O Microsoft Kinect é um dos devices mais interessantes dos últimos tempos. Há poucos dias ele completou seu primeiro aniversário e meio que para comemorar a Microsoft lançou nessa segunda-feira (21) uma nova versão beta do kit de desenvolvimento do Kinect para Windows. É brincadeira as coisas que esse brinquedo consegue fazer.

Se você acompanha o TB há algum tempo já deve ter visto uma porção de brincadeiras que só são possíveis com o sensor da Microsoft, como o Holodesk, que utiliza o Kinect para a criação de pseudo-hologramas e manipulá-los com as mãos. A verdade é que nesse ano de vida sensor se transformou na maior revolução em interação com sistemas já vista, basta dar uma olhada no vídeo lançado em comemoração.

E agora a Microsoft lança uma nova versão Beta do SDK do Kinect para qualquer usuário desenvolver seus aplicativos utilizando todo o poder do acessório. E por “qualquer usuário” me refiro às pessoas que possuam um sistema operacional compatível (Windows 7 ou alguma versão do preview do 8), um Kinect e um PC com as especificações mínimas, que podem ser vistas na página de download do SDK.

As maiores mudanças em relação à versão anterior são a velocidade de reconhecimento dos esqueletos e menos problemas na hora de desconectar e conectar o dispositivo do computador. A instalação também está mais fácil – é necessário ter o Microsoft Visual Studio – e o kit de desenvolvimento vem com vários algoritmos de teste para você começar a desenvolver sua aplicação para Kinect.

No site Kinect for Windows há algum material para pesquisar e começar a se divertir com o Kinect, talvez essa seja sua chance de colocar aquela sua ideia futurística de um aplicativo estilo Star Trek em funcionamento.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bestknighter
Opa! Baixando!
Rodrigo
Essa tecnologia tem muito potencial. Ainda é tratada como curiosidade, como acessório de jogo. Mas logo pode vir a ser dispositivo padrão em centrais de entretenimento, quadros de sala de aula e aplicações com realidade virtual.
Marcelo
da hora! eu queria um desses pra brincar =)
@obitow
Ainda bem que a Microsoft viu o potencial do Kinect a tempo. Lembro na Campus Party desse ano mesmo, o SKD era precário e não era oficial. Vamos ver até onde essa tecnologia leva a gente.
j2k
Tem empresas que certamente encontrarão muitas aplicações pra isso. Falo inclusive de industrias e empresas que lidem com ambientes onde há algum tipo de risco ao ser humano. O Kinect não é o fim (ideal/definitivo), mas é um ótimo começo. E ainda não usamos quase nada do seu potencial.
Rodrigo
Só esperando o OpenKinect amadurecer para comprar um brinquedo desses e conectar no Ubuntu!