O lançamento de uma nova interface para a versão web do Twitter e seus aplicativos oficiais também veio com uma novidade que não foi muito anunciada: a mudança do Tweetdeck. Até ontem o programa estava na versão 0.38 e ainda precisava da plataforma Adobe Air instalada para funcionar. Mas pouco depois de disponibilizar o redesign, o Twitter também atualizou o TweetDeck e fez com que ele se tornasse um aplicativo nativo, tanto para Mac OS quanto para Windows.

Para quem não lembra o Twitter comprou o TweetDeck há algum tempo, mas apenas agora vemos as primeiras grandes mudanças de interface. Imediatamente na instalação é possível ver que ele abandona o ícone amarelo e fica mais azul, cor já consagrada do site. A segunda grande mudança é que agora você precisa obrigatoriamente ter uma conta no TweetDeck.com para usar o Twitter, o que é um pouco irritante.

Fora isso, várias mudanças de interface, embora os dois melhores aspectos do cliente ainda permaneçam: a navegação por colunas e a habilidade de filtrar tweets. Além disso, o retweet manual agora é uma citação de tweet, o campo de escrever tweets passou a ser uma janela sobre a interface e não escondida no topo e ele perdeu suporte ao Foursquare, Google Buzz, LinkedIn e MySpace. Estranhamente, o suporte ao Facebook ainda está lá.

Tenho que dizer que apesar de achar muito bem vinda uma mudança de interface e que seja alinhada com os demais aplicativos, não acho que em funcionalidade ele alcança o TweetDeck anterior. Mas é um bom começo. Se quiser testá-lo, baixe aqui. A versão web do TweetDeck também foi alterada e segue o mesmo design.

Com a atualização, o TweetDeck antigo e que ainda dependia do Adobe Air foi tirado do ar. Usuários da versão antiga do programa não serão forçadamente atualizados para o novo, eles devem baixar a atualização se quiserem usar. Mas vendo o que ela oferece por enquanto, não recomendaria muito essa atitude.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados