Início / Arquivos / Jogos /

Futuro Kinect fará leitura labial e ainda vai detectar humor

Só falta te oferecer um copo de água com açúcar quando perceber que você está muito irritado.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Você ainda se preocupando em juntar dinheiro para comprar o Xbox 360 fabricado no Brasil com Kinect no mesmo kit. Enquanto isso, os engenheiros da Microsoft já pensando na próxima geração do gadget com sensor de movimentos, a fim de entregar uma experiência ainda mais completa para o usuários. E os relatos que temos até agora certamente deixam expectativa no ar, pois a segunda geração do Kinect tem tudo para se distanciar das tecnologias similares disponíveis atualmente no mercado.

Entre os relatos de que falei, um deles chama a atenção: leitura labial. As duas câmeras presentes no Kinect capturam imagens em resolução VGA (640×480 pixels). É muito provável que a qualidade da imagem melhore, para que o Xbox capte ainda mais detalhes dos usuários. Nesse cenário, a leitura labial seria perfeita para jogos com comandos de voz nos quais você está jogando contra outra pessoa fisicamente do seu lado.

Nessa seara, os rumores do momento dão conta de um reconhecimento de voz mais bem elaborado. O futuro Kinect de segunda geração (nome inventado por mim, na falta de algo oficial) vai detectar também a entonação e o volume da voz do usuário. Só não me pergunte o que a Microsoft pretende fazer com tais informações…

Não é feitiçaria

Atualmente a tecnologia chamada de Avatar Kinect detecta movimentos sutis das sobrancelhas e da boca. A tendência é que a quantidade de detalhes reconhecidos pelo Xbox 360 aumente.

Com detecção de voz melhorada e mais detalhes referentes à imagem, pessoas familiares com o projeto Kinect dizem que o futuro dispositivo a ser lançada pela Microsoft será capaz inclusive de detectar o humor do jogador. Imagine que você ficou furioso ao perder uma série de tentativas em Halo CE Anniversary: o avatar associado ao seu gamertag poderia muito bem soltar fumaça pelas orelhas. Claro que, no dado momento, essa é apenas uma especulação de minha parte. Tomara que eu esteja certo.

Para dar conta de tantos dados, o mais provável é que a MS adote uma nova forma de transmissão. O USB, adotado na geração atual do Kinect, dá conta do recado. Mas poderia melhorar para adicionar todos os detalhes que o Kinect em tese mereceria. Ou então adotar de vez o USB 3, que garante velocidades de transmissão de dados mais rápidas que o USB 2 utilizado na geração atual do acessório.

O que você esperaria da próxima geração do Kinect? Ainda há muito o que melhorar, mas o que o Kinect trouxe me termos de jogabilidade na família atual de consoles continua sem igual.

Com informações: WinRumors