Eis um problema comum em todos os gadgets que dependem de bateria no mundo: a energia armazenada na bateria invariavelmente vai acabar. Isso é, enquanto não inventarem um método de gerar energia infinita – para mim, a teoria mais promissora é mesmo a do gato + torrada com manteiga. Ainda assim, pesquisadores estão sempre melhorando a tecnologia das baterias, para que durem mais. E essa semana a área de baterias de íon de lítio recebeu um avanço considerável.

Bateria do iPhone 4S é boa, mas o software...

Pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos EUA, liderados pelo professor Harold Kung, anunciaram que desenvolveram duas técnicas para aumentar a capacidade de uma bateria de íon de lítio normal em até dez vezes. E esse aumento de capacidade, por mais incrível que pareça, também veio acompanhado de um tempo de carregamento que é dez vezes menor.

Para conseguir uma maior capacidade eles combinaram dois materiais, carbono e sílica, que fazem com que as baterias comportem mais íons. Já para conseguir um carregamento mais rápido, a equipe perfurou as camadas de grafeno entre os materiais para que os íons pudessem passar mais rapidamente entre uma camada e outra da bateria, diminuindo o tempo necessário para ela ficar cheia.

Como qualquer avanço tecnológico em fases iniciais de teste, esse também tem suas desvantagens. Segundo os pesquisadores, depois de 150 ciclos de carga e descarga da bateria a capacidade dela cai pela metade. Mas considerando que elas entregam dez vezes mais energia do que as atuais, eu diria que essa desvantagem não é tão grande assim.

A estimativa é de que estarão em celulares, tablets e toda a sorte de dispositivos móveis dentro de 3 ou 5 anos. O que é uma pena por que a Apple, por exemplo, está precisando de algo assim para ontem.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Mas é mesmo uma discussão meio inútil essa dos 150 ciclos hehehe Isso é o que acontece com ela agora! Pense assim: você compraria essa bateria hoje, por uma grana alta(!), ela vai ter uma capacidade de 10x sua bateria atual. Então, daqui a 2 anos, ela vai cair para metade de sua capacidade. Você conmpra outra do mesmo tipo e fica 10 (DEZ!) anos sem perder capacidade. WOW! huahuahahahahuau Ok, é uma viagem minha, mas nada impede de ser mais ou menos assim. =)
@LBKatan
Meu celular Motorola dura 1 (hum!) dia só pq eu fico ouvindo música no trem. lol
@LBKatan
Isso porque 50% da capacidade dela já é até 5x a capacidade das baterias atuais. Ou seja, cerveja!
Eliezer
É só o meu 1100 pra aguentar a semnana inteira mesmo!!
Renan Mendonça
Eu entendo que mesmo que valha a pena perder parte da capacidade para ter essa quantidade a mais, no entanto, uma bateria que perde tanta capacidade toda vez que chega aos 150 ciclos não é aceitável. Provavelmente esse é motivo de demorar mais uns 3-5 anos. Claro hoje eu gostaria de ter ela, mas daqui a 3-5 anos, (Se ela continuar a perder tamanha capacidade) você realmente gostaria de te-la? Sei lá, eu acho que não.
Vinicius Kinas
Lembre-se que o tempo individual de cada ciclo diminui conforme o desgaste da bateria, então os próximos 150 ciclos (150 -> 300) seriam consumidos na metade do tempo dos 150 primeiros. Se o desgaste não for linear (e normalmente não é), e tivermos uma bateria com 75% de desgaste após 300 ciclos, ainda teríamos uma bateria 2.5x (250%) melhor do que as atuais (não 25% como você disse). De qualquer forma, também acredito que valerá a pena.
Tiago César Oliveira
Mesmo que caia MAIS 50% depois dos próximos 150 ciclos, lembre-se que estamos falando de cargas a cada 5 ou 10 dias, ou seja, 150 ciclos no pior dos casos seriam 750 dias, ou mais de dois anos. Se, depois de MAIS 150 ciclos, houver nova queda de 50%, ainda estaremos trabalhando com uma bateria com 25% maior capacidade que as atuais. Ou seja: a bateria levaria mais de 4 anos para decair a um ponto em que seja pior que as atuais. Portanto, vale sim a pena.
@iJeanCarlos
@rodrigorsena Qual é seu iGadget?...Já atualizou para o iOS 5.0.1?..Fez testes para verificar se afetou a bateria? E já aproveitando,tenho um MacBook Air e estou no Mac OS X 10.6.8,notei que vc está no Lion já,se vc usa um MacBook notou algum problema com a bateria?
Kantaro
Quem diz que são perfeitos os produtos Apple são os próprios Macfags, por isso os "haters" tocam na ferida alheia.
@rodrigorsena
@Rafael Silva Verdade Depois da Atualização, Adeus horas de musicas no Iphone!
@iJeanCarlos
O iOS 5 e o 5.0.1,não causou problemas na bateria do meu iPod touch 4G.
Rafael Silva
O iPhone 4S vem com iOS 5, que é o mesmo que está causando problemas de bateria. Não generalizei, só assumi que todo mundo sabia desses dois fatos. :P
Bruno
Eu ri, hahaha!
Turdin
Porra, curti isso, quero ver isso em notebooks hein!
Renan Mendonça
Ok depois de 150 ciclos a capacidade cai em 50%. E depois de mais 150 ciclos? Cai mais 50% ou mantem? Se continua caindo 50% cada 150 ciclos não vale a pena, mas se manter, não vejo problemas ai.
Exibir mais comentários