Conhecida mundo afora por conta de seus tradicionais discos rígidos, a Seagate apresentou nesta terça-feira a mais nova geração de seus HD da linha Momentus XT. Os HDs dessa linha são conhecidos por serem unidades híbridas, que combinam armazenamento com discos tradicionais com uma pequena unidade de memória flash que faz as vezes de cache.

Disponível no tamanho de 2,5 polegadas e com 500 GB ou 750 GB de capacidade, os modelos contam com 8GB de memória flash escondida em suas entranhas e destinada a identificar e armazenar os arquivos mais acessados pelo usuário. Isso ajuda a reduzir não só o tempo de inicialização do sistema operacional como o carregamento de programas. De acordo com a fabricante, o Momentus XT é capaz de alcançar taxas de transferências de 6 Gb/s, ou 70% mais rápido que sua geração anterior e até 3 vezes mais rápido que um HD comum.

Momentus XT: rápido, muito rápido.

A Seagate afirma que o novo modelo é mais rápido por conta de uma tecnologia batizada de Fast Factor, capaz de dobrar a velocidade de transferência da memória flash em relação a sua versão anterior. A empresa também liberou um gráfico que mostra como seu disco se sai comparado a um HD tradicional de 5400 RPM, contra o HD SSD do Macbook Air e frente ao Intel X25m, disco SSD de alto desempenho.

Momentus XT: híbrido e rápido

Aos interessados, o modelo deverá estar disponível “em algumas lojas selecionadas” nas próximas semanas por preços a partir de US$ 245 (ou R$ 450), lá fora, em sua versão topo de linha.

Com informações Register, VentureBeat

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados