Vivemos numa época em que a frase ‘mais um dia, mais uma rede social é criada’ se tornou algo incrivelmente verdadeiro. Você mal pode acordar e sair para comprar um pão na esquina sem que uma rede social brote do chão, no meio do nada, e seus amigos comecem a enviar convites para que você se cadastre.

Por isso as redes sociais precisam se diferenciar para oferecer algo único e que ninguém tenha feito antes. O Cromaz, lançado no começo desse ano, tenta fazer exatamente isso.

Clique na imagem para acessar o Cromaz

Trata-se de uma rede social criada por quatro brasileiros que usa uma característica específica e se constrói ao redor dela: a localização dos seus usuários. Ao se cadastrar no Cromaz, você insere seu endereço e com isso pode procurar pessoas com os mesmos interesses ou que pratiquem as mesmas atividades e morem ao seu redor. Basicamente ela te ajuda a encontrar vizinhos legais para quem você pode pedir uma xícara de açúcar de vez em quando.

Àqueles que têm medo de stalkers, o Cromaz garante que o endereço só é revelado em um caso bem específico: se você adicionar um amigo que também mora na mesma rua. Para todos os outros usuários, o máximo que será exibido é uma classificação de cores, que indica se alguém está no mesmo bairro, cidade ou estado que você. E para garantir a privacidade de todo mundo, só é permitido mudar de endereço a cada 3 meses.

App Mobile

Além disso, no começo do mês eles atualizaram os aplicativos para iOS e Android e trouxeram algumas dessas funcionalidades do site para as plataformas móveis. Algumas arestas desses aplicativos ainda estão sendo aparadas, mas você já pode baixar aqui a versão para iOS e aqui a versão para Android.

Os aplicativos usam o sinal de GPS para tentar encontrar pessoas com os mesmos interesses que os seus e que estão por perto. Daí basta vocês se adicionarem, trocarem algumas mensagens e o resto é por sua conta.