Captura mostra as várias sessões da rede | Clique para ampliar

A Microsoft quer mesmo entrar no jogo de redes sociais, já que ela percebeu que o Google e Facebook conseguiram angariar alguns milhões de usuários no campo e estão tirando uns bons trocados com anúncios. Se as capturas de tela que apareceram ontem forem verdadeiras, a empresa já tem uma rede social em teste. E seguindo a tendência com alguns anos de atraso, ela vai ter um nome que nada mais é do que uma palavra comum sem algumas das letras, ao melhor estilo Tumblr e Flickr: a rede deve se chamar Microsoft Socl.

As screenshots foram conseguidas pelo site The Verge, e mostram um design bem conhecido se você já tiver visitado o Google+ ou o Facebook. Na coluna lateral à esquerda há uma lista de buscas salvas (ou interesses tagueados) e na coluna à direita, há um botão que inicia uma “Vídeo party”, que serve para reunir amigos, asistir a vídeos em sites como o YouTube e conversar sobre eles. Funcionalidades bastante similares ao Sparks e Hangouts do Google+, não?

Socl: recomendações de amigos parecem ser chave nessa rede | Clique para ampliar

O feed central recebe atualizações dos amigos, que na rede social estão em uma coluna de “Following” e é possível colocar tags neles e dar Like nos posts publicados. A busca social do Socl também permite que seus amigos compartilhem suas experiências quando você fizer uma pesquisa específica, como por exemplo, por bons restaurantes na região em que você está visitando.

Ainda segundo o The Verge, o site é construído basicamente em HTML5 e por todo o lado há alguma funcionalidade ligada à busca que usa, naturalmente, o Bing. Seja no tagging de interesses ou na busca social, a Microsoft incluiu seu buscador lá para todas as necessidades de potenciais usuários. Não se sabe ao certo quando a empresa planeja lançá-la mas ao que parece, o Socl está praticamente pronto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados