Nada de muitas imagens. Nada de cores que não colaboram com a leitura. E nada de publicidade. O Evernote, aquele aplicativo para tomar notas amplamente disponível nos dispositivos móveis, apresenta o Evernote Clearly. Uma extensão exclusiva para Chrome que mostra aquilo que cada página da internets tem de mais importante: o conteúdo.

Sim, sim. Existe software com essa finalidade faz tempo. Omitir elementos visuais e gráficos para deixar o texto puro não é exatamente uma novidade. De qualquer forma, não posso deixar de comentar a novidade lançada pelo Evernote. Depois de instalar no Chrome, um botão em forma de luminária — lembra aquela da Pixar — aciona a funcionalidade principal da extensão.

Assim como outros apps do mesmo estilo, o Evernote Clearly oferece alguns moldes padrões de exibição do conteúdo. Tem fonte serifada, fonte sem serifa, além da opção de alto contraste com fundo escuro e fontes mais claras. Ainda dá para decidir se quer ver o texto em tamanho pequeno, médio ou grande.

Eles, que não são bobos nem nada, não fizeram uma extensão que esteja totalmente alheia ao Evernote tradicional. Lá no app tem o recurso de clipping, que permite salvar páginas da internet com direito a anotações para consultas futuras. O recurso marca presença também no Clearly: depois de fazer login no serviço, a tela da extensão com texto puro e imagens permite salvar o conteúdo no clipping. Bem prático.

Clipping do Evernote presente no Evernote Clearly

Só não gostei dos atalhos de teclado para acionar o Evernote Clearly. Na minha máquina o CTRL + Alt + Seta direcional para direita fazem com que a orientação do monitor seja alterada. Pergunta se eu consegui modificar o atalho de teclado para acionar a extensão… Nada por enquanto. Tsc, tsc.

O Evernote Clearly ainda oferece o recurso de impressão que converte as páginas para texto com ilustrações. Interessante para sites que não têm versões de impressora. E o melhor: os links são convertidos em notas de rodapé, para que a pessoa que vai ler o texto não perder essa informação.

Agora falando do Evernote em si, ando com uma bronca danada do aplicativo nos dispositivos rodando iOS. Desde a última atualização do software em agosto que as formatações não funcionam mais como deveriam. Antes tivessem deixado sem opção de formatação; pelo menos assim não virava uma bagunça generalizada. O pessoal da Evernote promete correções, mas até agora nenhuma delas deu jeito no aplicativo bugado disponível para o iPad.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thássius Veloso
Como eu disse, a 'técnica' adotada pelo Evernote Clearly não é nenhuma novidade. Só que agora tem uma empresa com base de usuários enorme "evangelizando" a técnica.
@felipeautran
É muita alienação, meu povo!
@rodrigorsena
Não sabia da existência de extensões com essa finalidade, obrigado Tecnoblog!
@ReiVersuri
iReader é anterior ao Leitor do Safari
Kadu
Aliás o iReader é uma cópia desse leitor do Safari para outros navegadores. Muito bonito!
Kadu
Eu usava o iReader, extensão para o Chrome. É excelente, só não uso mais porque já não era muito útil para mim.
G. Holmes
E o meu trabalho como design de Layout acaba sendo em vão. ):
Matheus Marques
Qualquer semelhança com a nova função 'Leitor' do Safari é mera coincidência? https://img.skitch.com/20111117-p52r9d1sb741twbj58mnq84sf6.jpg
Kowalski
Informação "importante": Nosso "prosador da tecnologia" Thas, está usando o Windows 7 com o tema Brasil. :D :P
@ericardopvh
Achei muito interessante e estou usando ! gostei mesmo !