Enquanto o conhecimento popular geralmente prega que todas as pessoas do mundo estão separadas no máximo por seis graus de separação, um levantamento divulgado no começo desta semana pelo Facebook em conjunto com uma universidade italiana mostra um número menor. Segundo os dados angariados de milhões dos seus membros, as pessoas da conhecida rede social estão separadas em média por 4,74 amigos.

Segundo o site, os atuais 721 milhões de usuários ativos (mais de 10% de toda população mundial, como eles próprios apontam) compõem 69 bilhões de conexões, que ano após ano têm reduzido a distância entre os indivíduos. Um levantamento semelhante realizado em 2008 mostrava que as pessoas eram, em média, separadas por 5,28 pessoas.

Um dos motivos que promove essa “aproximação” é que o Facebook permite que pessoas consigam estabelecer conexões com pessoas com os mesmos interesses, idades e gostos, independente de sua localização, diz o levantamento. Tanto que entre pessoas de um mesmo país, a média de distância entre dois usuários é de apenas três amigos.

Outros dados divulgados pelo Facebook mostram que 50% dos usuários do Facebook têm menos do que 100 amigos, e que apenas 10% contam com menos de 10 amigos em seus perfis, enquanto todos os usuários têm em média 190 amigos.

Apenas como curiosidade, em seus primeiros dias, a rede social Orkut costumava exibir nos perfis os graus de separação entre seus usuários, recursos que saiu silenciosamente de cena quando o serviço começava a ganhar popularidade.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yuri
Estou a 4 pessoas normais e um anão de vc.
7megas
facebook do capeta! http://www.youtube.com/watch?v=AT1uii5PMY4
@OmegaZxA
Eu ia mencionar justamente isso, José. Os seis graus de separação envolvem muito mais do que simplesmente adicionar numa rede social (caso contrário, 2 contatos seriam o suficiente...) A separação está entre você e um contato direto de um contato direto seu. Caso contrário, você adiciona o Mark Zuckerberg e PIMBA! você conhece 60% do facebook.
Raph4
Aproveitando o gancho no assunto, alguém tem algum estudo ou mesmo livro sobre o tema dos 6 graus de separação (sim, sei que tem um filme também, mas enfim)? Estou meio cético.
Raph4
"Rave da paçoca"? HAHAHAHAHAHHAHA REP++
Danilo Iannone
Concordo com você!
Rodrigo Fante
Pois é, aí você vai ver nos amigos do cara tem "Bar Soledad" "Rave da paçoca" etc.
José Luís
A proposta original dos "seis graus de separação" considerava apenas os conhecimentos reais e próximos (a pessoa precisava ter condições de "apertar as mãos" da outra). Creio que os "graus de separação" que o Facebook reduziu levam em consideração apenas os "amigos" definidos pelos próprios usuários que, na maioria das vezes, marcam qualquer um como amigo.