Início / Arquivos / Celular /

Vídeo mostra comandos de voz no Windows Phone funcionando perfeitamente

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Na semana passada um certo vídeo estremeceu os ânimos de quem apóia e de quem critica a Apple no campo dos smartphones. Ele mostra um usuário da Austrália com o iPhone 4S e um smartphone rodando Windows Phone 7. Em dúvida estão os sistemas de reconhecimento de voz dos dois sistemas. Conforme eu escrevi, o Siri do iPhone mais recente se saiu melhor.

O porém dessa história toda é que, de acordo com os defensores da Microsoft, a comparação foi injusta. O usuário australiano usa os mesmos comandos para o Siri e o TellMe, o sistema de reconhecimento de voz do Windows, quando na verdade o Windows lida de forma diferente com esse tipo de interação.

Para não restar mais dúvidas, outro usuário fez o favor de gravar um novo vídeo mostrando o TellMe em funcionamento, seguindo as orientações fornecidas pela Microsoft para utilizar o reconhecimento de voz da plataforma móvel. Segue abaixo.


(Vídeo do YouTube)

A principal diferença entre Siri e TellMe, como o segundo vídeo mostra, é conceitual. A Apple utiliza a tecnologia de reconhecimento de voz para frases livres, por assim dizer. Para tanto, a empresa teve que comprar a startup Nuance, de onde vem o Siri e seus recursos de assistente virtual. Já a Microsoft aposta em palavras-chaves para ativar funções com o TellMe. Ou seja, o dono do aparelho deve pronunciar certos termos para que o sistema reconheça melhor o que ele está dizendo e entre em ação.

No meu entender, o Siri parece mais completo porque reconhece frases inteiras, ainda que o usuário as faça de maneiras diferentes. Por sua vez, o TellMe reconhece com clareza quando alguém lhe diz “telefonar Fulano”, e imediatamente faz a ligação para a pessoa. Também não tenho dúvidas de que parcela dos consumidores vai preferir a abordagem adotada pela MS para os comandos de voz.

E você, o que pensa disso? Frases inteiras, como no Siri (com direito ao entendimento errado, como a gente vê em diversos vídeos publicados na rede), ou palavras-chaves, como no TellMe (ainda que pareça limitado)?

Independentemente do que eu ou você pensamos do assunto, uma coisa é muito clara para mim: a melhor plataforma é aquela que melhor se adapta às necessidades do cliente. Não o contrário. Isso vale tanto para celulares como para sistemas em PCs convencionais.