Início / Arquivos / Brasil /

Zynga e a brasileira Vostu entram em acordo sobre jogos copiados

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Sem chegar aos finalmentes nos tribunais, a Zynga e a Vostu anunciaram nessa terça-feira um acordo para encerrar quaisquer disputas legais que as duas tivessem uma contra a outra. Em junho a Zynga iniciou um processo contra a Vostu, acusando a empresa brasileira (com escritórios em Buenos Aires, São Paulo e Nova Iorque) de copiar recursos de seus jogos na cara dura. À época, chegou a vazar um documento mostrando diversos itens da primeira que apareciam indiscriminadamente na segunda.

A Vostu disparou o seguinte comunicado no fim da manhã:

“Zynga e Vostu chegaram a um acordo a respeito dos processos de direitos autorais uma contra a outra nos Estados Unidos e Brasil. Como parte do acordo, Vostu fez um pagamento monetário para Zynga e algumas alterações em quatro de seus jogos.

As partes têm o prazer de ter resolvido seus conflitos e agora deixar estas questões para trás.”

No meio do ano, a Zynga afirmou e mostrou provas de que a Vostu copia elementos de jogos como “FarmVille” e “Zynga Poker” em produções próprias. De fato, a empresa brasileira tem jogos com nomes bastante parecidos: “Mini Fazenda” e “Mega Poker”. E isso é tudo o que eu tenho a opinar sobre o assunto, visto que não sou juiz para arbitrar esse tipo de coisa.

Questionado por mim, um representante da Vostu disse que não poderia informar quais são os quatro títulos que passaram por modificações após o acordo entre as partes alegando “motivos jurídicos”. As empresas também não divulgam o quanto de dinheiro entrou nessa história toda para resolver o problema.

Na semana passada o “UOL Jogos” publicou um vídeo mostrando os centros de desenvolvimento de jogos da Vostu em Buenos Aires e São Paulo. Assista abaixo (se o player do UOL carregar corretamente).