WordPress lança serviço próprio de publicidade

Empresa ataca diretamente a propaganda oferecida pelo Google AdSense.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

A Automattic nunca liberou anúncios nos blogs do WordPress.com. Mas isso está para mudar, causando alegria e comoção entre o pessoal que gostava de ter um blog sem se preocupar com atualizações ou hospedagem, mas queria ganhar uns trocados com anúncios contextuais.

Entra em cena do WordAds, provando que esse pessoal de marketing consegue criar os piores nomes para programas de afiliados.

WordPress: usamos a versão instalável no Tecnoblog

Pelo que a Automattic explicou, os WordAds vão funcionar como blocos de texto contextualizados com propaganda referente ao conteúdo de cada página. Qualquer semelhança com o Google AdSense, talvez o programa de afiliados mais usado no mundo, não é mera coincidência. Foi o Google quem disseminou a ideia de que anúncios na rede precisam ser desse jeito.

No comunicado sobre a chegada do WordAds, a Automattic não economizou palavras negativas sobre a concorrência.

“Nós resistimos à publicidade até agora porque muito do que vimos era de extremo mau gosto, e parecia que o AdSense era o estado-da-arte, algo triste.”

A empresa por trás do WordPress (a plataforma) e o WordPress.com (o serviço) não vai cuidar da tecnologia de publicidade. Na verdade, eles têm um acordo com a empresa Federated Media, que será responsável — essa sim — por negociar e disponibilizar os anúncios para os usuários do WordPress.com.

E tem restrição. Somente usuários do WordPress.com com domínio próprio (ou seja, que compraram um domínio e utilizam o serviço de hospedagem fornecido pelo WP.com) podem se candidatar ao WordAds. Isso mesmo, candidatar-se, porque o programa de afiliados é opcional e não está livremente aberto para qualquer um. A Automattic diz que vai usar audiência, idioma do blog e nível de engajamento como parâmetros para definir quem entra ou não no programa.

Se você ficou interessado em testar o WordAds, sugiro entrar nessa página para ler instruções e enviar o seu cadastro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados