Uma pesquisa divulgada essa semana pela empresa de segurança Juniper Global Threat Center mostrou que baixar aplicativos para dispositivos Android não tem sido exatamente uma das tarefas mais seguras nos últimos tempos. Segundo a companhia, a quantidade de malware para a plataforma do robozinho tem crescido “exponencialmente” nos últimos meses.

Malware para Android capturado

Entre os meses de junho de 2009 e junho de 2010 o número de pragas escondidas em aplicativos para o Android aumentou espantosos 250%. E atualmente este cenário não apresenta qualquer sinal de melhora, já que em julho desse ano o número de pragas cresceu 10%, 18% em agosto, 110% em outubro e se prevê mais 111% de crescimento este mês, o que significa aumento acumulado de 472% nos últimos quatro meses.

A empresa afirma ainda que 55% das pragas são spywares, que coletam informações do dispositivo para serem usadas por pessoas mal intencionadas, e que 44% são trojans de SMS, contratam serviços pagos de mensagens sem que os usuários saibam.

De acordo com a Juniper, este cenário acontece por conta da política libertária do Google em relação aos programas postados em sua loja de aplicativos – política contrária a da Apple, que exige que os programas para seu iOS respeitem uma série de regras bem claras e sejam aprovados antes de serem publicados.

Além disso, a fragmentação da plataforma e a falta de atualização de sistemas que têm falhas conhecidas abrem as chances para golpistas online.

“Atualmente, cada malware lançado só existe porque vulnerabilidades continuam a prevalecer em quase 90% dos dispositivos Android que estão em uso. Os golpistas sabem disso e estão usando essas falhas para conquistarem acesso nos aparelhos a fim de obterem acesso a dados e serviços”, diz o relatório.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo
É bem isso...adoram colocar % como indicador, mas não falam dos valore absolutos. Se tinha 1 e foi pra 5, um aumento de 500%, olha que legal pra fazer uma notícia tendenciosa.
Vinnicius
Concordo em partes também. Existem aplicações para iOS que também coloca em risco o iTreco. E como eu disse, o Android é o OS de código aberto mais vendido e sem o sistema de permissões caracteristico do Linux, fica menos dificil (acho eu) de criar um malware para o robozinho verde. E concordo com o fato de que a Apple tem um controle melhor da loja de aplicativos. Imagina como seria investigar TODOS os aplicativos que um sistema de código aberto disponibiliza? e as versões? existe uma maneira de testar os apps antes de instalar? (md5, etc) Uma boa maneira de evitar isso seria usando uma das melhores ferramentas das distro linux: O sistema de repositórios. Usa-se uma fonte (confiável e ) universal de encontrar uma aplicação, mas eu acho que seria trabalho de mais, né?
Yangm
Donos de empresas de antivírus no churras do FDS: -Hey, o windows está ficando mais seguro a cada versão... -Tem usuário do windows 7 que diz não precisar de antivírus! -Temos que tomar uma atitude... -Como? -Existe outra plataforma utilizada por muitas pessoas? -hmmm tem um tal de android. -E dizem que a market dele é livre. -Então já sei, vamos mandar nossos estagiários criar vírus para essa plataforma e jogar na market enquanto fazemos os experientes criam os antivírus. -Boa ideia. E assim surgiu os antivirus mobile. Culpar o sistema é burrice, uma vez que ele avisa onde o app vai mexer antes da instalação. Além disso tem muito espertão ai que baixa a apk de aplicativos que custam 0,99 c.
Yangm
Assim eu deixo de animar as suas tardes ;(
Yangm
Mas o COGUMELO DO SOL resolve isso também, não?
Yangm
"muahaha vou baixar digrátis um app de 0.99 c, sou muito esperto" Típico comentário de um dono de android infectado.
bagatoli
Sou usuário Android e concordo plenamente que a Google poderia adotar a mesma prática da Apple para a publicação de apps no market, mas o que sempre respondo quando vejo comentários inúteis do tipo "Mac é melhor que PC" ou "iPhone é melhor que Android" é: Quantos hardwares rodam o macOS? Quantos rodam o Windows? ou Quantos hardwares rodam Android? Quantos rodamm iOS? Pensem... Não sou defensor do Android ou do iOS, mas antes de fazer comentários inúteis creio que deveríamos avaliar ao todo... vírus e bugs sempre vão existir, seja na Apple ou na Google.
@ReiVersuri
Android = Windows (precisa de anti-vírus)
@ReiVersuri
Concordo em parte. Existem sim usuários que querem "moleza" principalmente aqueles que pirateam apps de $0,99 e acabam tendo os percalços porém o iOS continua sendo popular e não tem esse advento de vírus, isso se deve pelo fato da Apple controlar melhor a sua loja.
@ReiVersuri
Acredito que o número de vírus criados para ataque aos SO são parecidos porém o filtro aplicado pela Apple é melhor, não que seja perfeito, mas se constatou como uma boa prática. Outra coisa é se deixar se atacado pelo vírus e isso o usuário tem grande participação, principalmente aqueles que navegam por sites de pronografia ou clicando em banners suspeitos ou abrindo emails falsos, isso eu ainda chamo de USB - Usuário Super Burro.
FelipeFiali
E tem gente que ainda acha bom eles NÃO verificarem os APPS que entram na store, como a Apple faz.
Ramon Melo
Acho um absurdo o Android não ter esse app nativo. Eu não compro celular nenhum que não tenha lanterna, já me salvou inúmeras vezes.
@iJeanCarlos
Exato,agradeço a correção. Thumb Up!
@vitaum_bass
isso mesmo...linux é mais seguro e estável que windows
Vinnicius
O Android é o Windows (aka Bola) da vez. Sem o sistema de permissões e adicionando os usuários leigos (que tem aos montes querendo baixar aplicativo de Raio X, SMS ilimitado etc), fica claro que o Android será mais visado que X ou Y, por ser o mais popular.
Exibir mais comentários