O time de desenvolvedores do Ubuntu vem discutindo a possibilidade de remover o suporte a CPUs antigas da distribuição, já a partir do Ubuntu 12.04. A notícia é particularmente ruim para quem costuma usar computadores antigos como servidores ou máquinas de teste da conhecida distribuição de Linux da Canonical.

A discussão começou no Ubuntu Developer Summit e trouxe à tona a ideia de remover o Kernel que dá suporte a CPUs que não tenham PAE ativado. O PAE, ou Physical Address Extension, é um item extra em processadores de 32-bit e arquitetura x86 e que faz com que eles enxerguem e acessem mais de 4 GB de memória. Para isso é necessário suporte do sistema operacional também, algo que no caso do Linux já está presente desde a versão 2.3.23 do Kernel.

Pentium II: esse fóssil ainda vai conseguir rodar o Ubuntu

Da lista de CPUs que estão abaixo da linha de corte, temos qualquer CPU Intel anterior aos Pentium II, Pentium M de 400Mhz, Geode LX e VIA C3. Pode parecer que são todos processadores jurássicos, mas pense em quantos servidores pequenos (principalmente servidores de firewall e proxy em algumas empresas) ou até mesmo equipamentos com Ubuntu embutido não estão nessa categoria.

Se a remoção do Kernel sem suporte a PAE acontecer mesmo no Ubuntu 12.04, usuários que ainda tenham esse tipo de processador deverão fazer um upgrade para um processador mais novo, com suporte a PAE, ou não atualizar mais o Ubuntu. Obviamente tudo pode mudar até o lançamento oficial do Ubuntu 12.04. Há muita discussão dos desenvolvedores em torno desse assunto, e o medo de descontinuar o suporte a hardware antigo existe.

Em todo o caso, vale a pena ficar de olho nas mudanças. E começar a repensar esses servidores antigos que você tem na sua empresa.

Com informações: Softpedia. Foto sob licença CC do usuário mark.sze no Flickr.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Cardoso
Na verdade tem como ser instalados sim, mas usamos geralmente o Lubuntu ou o Xubuntu com interfaces mais leves, mesmo que nao seja da Canonical, mas usa em cima do Ubuntu, a Canonical conta com todas as suas distribuição adjacentes como ela mesma
Winderson
Bom dia, Gostaria de saber quanto de memoria ram o UBUNTU SERVER 12.04, suporta?
@besourosuco
Mas polamordedels! Eu comecei com linux rodando Conectiva em cima dum P3 800MHz com 128MB, isso lá em 2002. Uso ubuntu há anos e nunca vi um Pentium desses ae na minha vida. Quem vai querer rodar uma distro desse nível numa carroça dessas?
Yangm
Windows vistas ironic mode on, eu sei que é Windows Vista, apenas avisando aos que não entenderem a piada.
Yangm
Rápido no boot é mais depois que colocaram esse maldito unity começou a gastar mais recursos que o windows vistas e ficou mais bugado que o mesmo.
Vinnicius
Aliás, o 11.04 e o 11.10 são distro ótimas!
Vinnicius
@Tato Você se surpreenderia se eu te dissesse que eu ainda tenho dois mp3 Player's de gigantescos 256Mb cada? Eu fazia suporte e recuperava os dados dos meus clientes com o Slitaz num desses (ah nostalgia)!! @AntonioVeras Amizade,se não for muito incomodo gostaria de saber quem eu tenho que matar para que você me passe essa chave original do Win98. Estou pensando seriamente em voltar aos velhos tempos de Dangerous Dave. [/ironia]
Kowalski
Esse Pentium II parece com os antigos cartuchos de Super Nintendo... :D
Gabriel Fernandes
Tenho Pentium Dual Core 3.06 Ghz, 4 Gb RAM e uma ZOGIS GT 240 com 1Gb. Rpz, meu Ubuntu da boot (desde o momento que aperto o botão power) em apenas alguns segundos... e olha que tenho virtualbox, microsoft office instalado em crossover, etc... não sinto nem um pouco pesado... alias, o windows 7 x64 que esta em dual boot, é mais lento que o ubuntu 10.04 com 11.10 virtualizado.
Gabriel Fernandes
Para isso que existe as distribuições... Ubuntu é pesado... então abandona maquinas antigas... Quem tem maquina antiga que use outras distros.. Quem quer usar sistema de testes... aff... usa MAQUINA VIRTUAL... Virtualbox não custa nada... é opensource!!!! Eu tenho 10.04 instalado e 11.10 virtualizado (um ubuntu em cima do outro)e ainda exibo em fullscreen, com toda perfeição..... td funcionando 100%
@rodrigorsena
Isso e verdade, mas sinceramente, nunca mas tinha ouvindo fala do Pentium II \O/
Leandro de souza
Na verdade tem o mint com o xfce talvez rodee em maquinas mais antigas.
bawlaw
Existem milhares de distros na internet.. quem PRECISAR rodar linux em uma amquina que vá atrás delas, chega de ficar se preocupando com o antigo.
Ramon Melo
A Microsoft fazia isso mesmo, mas acho errado usar o verbo no presente. O Windows 7 parou no tempo* e o Windows 8 parece estar indo pelo mesmo caminho. *Na verdade, parece que o W7 voltou no tempo: meu netbook não pegava o Vista de jeito nenhum e está funcionando aceitavelmente bem com o W7.
Ramon Melo
Concordo com você, mas quem instala Ubuntu nesses computadores precisa dar uma boa mexida nos pacotes e nas configurações do sistema antes de instalá-lo, porque não dá para usar a versão "retail". Mas confesso que nunca vi ninguém fazer isso. No geral, o pessoal prefere uma distribuição mais flexível, como o Arch.
Exibir mais comentários