Como sempre acontece, a Canonical liberou o calendário de lançamento das versões de teste do Ubuntu 12.04 LTS, para que os desenvolvedores e curiosos de plantão já possam se organizar e testar as novidades da versão. Com mais um alpha (além do que já saiu dias atrás) e dois betas a ser lançado, conheça as datas esperadas para que você possa baixar o Ubuntu.

Múltiplos screenshots no Centro de Software, uma das novidades para o Ubuntu 12.04

Com as festas de final de ano, é natural que haja um descanso para os desenvolvedores, portanto o calendário ficou como segue:

  • No dia 2 de fevereiro, a versão Alpha 2 estará disponível para download;
  • Em 16 de fevereiro, acontece o chamado Feature Freeze, e a partir daí não entra nenhum pacote ou novidade extra na versão (claro, exceções podem acontecer);
  • Em 23 de fevereiro é a vez da interface de usuário entrar em Freeze, e com isso cessa qualquer alteração significante na interface (mais uma vez, ainda aberto a exceções);
  • No dia 1º de março teremos o Beta 1;
  • No fim de março, dia 29, sai o Beta 2;
  • E, finalmente, teremos a versão final do Ubuntu 12.04 em 26 de abril.

Lembrando que essas datas podem sofrer alterações pelos mais diversos motivos (um bug crítico encontrado, uma alteração vital em um pacote, etc.) mas a Canonical raramente atrasa seus lançamentos.

Mais: conheça as novidades tão esperadas do Ubuntu 12.04

Com informações: OMG! Ubuntu!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Roger
Estive acompanhando as evoluções do Ubuntu, mas até hoje nunca consigo largar o Windows. Com o lançamento dessa versão 12.04 LTS, achei que seria diferente e que poderia finalmente me ver livre do Bill. Ao instalá-lo, mil maravilhas (bem diferente de versões mais antigas), reconheceu tudo e atualizou todos os softwares. Brinquei com ele durante uns dois dias. Naveguei na internet, insralei o Google Chrome, o Skype e por aí vai. Ontem quando fui fazer meu primeiro trabalho importante (o imposto de renda), baixei o programa no site da Receita e fui instalá-lo. Deu uma msg dizendo que eu precisaria ter o Oracle Java. Bom, aí fui no site da Oracle e baixei o programa. Pelas instruções verifiquei que eu precisava fazer um monte de coisa: adicionar uns reposítórios não sei aonde, rodar não sei o quê, tudo na linha de comando. Fiz o que estava escrito, mas deu uns problemas dizendo que os repositórios estavam desatualizados. No final, desisti, voltei ao Windows e em dois minutos tudo estava rodando. O pior é que o sistema vire e mexe travava algumas aplicações (p.e. quando tentei instalar o Synaptic) e me pedia para eu enviar os dados aos desenvolvedores. Nesse caso, tudo bem, pois a versão é a beta 2. De qualquer modo, não consegui fazer uitas das operações. Não sei não, talvez ainda eu precise persistir mais ou talvez eu não esteja mesmo acostumado ao mundo linux. Só sei que ainda está bem difícil para mim, e imagino para muitos outros usuários Windows, a migrar de verdade para o Ubuntu. Mas vamos tentando....
Anderson Dantas
Só espero que com essa nova versão muitos bugs sejam resolvidos.
cleber
Olha, amigo, Windows e Mac OS X dão pau a doidado, travam, desligam. Mas está tudo bem, é Windows, acontece. Não existe sistema operacional perfeito, não existe segurança total. Tudo é feito pelo ser humano, então haverá falhas. Hoje (abril/2012) passados os meses desde quando vc escreveu esse pot, o Ubuntu 12.04 LTS funciona liso, e olha que é a versão Beta 2. Portanto, não tem essa de Windows e Mac não tem bug. Usei Windows de 1996 a 2012, usei várias versões. todas dão bug, todas!!!!
@tonyfrasouza
Minha filha está aqui rindo. Ela nunca usou o terminal no note dela que tem o Ubuntu e o Windows. Eu gosto de usar o terminal para algumas coisas. E não é chato, é legal sim. E quem nunca usou o terminal do Windows (console onde se aperta o R) para recuperar arquivos, usar o fixbook, fixmbr, Chkdsk, é porque corre no técnico ou forma o HD direto em caso mais estranhos que o mundo Windows insiste em nos mostrar... No Linux não preciso formatar o HD nunca...
Fer
Chrome OS não é uma distro, não é GNU/Linux. O Chrome OS é simplesmente o navegador espião sobre o kernel Linux, não é um "Linux" capado, é um Browser.
@sysmatck
O Ubuntu já teve grandes evoluções... Sobre a quantidade de bugs, acho que são menores e se resolvem mais rápido nas versões LTS, então fiquem de olho na 12.04 Infelizmente o Unity não serve pra mim: http://webativo.com/?postagem/id/1328574149 Usei Windows durante toda minha vida até o ubuntu 8.04, quando senti que todas as minhas necessidades BASICAS estavam satisfeitas. Hoje não aguento mais usar Windows. Nem concertar pros outros eu faço mais, prefiro por um Lubuntu de graça! Tem algumas coisinhas chatas que realmente irritam, inclusive a bicheira de vírus. A cultura do Terminal realmente existe no meio Linux, e ainda também no Ubuntu; e com certeza por conta do suporte. Mas também não culpo ninguém, pq o shell do linux tem muito poder, e é direto, o que facilita até na hora do suporte, pasmem! Já no Windows essa não é uma opção... Meu protegido é o Lubuntu, tem quase tudo pronto, inclusive é bastante moldável diferente do Unity. Mas não tente usá-lo se não quiser brincar na tela preta! Ele ainda é muito cru, e é por isso que é tão rápido.
@Mr_Lovage
Caramba! Vai coincidir com o meu aniversário *-*
Guilherme Macedo C.
Esse é um exemplo de pessoas que não ajudam =_=
Guilherme Macedo C.
É verdade isso, mas não custa clicar com o botão direito do mouse na barra e "redimensionar" :P
Guilherme Macedo C.
Não precisa mudar pro Windows por causa disso. Mudo pro Gnome, pro KDE. A falta de possibilidade de personalização é do Unity, não do sistema.
JoseRenan
@Vinicius Kinas: "Eles deixam 1px de largura. Com alguns mouses, ou no trackpad, é quase impossível de conseguir pegar." Pura verdade, morro com isso, não sei o que têm na cabeça para fazer isso. As únicas coisas que maximizo são os navegadores e editores de texto o resto fica "normal" para alternar melhor entre janelas. Alt+tab é uma travação que dói...
Vinicius Kinas
@Guilherme Macedo C. Ó, fui procurar no Mint um jeito de adicionar um novo usuário, Achei a interface, mas não conseguia adicionar, estava bloqueado para edição. Antes de usar o cérebro, fui procurar no Google (alô usuário comum). O que eu encontrei? Vários lugares oferecendo abrir o terminal e para usar o comando adduser. PO$5# pra adicionar um usuário, terminal não né?? Depois achei um artigo num fórum e vi que precisava desbloquear a janela para edição dos usuários. FACEPALM para mim e consegui.
Vinicius Kinas
Pois é, eu vejo muitos pequenos bugs ou discrepâncias na interface que versão após versão continuam lá, ou somem, e aparecem em outro lugar. Ex.: A borda para redimensionamento das janelas. Eles deixam 1px de largura. Com alguns mouses, ou no trackpad, é quase impossível de conseguir pegar. E eu me recuso a usar a maioria das janelas maximizadas, já que não há necessidade.
Vinicius Kinas
Se for pra depender de ferramentas de terceiros até pra personalizar coisas simples na área de trabalho, fico com o Windows.
Guilherme Macedo C.
Henrique: http://blog.canonical.com/2009/11/19/google-chrome-os-and-canonical/
Exibir mais comentários