Desde o último domingo as operadoras de telefonia do Paquistão estão obrigadas a censurar termos “obscenos” das mensagens de textos enviadas pelos habitantes do país, informa a rede de notícias AFP.

De acordo com informações recebidas pela rede de notícias, no último dia 14, as autoridades de telecomunicações do país enviaram às operadoras uma lista com exatos 1.695 termos que deveriam ser banidos das conversações locais em 7 dias.

Não pode palavrão. Não pode gíria. Não pode obscenidade.

Entre os termos considerados “proibidos” estão tanto termos em urdu – idioma local – quanto o inglês. Entre os termos que deverão sair do vocabulário local se destacam “Jesus Christ”, “quickie” (rapidinha), “damm” (droga; porcaria), “idiot”, “go to hell” (vá para o inferno), “harder”, “looser”, “no sex” e o impagável “athlete’s foot” (pé de atleta), que sabe-se lá por que entrou para a lista.

“Existem mais de 1.600 termos na lista, que incluem linguagem indecente, palavrões e gírias, que agora devem ser filtrados” afirmou um representante das empresas de telefonia que preferiu não de identificar. “A filtragem não é boa para o sistema e irá prejudicar a qualidade do serviço, além de poder fazer com que alguns clientes não consigam enviar seus SMS por conta de uma má escolha de termos”, completa.

Na segunda-feira as empresas de telecomunicações paquistanesas enviaram um comunicado em que condenam a decisão. “Estamos testemunhando uma onda implacável de policiamento moral nas comunicações, impostas pelo governo”, afirmou Shahzad Ahmed, coordenador dos protestos contra a censura.

“Ao desenvolver uma lista extremamente detalhada de termos indecentes e forçar as operadoras a filtrá-los, o governo não só faz uma paródia de si, mas também ridiculariza todo o país”, finaliza.

Foto: Saül Gordillo no Flickr

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@AntonioVeras
Depois dizem que maconha não faz mal. Polícia identifica assassinos de adolescente morta espancada em Brazlândia http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/10/16/interna_cidadesdf,274149/policia-identifica-assassinos-de-adolescente-morta-espancada-em-brazlandia.shtml "Segundo as investigações da 18ª DP, as meninas estavam usando maconha com os acusados pouco antes do crime. Foi então que uma das garotas resolveu fazer um telefonema no celular. Os rapazes acharam que a jovem estaria entrando em contato com algum integrante de gangue rival para preparar uma emboscada contra eles. O grupo começou a agredi-las e apenas uma das irmãs conseguiu escapar." Esse pessoal que defende a "descriminalização" da maconha é o mesmo que acha que nunca vai pegar uma DST fazendo sexo sem proteção. Tem alguns que até invadem reitoria de universidade, contrariando decisão da própria categoria.
@guyilherme
Eu não sei alguns de vocês, mas o fato de que cigarro é legal, não me dá a menor vontade de usar...
Rodrigo
Daqui a pouco o governo institui uma "whitelist" com as palavras permitidas no SMS. :-)
Rodrigo
E a descriminalização não incentiva o uso? FHC que vá fumar seus baseados em casa, e não fique botando fumaça na cabeça dos fracos.
Turdin
TODO MUNDO NA LINGUA DO PE AGORA!
Ryo
Ele incentiva a descriminalização, não o uso. São coisas diferentes! Ainda vou ver o dia em que viveremos num país mais inteligente, ateu, menos violento, menos corrupto e bom pra se viver, como a Dinamarca, Noruega e muitos outros. ...NOOOOOOOOOOOOOOOOT!
Marcelo
só lá no paquistão mesmo...
Guilherme Fernandes
Infelizmente não - caso fosse, teríamos que lidar com apenas uma ou duas. Islamismo e cristianismo, por exemplo, não seriam viáveis por causa do número de royalties pagos aos... judeus (quaisquer semalhanças com o mundo real serão meras coincidências). Claro, isso assumindo que os judeus tenham assinado acordo sob termos FRAND...
@Sowee0
Galinhas botam ovos, jacarés botam ovos. Logo Galinhas=Jacarés?
@AntonioVeras
Religião atrapalha o desenvolvimento humano. Patentes também atrapalham este desenvolvimento. Logo, religião = patentes?
Rodrigo Soncin
O próximo passo e censurar os bilhetinhos em sala de aula.
Yangm
0 pr0bl3m4 v41 s3r qu4nd0 f1ltr4r3m 1ss0 t4mb3m.
Rodrigo Soncin
D3p01s v40 s3 p3rgunt4r p0rqu3 t0d0 mund0 3st4 3scr3v3nd0 4ss1m.
Yangm
Hey lady there is no s3x tonight?
Rodrigo Soncin
Je*sus Chr*ist!! Da*mn those idi*ot loo*sers!!
Exibir mais comentários