Todo ano aqui no Brasil acontece a Campus Party, evento que reúne geeks do país inteiro e os deixa ligados na internet com conexões incríveis. Esse ano, embora a infraestrutura não tenha sido das mais confiáveis, a conexão disponível era de 20 Gb/s, cortesia da principal patrocinadora do evento, a Telefônica. Lá na Suécia a Cisco, em parceria com um provedor local de internet, fizeram algo similar mas com uma conexão de deixar qualquer campuseiro brasileiro com inveja.

Funcionário da Cisco monta servidor na DreamHack | Crédito: Daniel ‘M1n1M0nk3y’ Nilsson

Funcionário da Cisco monta servidor na DreamHack | Crédito: Daniel ‘M1n1M0nk3y’ Nilsson

A conhecida fabricante de roteadores se uniu à provedora Telia para montar uma estrutura de rede capaz de entregar uma conexão de 120 Gb/s. Ela vai ser disponibilizada para os 20 mil participantes do evento DreamHack, que é basicamente um Campus Party para quem quer ir jogar StarCraft, Minecraft, BattleField 3 e outras dezenas de jogos online sem a mínima possibilidade de lag.

Originalmente trata-se de uma enorme LAN Party, mas com uma conexão desse tamanho disponível, tenho quase certeza de que algum dos participantes vai se ver tentado a baixar a internet inteira. E provavelmente vai conseguir.

Segundo a Cisco, o valor total dos equipamentos usados no evento soma mais de US$ 6,4 milhões e a Telia diz que essa é a conexão mais veloz já criada no planeta até hoje. Por meio dela, dizem as empresas, seria possível fazer streaming de música para 750 mil pessoas ao mesmo tempo.

Já os roteadores da Cisco usados na DreamHack, chamados CRS-3, contam com capacidade de gerenciar até 332 Tb/s de tráfego, o que é o suficiente para permitir que que todo mundo na China faça uma ligação em vídeo simultaneamente.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kantaro
Só 6mb para cada participante? Se 120 gb/s de nome aparentam ser mais.
Yangm
Vou pegar todos os HDS daqui de casa e vou lá baixar o redtube inteiro.
Marcelo
eu preciso de algo parecido aqui pra casa rsrsrs
Kowalski
A diferença é que a Telemar (hoje, Oi) tem serviços caros e pouco confiáveis. :P
@AntonioVeras
Deve ser um sonho rodar CS 1.6 numa LAN dessa.
Rafael Silva
Ou seja: a Telia é praticamente a Telemar da Suécia. :P
Turdin
AI SIM FOMOS SUPREENDIDOS NOVAMENTE. Quero ver um DDOS partindo dai!!!
Adonias Almeida
E mais facil o meu PC travar do que eu acompanhar o processo de um download com esta velocidade. kk ~
@iJeanCarlos
Não é que quero ter um "complexo de guaipeca",mas é inevitável dizer,acho que nunca veremos isso no Brasil.
Vinnicius
Holy Mother of god! I WAAANAAA!
Vinnicius
isso se tivermos MUIITA SORTE.
NandoSS
Somem uma conexão dessas com as promoções de outono do Steam... *-*
@xrenan
putalquilparil de rápido!!! Em média 6Mb por participante, certo?! Imagina torrentar numa rede assim :) corrége aí: permitir que que todo mundo
@car_alves
"com uma conexão desse tamanho disponível, tenho quase certeza de que algum dos participantes vai se ver tentado a baixar a internet inteira. E provavelmente vai conseguir." HAUHAUHAUHAUHAUHUAHUAHUHAUHAUHAHUA HDs e mais HDs saindo lotados de porn a cada minuto.
@JulioCOliveira
A Telia eh empresa telefonica. Era estatal ate alguns anos. Hoje concorre aqui com Tele2, Telenor (antiga Vodafone), 3, Comviq, etc Todos os servicos da Telia sao mais caros mas em compensasao sao os mais confiaveis. Ontem, por exemplo, tivemos queda de energia no meu bairro. Afetou muita gente que procurou de imediato o atendimento da Telia. Nao tinha modem suficiente para os que tiveram seus modems ADSL queimados entao os que ficaram sem (receberao na proxima semana) receberiam um modem 3G usb bastando apenas dirigir-se a uma loja.
Exibir mais comentários