A busca do Google que todo mundo vê no seu Firefox atualmente não está lá a toa. Há alguns anos a Mozilla fez um acordo com o maior buscador do mundo para implementar a pesquisa no navegador. Esse acordo foi renovado em novembro de 2008 e teria como data de término o último dia do mês passado. Alguns dias já se passaram, mas até agora a Mozilla não revelou se o acordo foi renovado ou não, o que põe em xeque o futuro da companhia.

Enquanto isso, na sede da Mozilla...

Desde que foi criado, o acordo sempre trouxe lucrativos frutos para a Mozilla. Em 2010 as buscas personalizadas por meio da barra do Firefox geraram uma receita que foi responsável por 98% do seu faturamento, embora a empresa não revele exatamente qual a participação do Google nesse total – acordos similares com a Amazon, Microsoft e o Yahoo também estão incluídos. Então é um pouco incomum que nenhum anúncio tenha sido feito em torno disso ainda.

Da sua parte, o Google disse ao BusinessInsider que ainda tem um acordo com a Mozilla, mas não entra em detalhes sobre o que ele trata. E como a busca do Google ainda não foi retirada com uma atualização do Firefox, pode-se deduzir que ele ainda vai se estender pelo menos até o fim do ano, dando tempo da Mozilla se adaptar para uma possível mudança.

Mas o que acontece depois? Veremos um Firefox com Yahoo ou Bing como buscador padrão? Ou a Mozilla vai se vender para algum outro que pagar mais, já que a empresa se tornou extremamente dependente desses acordos para ter um bom retorno financeiro? Vale lembrar que o Firefox já tem uma versão com o Bing, só que ela não é a versão padrão.

Fato é que o Google tem o seu próprio navegador que já tem tração o bastante para ultrapassar o Firefox, então é natural que o buscador repense o contrato que tem com a Mozilla. Resta saber se, em primeiro, a Mozilla vai mesmo deixar essa galinha dos ovos de ouro escapar, em segundo lugar, como os usuários vão reagir à uma possível mudança.

Eu não vejo problema em ter o Bing ou Yahoo como mecanismo de busca padrão do Firefox, desde que eu possa alterar. E você?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Oswaldo Junior
Já pensou se a M$ pudesse ficar com o Firefox e continuar ele? (com os desenvolvedores necessários, claro). Neste caso... Adeus ao trantorno desnecessário de estresse dos desenvolvedores e designers de websites. Estes poderão reduzir drasticamente as dores de cabeça e levar uma vida tão normal quanto a de qualquer outro rssss
@julianleno
realmente... pesquisei o nome da minha empresa que no google sempre aparece e só me vieram resultados russos.... duckduck quackquack!
Guilherme Macedo C.
Mozilla ir a falência é difícil. Se a Opera está muito bem financeiramente, imagina a Mozilla, que é muito mais relevante no mercado e é uma Fundação (não tem acionistas sedentos por parte do lucro anual).
Guilherme Macedo C.
Não dá pra "comprar a Fundação Mozilla". Fundação não é empresa e é regida por legislação específica. Até de fugir de seus princípios fundadores pode ser considerado desvio de função podendo os responsáveis responder na Justiça por isso.
Willder
Eu também não me importaria com um Firefox com o Bing como motor de busca, o Google mantém a qualidade de sempre nas suas buscas agora aliada a um bom visual (que vive mudando), mais temos que lembrar que foi o Bing que apostou primeiro em um visual bacana. Fora isso, tomara que a Mozilla encontre logo alguma parceria com outra grande empresa, porque embora eu esteja com o Chrome nesse exato momento, ainda é do Firefox o posto de melhor navegador (pra mim!).
ricardo
É muito provável que o Google renove o contrato. Afinal, o acordo é vantajoso para ambas as empresas e, por mais que o Chrome tenha crescido, a participação do Firefox ainda é muito significativa.
ricardo
Que senso de humor!
Kowalski
Ainda usa o Firefox 3.6.10?! :shock: :P
Kowalski
Também não vejo problema em mudar o buscador padrão. Só não quero que a Mozilla vá à falência, descontinuando o Firefox. ;)
Robson
Tanto faz...concordo com vc.
jrk
Concordo, o Google tem acordo com todos os navegadores (menos o IE). Até mesmo com o Safari, daquela empresa que gostaria de destruir o Google. Pra Mozilla é melhor ter Google que Bing pelos melhores resultados na pesquisa (pelo menos no BR).
Rafael
Ainda assim é quase impossível, o IE10 não pode navegar qualquer página que você quiser sem que você seja um pouco hacker.
Yangm
É porquê algum crapware que você instalou alterou o buscador padrão por uns trocados.
Yangm
¿Que dices?
Guilherme Macedo C.
DuckDuckGo é um dos melhores buscadores que existem!
Exibir mais comentários