Enquanto o conhecimento popular geralmente prega que todas as pessoas do mundo estão separadas no máximo por seis graus de separação, um levantamento divulgado no começo desta semana pelo Facebook em conjunto com uma universidade italiana mostra um número menor. Segundo os dados angariados de milhões dos seus membros, as pessoas da conhecida rede social estão separadas em média por 4,74 amigos.

Segundo o site, os atuais 721 milhões de usuários ativos (mais de 10% de toda população mundial, como eles próprios apontam) compõem 69 bilhões de conexões, que ano após ano têm reduzido a distância entre os indivíduos. Um levantamento semelhante realizado em 2008 mostrava que as pessoas eram, em média, separadas por 5,28 pessoas.

Um dos motivos que promove essa “aproximação” é que o Facebook permite que pessoas consigam estabelecer conexões com pessoas com os mesmos interesses, idades e gostos, independente de sua localização, diz o levantamento. Tanto que entre pessoas de um mesmo país, a média de distância entre dois usuários é de apenas três amigos.

Outros dados divulgados pelo Facebook mostram que 50% dos usuários do Facebook têm menos do que 100 amigos, e que apenas 10% contam com menos de 10 amigos em seus perfis, enquanto todos os usuários têm em média 190 amigos.

Apenas como curiosidade, em seus primeiros dias, a rede social Orkut costumava exibir nos perfis os graus de separação entre seus usuários, recursos que saiu silenciosamente de cena quando o serviço começava a ganhar popularidade.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados