 2011, mas muita coisa ficou no mundo da especulação: quanto vai custar? quando vai sair? que jogos vão aparecer? Todo o foco do anúncio foi em cima do hardware e do novo controle e algumas possibilidades de jogabilidade foram apresentadas em tech demos. Agora em 2012 vamos começar a ver realmente os games e o que as produtoras estão aprontando com o mix: WiiMote, Nunchuck e o ‘tablet’ do Wii U.


Em mãos: Nintendo Wii U, direto da E3

Aposta matadora: Super Mario vai ser um dos títulos de lançamento. E não vai demorar pra aparecer outros clássicos da Big N como Mario Kart, Wario Ware, Smash Bros, Zelda, Donkey Kong etc. O novo controle do Wii U também tem tudo pra dar certo em um revival na série Star Fox, parada há 5 anos.

Amanhã sai a segunda parte desse artigo recheado com os principais games esperados em 2012! Não deixe de comentar logo abaixo o que acha e espera da nova geração de games, o que gostaria de ver ou que fosse revivido.