voda_3g_modem_1
Rede 3G pode ficar engarrafada

Assim como o trânsito das grandes cidades, o excesso de tráfego pode fazer a internet móvel engarrafar e parar completamente em pouco tempo.

Pelo menos é o que diz a empresa de análise web Informa, que diz em um estudo que se o crescimento da navegação via celular mantiver o atual padrão nos próximos anos seu uso deverá crescer até 25 vezes até 2012, o que deverá provocar um grande blecaute na rede móvel.

Segundo a empresa, um dos motivos que podem levar isso a acontecer é exatamente a política de preços praticadas pelas empresas: “a adoção de um preço único faz com que o tráfego cresça de maneira exponencial enquanto eles não estão fazendo dinheiro o suficiente para atualizar suas redes”. Primeiro mundo é outra coisa, hein?

Em entrevista à BBC, Graham Carey, da empresa Bytemobile afirma que “o consumo de banda de longe já ultrapassou o índice de aprimoramento da rede”, e lembra que uma nova geração de hardware para internet móvel só deverá chegar ao mercado no ano que vem. Já John Spindler, diretor geral da empresa de rede ADC faz uma crítica ao comportamento do usuários à rede de notícias: “quando falamos em excesso de consumo de banda, não estamos pensando num celular acessando a web da rua, mas sim de computadores em centros de conferências e escritórios. As pessoas estão usando web móvel em locais fechados, e o resultado final pode ser um tanto frustrante”.

Já aqui no Brasil não são raros os que reclamam das velocidades de suas conexões 3G, que dependendo do horário não permitem que o usuário nem consiga navegar por uma simples página de internet. Os que estiverem tendo problemas, que se sintam à vontade para soltar a voz nos comentários.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados