Nessa semana o Google anunciou que não vai mais desenvolver nem disponibilizar o cliente de Gmail para o BlackBerry, o smartphone da RIM. A empresa alega que pretende explorar melhor a interface baseada na web, e que por isso encerra o suporte ao aplicativo.

Abaixo está a resposta da RIM para o assunto, disparada há instantes pela assessoria de imprensa da companhia no Brasil.

“A RIM é mundialmente reconhecida por proporcionar uma experiência de comunicação móvel líder na indústria.

Desde 2009, a RIM incorporou o suporte nativo ao Gmail no sistema operacional BlackBerry 5.0 e versões superiores, o que significa que um aplicativo exclusivo para o Gmail não é necessário. A grande maioria dos usuários que acessa contas do Gmail nos smartphones BlackBerry já o faz através do suporte nativo (oferecido através do plano de serviços BlackBerry Internet Service) e não através do aplicativo exclusivo para o Gmail.

O suporte nativo da RIM para o Gmail inclui suporte a múltiplas contas Gmail, sincronização de calendários e contatos, e funções específicas do Gmail, como “arquivar”, “com estrela”, “marcar como importante” e pesquisa remota.

A RIM continuará a trabalhar para aprimorar cada vez mais esta experiência. Em paralelo ao suporte nativo, os usuários BlackBerry ainda podem acessar suas contas do Gmail através de nosso browser Webkit líder do setor, com suporte total para HMTL5.”

Basicamente, a empresa canadense diz que tanto faz o Google acabar com o cliente de Gmail, visto que o aplicativo de email presente no BBOS dá conta do recado e se tornou a melhor opção entre os clientes. Quem não gostar do app aí sim deve usar o navegador padrão do sistema (“líder do setor”) para acessar o Gmail Mobile na web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DavidMSS
Tenho um BlackBerry e cada detalhe de uso dele faz diferença, como por exemplo poder ligar pra alguém da lista de contatos só digitando o nome em vez dos números. São nesses mínimos detalhes que fazem o BlackBerry ser ótimo
Rardgi
Não vi dessa forma. Ela só avisou que vai parar de atualizar. Isso foi até uma ajuda para a RIM. Assim, ela fica sabendo de cara que agora só tem ela para e que tem que fazer melhor de fato para não ter problemas.
Tiago C. Araujo
Eu, meu pai, minha irma, minha tia, meus 4 melhores amigos e milhares de pessoas que assinam diariamente o plano BIS para internet. Agora vou lhe contar uma coisa... Meu irmao usava iPhone e quando trocou achou que foi a melhor coisa que fez. :D.
Tiago C. Araujo
Alexandre voce provavelmente ja teve problemas com a sua internet alguma vez na vida nao é meu amigo? Aposto que vc ja ficou uma vez ou outra sem sinal ou com coneccao lenta e etc. Em se tratando de Brasil, quem disser que nunca teve problemas de coneccao com a internet esta mentindo ou nao é um hard usuario. A diferenca meu amigo, é quem a RIM Blackberry, desde 1998, quando lancou os Blackberrys, nunca tinha tido problemas com a sua coneccao, e por ter ficado somente 1 dia e meio (tempo maximo de problemas relatados no Brasil) com a conexao ora lenta ora fora do ar, esta disponibilizando a usuarios Blackberry aplicativos premium de forma gratuita. Agora me diga, quantas vezes o seu provedor de internet apresentou algum problema e quantas vezes voce recebeu algo para compensar isso?
@yagogabriell
/\ Safari 7.1 LOL
@diegonei
Não tem nem graça comparar o suporte que o Google da pro Android com o que outras empresas dão aos seviços do Google via APIs né... Claro que o do Google é melhor. Mas eu nunca tive problemas com a pesquisa, na verdade, só me fez fugir mais ainda do Yahoo!...
@diegonei
Dois comentários extremos e que não refletem a verdade... O Pearl vendeu muito bem com a mulherada! Quanto ao OS... Meu 8520 (5.0) e 9780 (6.0) podem fazer tudo que um android (apps provided) e ainda chegar ao final do dia sem implorar pelo carregador.
@diegonei
Pois, não eh um "app nativo", mas sim parte do sistema operacional. Essa integração também existe para contas do Yahoo!. Só o Hotmail que fica de fora mesmo.
Rodrigo
Eu usei um Blackberry Storm por um ano e a melhor coisa que já fiz foi mudar para o iPhone... Falando nisso, alguém ainda usa BB? Eu conhecia um monte de gente e hoje só conheço uma pessoa que ainda insiste em ficar no BB.
Ramon Melo
Que é muito melhor que o app do Gmail, diga-se de passagem.
Alexandre Medeiros
Bem, acho interessante deixar claro que o serviço nativo da BB para contas Google deixa a desejar, mesmo em aparelhos com Blackberry OS 6, o serviços não encantou. Para se ter um exemplo, a pesquisa pastas, para quem usado a conta em modo IMAP, é extremamente falho, muito diferente, por exemplo, do gerenciamento em Androids e IOS. A Blackberry precisar melhorar e muito o seu sistema de gerenciamento, mais valia que tivesse se silenciado, evitando polemica, depois dos problemas com seu serviço de internet.
Tiago C. Araujo
Va jogar no seu brinquedinho... Blackberrys é feito para homens.
Tiago C. Araujo.
Hauahauaah, so quem tem Blackberry sabe que aplicativo para e-mails é uma verdadeira "tranqueira", só serve para smartphones que nao tem um sistema push e-mail descente. Nao vejo nem desinteresse da google pela plataforma Blackberry, principalmente porque o Google maps para Blackberrys é o segundo mais completo, deixando o google maps do iPhone no chinelo. Nao se trata de desinteresse, mas sim de uma decisao inteligente da google ao ver seu aplicativo em completo desuso. E para quem usa Blackberry nao fara qualquer falta, eu mesmo nem sabia que existia aplicativo g-mail p/ blackberrys. Achei a resposta da RIM perfeita.
Marcelo Maia
Tomou, mais não estão nem ai.
vinicius
BlackBerry é so questao de tempo pra morrer....
Exibir mais comentários