Código do iOS 5.1 beta revela possíveis novos iPad e iPhone

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 horas

A Apple liberou ontem no site oara desenvolvedores mais uma versão beta do seu sistema móvel iOS. Incluído no iOS 5.1 beta estão algumas novidades que devem fazer dispositivos iOS ficarem mais estáveis e certas correções de bugs. Mas além disso, uma pesquisa no código da nova versão acabou revelando que a Apple já está preparando o sistema para novos modelos de iPhone e iPad.

A especulação é do site 9to5mac, que encontrou strings contendo os códigos “iPhone5,1”, “iPad3,3” e “iPad2,4” no novo sistema. Esse esquema de numeração é conhecido e indicam modelos que até agora não eram citados nas versões anteriores do iOS. O “iPhone5,1” seria o tão aguardado iPhone 5, que pode até estar em desenvolvimento ou sendo testado agora mas não vai ser lançado tão cedo, dado o fato de que a Apple liberou o 4S há pouco mais de um mês.

Os modelos “iPad3,1” e “iPad3,2”, que seriam a próxima iteração do tablet da Apple, já haviam aparecido no código do sistema na semana passada então a especulação é de que o iPad2,4 seria uma versão atual do iPad 2 mas com suporte ao 3G da operadora americana Sprint. Além disso um novo código, iPad3,3, deu as caras nessa versão específica.

Diferente do iPhone, os novos tablets devem aparecer mais cedo. A especulação é de que eles passem a ser vendidos no ano que vem, por volta do mês de março, época em que normalmente a Apple atualiza essa linha de produtos.

Desenvolvedores ganham suporte (limitado) à Siri

O iOS 5 para o iPhone 4S tem um item específico: o suporte à assistente virtual Siri, que entende a linguagem natural humana e executa funções. Até agora apenas a Apple poderia fazer uso da Siri, mas ao que parece no iOS 5.1 isso muda. Segundo o ArsTechnica, novas APIs foram incluídas nessa atualização e elas permitem que desenvolvedores interpretem as respostas do servidor de reconhecimento de fala da Siri.

Obviamente isso não quer dizer que com o iOS 5.1 todos os aplicativos terão suporte à Siri. Os desenvolvedores terão primeiro que implementar a API, que por si só já é bastante limitada. Mas essa pode ser uma pequena brecha que pode fazer com que a Apple abra uma porta inteira no futuro. Só depende da comunidade de desenvolvedores fazer o seu trabalho e provar que a Siri pode ser ótima companheira nos aplicativos de terceiros também.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados