Nada de muitas imagens. Nada de cores que não colaboram com a leitura. E nada de publicidade. O Evernote, aquele aplicativo para tomar notas amplamente disponível nos dispositivos móveis, apresenta o Evernote Clearly. Uma extensão exclusiva para Chrome que mostra aquilo que cada página da internets tem de mais importante: o conteúdo.

Sim, sim. Existe software com essa finalidade faz tempo. Omitir elementos visuais e gráficos para deixar o texto puro não é exatamente uma novidade. De qualquer forma, não posso deixar de comentar a novidade lançada pelo Evernote. Depois de instalar no Chrome, um botão em forma de luminária — lembra aquela da Pixar — aciona a funcionalidade principal da extensão.

Assim como outros apps do mesmo estilo, o Evernote Clearly oferece alguns moldes padrões de exibição do conteúdo. Tem fonte serifada, fonte sem serifa, além da opção de alto contraste com fundo escuro e fontes mais claras. Ainda dá para decidir se quer ver o texto em tamanho pequeno, médio ou grande.

Eles, que não são bobos nem nada, não fizeram uma extensão que esteja totalmente alheia ao Evernote tradicional. Lá no app tem o recurso de clipping, que permite salvar páginas da internet com direito a anotações para consultas futuras. O recurso marca presença também no Clearly: depois de fazer login no serviço, a tela da extensão com texto puro e imagens permite salvar o conteúdo no clipping. Bem prático.

Só não gostei dos atalhos de teclado para acionar o Evernote Clearly. Na minha máquina o CTRL + Alt + Seta direcional para direita fazem com que a orientação do monitor seja alterada. Pergunta se eu consegui modificar o atalho de teclado para acionar a extensão… Nada por enquanto. Tsc, tsc.

O Evernote Clearly ainda oferece o recurso de impressão que converte as páginas para texto com ilustrações. Interessante para sites que não têm versões de impressora. E o melhor: os links são convertidos em notas de rodapé, para que a pessoa que vai ler o texto não perder essa informação.

Agora falando do Evernote em si, ando com uma bronca danada do aplicativo nos dispositivos rodando iOS. Desde a última atualização do software em agosto que as formatações não funcionam mais como deveriam. Antes tivessem deixado sem opção de formatação; pelo menos assim não virava uma bagunça generalizada. O pessoal da Evernote promete correções, mas até agora nenhuma delas deu jeito no aplicativo bugado disponível para o iPad.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados