Sem chegar aos finalmentes nos tribunais, a Zynga e a Vostu anunciaram nessa terça-feira um acordo para encerrar quaisquer disputas legais que as duas tivessem uma contra a outra. Em junho a Zynga iniciou um processo contra a Vostu, acusando a empresa brasileira (com escritórios em Buenos Aires, São Paulo e Nova Iorque) de copiar recursos de seus jogos na cara dura. À época, chegou a vazar um documento mostrando diversos itens da primeira que apareciam indiscriminadamente na segunda.

A Vostu disparou o seguinte comunicado no fim da manhã:

“Zynga e Vostu chegaram a um acordo a respeito dos processos de direitos autorais uma contra a outra nos Estados Unidos e Brasil. Como parte do acordo, Vostu fez um pagamento monetário para Zynga e algumas alterações em quatro de seus jogos.

As partes têm o prazer de ter resolvido seus conflitos e agora deixar estas questões para trás.”

No meio do ano, a Zynga afirmou e mostrou provas de que a Vostu copia elementos de jogos como “FarmVille” e “Zynga Poker” em produções próprias. De fato, a empresa brasileira tem jogos com nomes bastante parecidos: “Mini Fazenda” e “Mega Poker”. E isso é tudo o que eu tenho a opinar sobre o assunto, visto que não sou juiz para arbitrar esse tipo de coisa.

Questionado por mim, um representante da Vostu disse que não poderia informar quais são os quatro títulos que passaram por modificações após o acordo entre as partes alegando “motivos jurídicos”. As empresas também não divulgam o quanto de dinheiro entrou nessa história toda para resolver o problema.

Na semana passada o “UOL Jogos” publicou um vídeo mostrando os centros de desenvolvimento de jogos da Vostu em Buenos Aires e São Paulo. Assista abaixo (se o player do UOL carregar corretamente).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
E ganham né!
Marcelo
fico da hora... vou mandar um curriculum pra vostu rsrrsrs
@LBKatan
Bloquear páginas chatas que todo mundo fica compartilhando! =D
Yangm
Eu e mais 12 pessoas. Algum problema?
Turdin
Você... vê... novela?!
Fernando Santos
Rodrigo, Concordo contigo. Inclusive, meu pai joga muito o Colheita Feliz. Não tenho nada contra os jogos de hoje, pelo contrário, quero mais e mais jogos, haha. Em meu comentário anterior, me referi à alguns desenvolvedores que não se importam com a originalidade do seu jogo/produto, e visam apenas o lucro. Para o jogador, tanto faz. Mas para quem teve a ideia original, é chato.
Rodrigo Fante
Exato, e as pessoas estão usando porque se divertem, de onde acha que vem o lucro dessas empresas? Só porque não é o seu e o meu tipo de diversão, não quer dizer que o jogo não seja bom ou divertido.
Gabriel
Para mim, faz todo o sentido dizer que esses joguinhos competem com a novela das 8...
Kadu
As cópias da Vostu são muito descaradas, não dá nem pra questionar. Foi um bom negócio para ela não ir aos finalmentos nos processos judiciais, pois certamente perderia para a Zynga (que, afinal, está com a razão).
Caio
Parece uma caricatura dele
GustavoUNQ
Eu acho muito sem noção essa cópia descarada de games... Absurdo.
GustavoUNQ
Aí você força a amizade hein!!
Lucas
nem sei do que se trata. esses jogos poluidores de timeline estão todos bloqueados aqui :) agora só falta o facebook ter a opção de "bloquear publicações religiosas"
Fernando Santos
Já trabalhei com desenvolvimento de jogos, e fico bem triste com coisas assim... Na minha infância, os jogos que eram produzidos (ao menos os sucessos) eram feitos com dois objetivos: - Divertir - Gerar lucro Hoje, parece que os caras só se importam com conseguir grana, sem nem se prestar a oferecer a diversão. Pode parecer muito romântico, ou até piegas, mas um jogo é um produto, e sua função é de divertir. Parei de trabalhar na empresa justamente porque só queriam copiar as ideias e ter lucrolucrolucrolucro e lulz.
@whatismyname_
Não jogo esses joguinhos, mas devo dizer (pelos documentos e fotos que eu vi) que a Vostu é mais cara dura que a Samsung e o Google juntos na hora de copiar e colar!
Exibir mais comentários