O lançamento de uma nova interface para a versão web do Twitter e seus aplicativos oficiais também veio com uma novidade que não foi muito anunciada: a mudança do Tweetdeck. Até ontem o programa estava na versão 0.38 e ainda precisava da plataforma Adobe Air instalada para funcionar. Mas pouco depois de disponibilizar o redesign, o Twitter também atualizou o TweetDeck e fez com que ele se tornasse um aplicativo nativo, tanto para Mac OS quanto para Windows.

Para quem não lembra o Twitter comprou o TweetDeck há algum tempo, mas apenas agora vemos as primeiras grandes mudanças de interface. Imediatamente na instalação é possível ver que ele abandona o ícone amarelo e fica mais azul, cor já consagrada do site. A segunda grande mudança é que agora você precisa obrigatoriamente ter uma conta no TweetDeck.com para usar o Twitter, o que é um pouco irritante.

Fora isso, várias mudanças de interface, embora os dois melhores aspectos do cliente ainda permaneçam: a navegação por colunas e a habilidade de filtrar tweets. Além disso, o retweet manual agora é uma citação de tweet, o campo de escrever tweets passou a ser uma janela sobre a interface e não escondida no topo e ele perdeu suporte ao Foursquare, Google Buzz, LinkedIn e MySpace. Estranhamente, o suporte ao Facebook ainda está lá.

Tenho que dizer que apesar de achar muito bem vinda uma mudança de interface e que seja alinhada com os demais aplicativos, não acho que em funcionalidade ele alcança o TweetDeck anterior. Mas é um bom começo. Se quiser testá-lo, baixe aqui. A versão web do TweetDeck também foi alterada e segue o mesmo design.

Com a atualização, o TweetDeck antigo e que ainda dependia do Adobe Air foi tirado do ar. Usuários da versão antiga do programa não serão forçadamente atualizados para o novo, eles devem baixar a atualização se quiserem usar. Mas vendo o que ela oferece por enquanto, não recomendaria muito essa atitude.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eliéser D'Ávila
Ele não sincroniza mais com o Facebook na versão pra Mac?
@biohoffmann
Eu preferia a versão anterior. Mas quando clico em "Add Twitter Account" ele abre a janela de autorização, mas não adiciona meu perfil no programa. Alguém sabe como resolvo isso?
Fer
Mas no Mac eu acho que ele já tinha alguma versão sem usar o Air, pois me lembro de te-lo visto na Mac App Store!
Fer
YEAHHHHHH, agora que ele chutou o Air, achei o cliente para Facebook que eu procurava! HAHAHA
Marcelo
bor testar =)
EMS
Alguma boa alma poderia postar a antiga versão do tweetdeck 0.38.2 pra MAC, eu ficaria eternamente agradecido! Horrivel essa versao nova cheia de bugs e sem varias opçoes da versao anterior!
@Tacioandrade_
Na verdade eu fui mais esperto. =) Como uso o Linux, retirei a permissão de escrita da pasta onde fica salvo o TweetDeck, com isso continuo usando a versão anterior, já que quando tenta descompactar e substituir a extensão ele não consegue. ^^
@joaoluizmf
Enfim, acho que é a tendência, já que o Twitter comprou o TweetDeck... PELO MENOS pra quem usa Mac OS, as alternativas são boas.
@joaoluizmf
Nunca gostei do TweetDeck, agora muito menos. No mac eu uso o Twitter for Mac mesmo (antigo Tweetie). Quando eu usava windows, usava o Echofon pelo Firefox.
@samuelsimoes
Meu medo é esse também, o tweetdeck pra android é de longe o cliente mais bonito e fluido, se eles cagarem ele vai ser triste...
@ieefree
nao consegui add mais de uma conta do twitter nesse novo tweetdeck (aplicativo para mac). alguem pode me ajudar?
@jandersonfc
eu particulamente gostei das mudanças no design e usabilidade como autocomplete ao mencionar algum user, porém não gostei de tudo ser um link externo, por exemplo antes o youtube abria como um popup dentro do próprio tweetdeck agora joga para o youtube... Uma correção sobre o artigo, o TweetDeck novo não é uma aplicação nativa para mac/windows, ele é o que chamamamos de webapp , o forma mais pratica de ver isso é analisar o lançamento feito ontem do tweetdeck for web http://web.tweetdeck.com percebam que é igual (web,desktop) na verdade o desktop é um "mini broswer" rodando no seu mac/windows, outra forma de perceber isso é ao entrar em uma bio de algum user (pode ser o seu) que tenha uma url e clicar ele vai abrir o site dentro do tweetdeck for desktop msm.
@ErkoBridee
a reposta é muito fácil... assimilar o marketshare dos demais clientes e ter o dominio da grande massa de usuários de aplicação cliente para o twitter esta é uma pratica muito comum nos tempos modernos hehe
Fabio
Recomendo àqueles que estão pensando em fazer o salto do Tweetdeck em Adobe Air para esse novo aplicativo (em HTML5) que dê uma lida nas primeiras impressões publicadas no NerdInsider... ele explica em detalhes tudo (de ruim) que aconteceu com o aplicativo. E eu concordo com tudo que ele escreveu: http://nerdinsider.com/2011/12/09/new-tweetdeck-first-impressions/ (em inglês)
Dennis
Faltou uma versão para Linux, sei que existe a versão para Chrome mas não me agradou, prefiro usar os programas separadamente. Por enquanto estou usando o Hotot que lembra bastante o TweetDeck.
Exibir mais comentários