Na semana passada um certo vídeo estremeceu os ânimos de quem apóia e de quem critica a Apple no campo dos smartphones. Ele mostra um usuário da Austrália com o iPhone 4S e um smartphone rodando Windows Phone 7. Em dúvida estão os sistemas de reconhecimento de voz dos dois sistemas. Conforme eu escrevi, o Siri do iPhone mais recente se saiu melhor.

O porém dessa história toda é que, de acordo com os defensores da Microsoft, a comparação foi injusta. O usuário australiano usa os mesmos comandos para o Siri e o TellMe, o sistema de reconhecimento de voz do Windows, quando na verdade o Windows lida de forma diferente com esse tipo de interação.

Para não restar mais dúvidas, outro usuário fez o favor de gravar um novo vídeo mostrando o TellMe em funcionamento, seguindo as orientações fornecidas pela Microsoft para utilizar o reconhecimento de voz da plataforma móvel. Segue abaixo.


(Vídeo do YouTube)

A principal diferença entre Siri e TellMe, como o segundo vídeo mostra, é conceitual. A Apple utiliza a tecnologia de reconhecimento de voz para frases livres, por assim dizer. Para tanto, a empresa teve que comprar a startup Nuance, de onde vem o Siri e seus recursos de assistente virtual. Já a Microsoft aposta em palavras-chaves para ativar funções com o TellMe. Ou seja, o dono do aparelho deve pronunciar certos termos para que o sistema reconheça melhor o que ele está dizendo e entre em ação.

No meu entender, o Siri parece mais completo porque reconhece frases inteiras, ainda que o usuário as faça de maneiras diferentes. Por sua vez, o TellMe reconhece com clareza quando alguém lhe diz “telefonar Fulano”, e imediatamente faz a ligação para a pessoa. Também não tenho dúvidas de que parcela dos consumidores vai preferir a abordagem adotada pela MS para os comandos de voz.

E você, o que pensa disso? Frases inteiras, como no Siri (com direito ao entendimento errado, como a gente vê em diversos vídeos publicados na rede), ou palavras-chaves, como no TellMe (ainda que pareça limitado)?

Independentemente do que eu ou você pensamos do assunto, uma coisa é muito clara para mim: a melhor plataforma é aquela que melhor se adapta às necessidades do cliente. Não o contrário. Isso vale tanto para celulares como para sistemas em PCs convencionais.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato Montini
Isso mesmo! A startup comprada, teve seu nome mantido pela Apple na tecnologia que criou, ou seja, se chamava Siri.
@ReiVersuri
Alguém cria, a Apple melhora, todo mundo copia.
Thássius Veloso
No problem! :)
Robindar
Hey thanks Thássius for featuring my video on your site. I couldn't read the comment so i translated them from Portuguese to English on Chrome. :) Greetings from Pakistan!
Scott
Quem respondeu o email foi o Capitão Óbvio, né? :-P
@wenfear
As 2 tecnologias surgiram na mesma época, tanto a da Nuance Communications quanto a da Tellme Networks.
Ramon Melo
Busca no Bing. #trollface
j2k
Adaptando a frase então pra ficar mais claro: "prefiro o modo como o WP trabalha e a forma do usuário interagir com ele: de modo objetivo".
Rodrigo Fante
Gostaria de saber o que o TellMe faz e o Siri não, sinceramente, curioso. Um comparativo mais técnico seria bem interessante.
Rodrigo Fante
Falou alguém que nunca falou como Siri.
@gaio_cruz
Eu fico impressionado com a evolução do mundo high tech. Eu uso reconhecimento de voz por palavras-chave (mecanismo similar ao "Tell me") nativamente, em português e offline no Symbian desde antes do lançamento do PRIMEIRO Iphone. Concomitantemente, uso o Vlingo no Symbian há mais de dois anos. O Vlingo é um dos mais sofisticados mecanismo de reconhecimento de voz online atualmente. Usei o reconhecimento de voz do WP7 logo no lançamento do OS (antes do Mango) e não fiquei impressionado, fazia apenas o que eu já fazia no Vlingo há anos. O que mudaria tudo seria um mecanismo de reconhecimento de voz contextual similar ao Siri mas suportado pela Google e o gigantesco banco de dados de linguagens do Google Translate.
Bryan
Meu querido, o novo market do android eh uma copia discarada do windows phone --'
Pedro
Adorei tudo no Lumia 800. Design, sistema e hardware. Só a câmera que deixou um pouco a desejar se comparada ao meu atual N8. Mas nem tudo é perfeito. Realmente, vejo com bons olhos essa postura da Microsoft perante o mercado brasileiro sem falar que, a Nokia também tem uma ótima presença por aqui.
Ramon Melo
A Google agora tem culpa de que a Samsung copiou a interface e o desenho industrial da Apple?
@oroshy
Eu comprei um Htc Ultimate, e estou adorando a experiência. =D
Exibir mais comentários