Início » Arquivos » Internet » Gmail usa inteligência artificial, e Hotmail usa o usuário mesmo para escolher as mensagens mais importantes

Gmail usa inteligência artificial, e Hotmail usa o usuário mesmo para escolher as mensagens mais importantes

Avatar Por

A Priority Inbox chegou ao Gmail com a proposta de escolher para você quais são as mensagens mais importantes. O robô do Google separa o joio do trigo depois de ler o conteúdo de cada uma delas, e marca aquelas urgentes e irremediavelmente necessárias de ler com uma insígnia especial e posição privilegiada na caixa de entrada.

Com o pessoal do norte, na Microsoft, também existe o desejo de separar as mensagens mais importantes daquelas nem tanto. E o mais legal é que a empresa deixa a atividade na mão do usuário mesmo. Inteligência artificial contra inteligência humana. O novo recurso de Flag foi anunciado nessa semana pelos responsáveis pelo Hotmail.

De acordo com a MS, testes conduzidos com usuários de email mostram que muitos usam o “Marcar como não lido” como forma de sinalizar emails importantes. Afinal, assim a mensagem fica na Caixa de Entrada até o momento em que for conveniente mandar a devida resposta. Só que o “Marcar como não lido” não foi pensado para essa finalidade.

Flag no Hotmail

Repensado para a tal finalidade está o recurso de Flag (bandeira, na tradução literal para o português). Ele existe desde sempre no Outlook como ferramenta para que mensagens importantes ganham uma sinalização gráfica: a bandeira vermelha que aparece na frente do assunto (ou atrás, dependendo da versão do aplicativo), e que dá nome ao Flag. Ela foi adaptada para funcionar melhor no Hotmail.

Na próxima vez que você clicar na Flag de alguma mensagem, aquele email automaticamente ficará fixo na Caixa de Entrada. Não sairá nunca mais, a menos que você tome as medidas necessárias e em seguida o desmarque com o botão de Flag.

Tem mais. Se na Priority Inbox as mensagens mais importantes ficam na frente das desimportantes, o mesmo se repete com o Flag do Hotmail. Quando um email for marcado desse jeito, ele fica num canto especial da Inbox. Acima de todas as outras mensagens. Num lugar de fácil visualização e acesso, portanto.

A Microsoft ainda diz ter criado um filtro especial para mostrar apenas mensagens com Flag. Se você tiver muitas mensagens importantíssimas, o botão de filtragem estará a poucos cliques de distância.

E o que eu penso disso tudo? São abordagens diferentes para solucionar o mesmo problema. Sou adepto do Gmail tanto para a minha conta de email pessoal como a empresarial, fornecida pelo Google Apps para o domínio @tecnoblog.net. Uso as estrelas do Gmail (e similar) para marcar as mensagens mais importantes, e mantenho a Priority Inbox desativada em ambas as contas. De certa forma, adoto a filosofia que a Microsoft desenvolveu para o Flag. Mas ainda prefiro o meu Gmailzinho lindo!

O novo Flag do Hotmail será liberado aos poucos em ondas, como a MS costuma fazer. Ainda não apareceu na minha conta @live.com com interface em português.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

rafosmb
Excelente matéria!
Igor Jacaúna
Alguém ainda usa zipmail? Hehe...
Yangm
Eu uso o hotmail apenas para receber spam e ele nunca filtrou nenhum...
Rafael
Aff, não tem nada de vidas vasculhadas, como eu disse mais acima o sistema é automatizado. Significa que ninguém lê, só o software na hora de definir as propagandas, no máximo a Google recebe informações dos assuntos mais tratados por e-mail por seus usuários - o que são dados anônimos ligados a todos e ao mesmo tempo a usuário algum -, a fim de melhorar o serviço ajudando a tratar melhor desses assuntos, adicionando recursos específicos para as tarefas mais efetuadas.
Rafael
Ninguém lê os e-mails, é um sistema automatizado.
Rafael
p0rn
Renato Mendes
Pra ser sincero nunca dei bola para aquelas propagandas, mas esse é o mundo que vivemos.
Rodrigo
Porque tu achas que as propagandas exibidas do lado direito, misteriosamente estão relacionadas com o conteúdo do email lido? :-) Isso já é de conhecimento a um bom tempo. Infelizmente, é o preço que pagamos. Ter nossas vidas vasculhadas e infestadas de propaganda em troca de serviços aparentemente gratuítos. Assiste Invasor de Mentes (Hardwired) com o Cuba Gooding Jr. É o nosso futuro...
Renato Mendes
Será que só eu li a parte que diz: "O robô do Google separa o joio do trigo depois de LER O CONTEÚDO de cada uma delas..." ou será que todo mundo leu isso e "tudo bem, não é nada demais.."?
Vinicius Kinas
Uma coisa que existe no Gmail é a opção de criar marcadores para as mensagens, para poder filtrar posteriormente as mensagens de determinado marcador. No Hotmail tem um sistema de filtros, mas ao invés de marcadores, são usadas pastas para separação. O Gmail tem a caixa prioritária, que eu não uso (Recebo poucos e-mails por dia). Inicialmente, o filtro de Spam do Gmail era melhor, mas hoje, em ambos é possível marcar uma mensagem como spam, e esse tipo de mensagem é separado. Ambos tem propagandas e ambos mentem na questão de espaço disponível (um diz 7GB outro diz ilimitado, sempre sabendo que quase ninguém vai usar todo o espaço disponível). Ambos tem aplicativos para Android, mas o do Gmail é melhor (minha opinião). A principal característica dos dois, é dar acesso aos outros serviços associados de cada empresa (Youtube, Agenda, Docs, Android Market vs Messenger, Agenda, Skydrive, WP7 Marketplace). Em resumo, ambos são muito similares mesmo. A escolha fica a critério da interface desejada. Nesse sentido eu já estou acostumado com o Gmail, então fico com ele mesmo.
Vinicius Kinas
Muita teoria da conspiração hein? hahaha Mas sobre marcar como importante, muitas vezes você realmente precisa da informação recebida no e-mail. Sejam elas confirmações de cadastro, informações sobre algum projeto que você está trabalhando na empresa, etc. Para isso serve o esquema dos marcadores no GMail ou no seu programa de e-mail favorito (No Hotmail não sei dizer se tem);
Vinicius Kinas
Na minha opinião, o GMail se popularizou principalmente porque na época do lançamento, o Hotmail tinha um filtro anti-spam mais fraco, e não tinha a possibilidade de pesquisa de e-mails (além de ser somente por convite, o que dava um ar especial). Como todo líder de mercado em um segmento, a Microsoft tinha se acostumado com a situação, e fazia pouco ou quase nada para melhorar o serviço.
Vinicius Kinas
@Ortiz Vinicius Na verdade, o Hotmail se popularizou por ser um dos primeiros e-mails gratuitos com interface direta na web, livrando-se da dependência de programas de e-mail, e podendo ser acessado de qualquer computador. O MSN Messenger surgiu somente anos depois, e claro, ajudou o serviço a ganhar ainda mais usuários.
Marcelo Baidu
não tenho problemas com o Hotmail , uso diariamente :D
Rodrigo
Roberto, acho que isso está muito mais ligado a "por que eu preciso mudar" do que "qual é o melhor". Muita gente se acostumou com o Hotmail ou o Gmail, se sente confortável, e dificilmente vai querer mudar de plataforma só porque uma nova funcionalidade foi lançada. No meu caso, eu uso em casa o Gmail pela integração com o calendário, o compartilhamento de documentos, pela unificação com as contas do Google em outros serviços (blogs, Picasa, fórums), o app no meu celular... O Hotmail lançou um filtro inteligente? Não é motivo para eu mudar, não testarei, e portanto, qualquer opinião minha é invariavelmente tendenciosa. Acho que o Tecnoblog deveria convocar um usuário experiente de cada plataforma (dispostos a analisar e ACEITAR as diferenças), tabular os resultados, e postar um comparativo, livre de fanatismos. Não vai mudar a vida de muita gente, mas ajuda quem, por algum motivo, está pensando em migrar de sistema.
Exibir mais comentários