O Windows XP não tinha lá um processo de instalação dos mais rápidos. Telas e mais telas de confirmação separavam o usuário de finalmente usar o sistema. O Windows Vista e 7, naturalmente, receberam melhorias nesse processo mas ele continua ainda um pouco complicado e pouco descritivo. Ao que parece é no Windows 8 que a Microsoft vai finalmente atacar de frente o problema da complexidade da instalação do seu sistema. E para isso, a empresa planeja mudar coisas simples.

Tela mostra opção de atualizar ou fazer uma instalação do zero

No blog oficial da construção do Windows 8, a Microsoft detalha alguns desses itens. Não será necessário mais, por exemplo, inserir o número serial: a instalação será feita com números de série pré-carregados, incluídos no arquivo de instalação que vai permitir tanto uma atualização do sistema atual como uma instalação limpa.

E diferente das instalações anteriores, a do Windows 8 vai mover pastas inteiras ao invés de apenas arquivos por vez, o que deve acelerar o processo como um todo.

Relatório de compatibilidade mostra potenciais problemas com programas

Além disso o processo para quem está atualizando o sistema também fica mais simples. Segundo a própria Microsoft, com apenas 11 cliques o usuário vai conseguir importar todas as configurações (dependendo da versão do Windows que ele está saindo), dados e programas para o novo sistema. O Windows 8 vai ainda procurar por compatibilidade nos programas instalados e também descobrir qual é a melhor versão do sistema para instalar, provavelmente baseado no hardware da máquina.

Já os usuários corporativos (ou mais corajosos e espertos) terão à disposição certas ferramentas, como o Windows Assessment and Deployment Kit, que vai facilitar a criação de instalações customizadas ou via rede. Aliado à essas modificações, a Microsoft também deixou a instalação mais amigável e detalhada, dizendo o que está sendo feito durante uma determinada tela e dando dicas para o que o usuário deve atentar antes de fazer a escolha de, por exemplo, uma instalação limpa ou um upgrade.

Com informações: Winrumors.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Allef Garug
Testando.
E.F
Tenho um Note da HP Core 2 Duo / 500Gb / 4GRam, e o computador estava travando com uso intensivo. Em vez de formatar e iniciar do zero, optei por atualizar o sistema e ficou perfeito. A diferença positiva do Win 8 é a velocidade, ele parece um avião a jato. Alguns detalhes nas bordas da janela são mais simples que o Win 7, mais compensa pela eficiência. Conclusão: Pra mim, valeu a pena.
@AndreHBuss
Ai está outro grande problema, que inclusive já está afetando os macs. Pirataria. Galera usando Windows etc crakeado. 99% desses TECNICOS não passam de crianças que o pouco que sabem veio de buscas na internet. Ai a coisa já começa errada........... Primeiro que qualquer usuário que compra computador com Windows Vista/7 originais instalados corretamente deveria ser orientado de como usar os recursos de backup. É raro ver usuário criando imagem do sistema. É tão fácil. Ou muitos compram notebooks contrabandeados e a primeira coisa que fazem é zerar o HD com o Windows em EN-US e instalam pirata em PT-BR. Eu realmente fico p da vida vendo usuário comprar VAIO top de linha nos EUA com Windows 7 Ultimate e levando no TECNICO pra colocar em Português.............. ai perde todo o ajuste na máquina etc. Quando era mais fácil só instalar o idioma etc. Mão de obra é o que acaba com o Windows para usuário. Por isso o Windows tem conta usuário e administrador. Windows 8 vai levar uma pta vantagem com isso usando uma prática adotada pela Apple. Na interface METRO vc só instala apps que venham da marketplace. Ai vc trava o usuário no METRO UI e boa. Cara pode fazer a zona que está tudo em casa. E sem tirar a ampla liberdade de configuração para os usuários avançados ou administradores. Por isso usuários avançados de windows quando usam mac xingam pq ele é limitado. O que para usuários é muito bom. Maioria do pessoal que baixa a lenha no Windows depois de ter usado mac é usuário geralmente da turma do next next next sim sim sim instala instala barra do ask barra do incredimail msn plus ultra top beta alpha. A verdade é essa :)
@AndreHBuss
Por conta desse pensamento é que o Brasil é o que é. Pelo visto não entendes bulhufas de setup em Windows. eu instalo quantos Windows vc quiser sem dar um click. Coloco o cd ou pendrive OU MELHOR jogo a imagem na rede. Meu caro Windows é um sistema operacional PROFISSIONAL não é um mac os criado para criança. E esse sempre foi o maior problema do Windows para o usuário. Finalmente a Microsoft resolveu de uma forma onde o usuário não vai se sentir preso. O UAC já foi uma grande evolução. Eu instalo Windows 7 mais rápido em 100 computadores do que vc vai conseguir fazer o update para o Lion. Bom eu tenho 2 clientes que usam mac pros Adobes e segundo o suporte avançado da Adobe é bom ainda não atualizar pro Lion....................... Por favor antes de falar sobre questões técnicas tenha certeza que você sabe do que está falando. E por favor não faça apologia ao crime.
@AndreHBuss
Eu lembro, e ri de cada um deles. Ri da cara de quem acreditou nas bobagens do mac. MAC disse: Boot mais rápido MENTIRA Mais seguro MENTIRA Não pego vírus MENTIRA Bateria dura mais MENTIRA Zombou do UAC, engraçado no mac tem a mesma coisa...................
@AndreHBuss
Tenho ambos em operação funcionando 100%. Hoje tenho redes inteiras rodando com Windows Vista, já que o ciclo de upgrade é programado. Vamos pular o Windows 7 e ir diretamente para o 8. Inclusive sem trocar o hardware que já estão todo homologados pro Windows 8. Tempo médio de boot nos PCs em questão fica de 50 a um minuto e 1:20. Máquinas em domínio, com todas as atualizações em dia.
@AndreHBuss
Na boa usa software pirata é triste. Não quer pagar usa linux. No fim tem que pagar também.....
dan
Verdade; o Kubuntu rodava pessimamente no vídeo SiS do meu notebook velho e rodou perfeito no novo notebook aqui que usa Intel. Agora, penso em usar ele como meu segundo sistema operacional via Wubi ou quem saiba num futuro, meu sistema operacional ser ele...
jacques
Quando instalei o dev preview aqui, ele criou uma de 300mb.
Rafael
Isso sem citar os SOs grátis.
Vinnicius
Mas meu amigo Kowalski, eu queria entender o que se passa com essa partiçãozinha...
Kowalski
Eu sempre apago essa partição de 100 MB, formato e instalo do zero. ;)
@iJeanCarlos
E esses "profissionais da formatação",instalam o Windows do Jack Sparrow. :D
Turdin
Mac = paga 300% a mais por um hardware, e paga barato num so. Supondo que um PC sairia por 1300 + SO 500 = 1800. O Mac sairia por 2500 + 50 do SO. Economia hein!
@davidpcavalcant
Vixe, ferrou com os profissionais da formatação. rs Se for verdade mesmo ninguém vai mais para R$30,00 para instalar o Windows.
Exibir mais comentários