Gmail usa inteligência artificial, e Hotmail usa o usuário mesmo para escolher as mensagens mais importantes

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

A Priority Inbox chegou ao Gmail com a proposta de escolher para você quais são as mensagens mais importantes. O robô do Google separa o joio do trigo depois de ler o conteúdo de cada uma delas, e marca aquelas urgentes e irremediavelmente necessárias de ler com uma insígnia especial e posição privilegiada na caixa de entrada.

Com o pessoal do norte, na Microsoft, também existe o desejo de separar as mensagens mais importantes daquelas nem tanto. E o mais legal é que a empresa deixa a atividade na mão do usuário mesmo. Inteligência artificial contra inteligência humana. O novo recurso de Flag foi anunciado nessa semana pelos responsáveis pelo Hotmail.

De acordo com a MS, testes conduzidos com usuários de email mostram que muitos usam o “Marcar como não lido” como forma de sinalizar emails importantes. Afinal, assim a mensagem fica na Caixa de Entrada até o momento em que for conveniente mandar a devida resposta. Só que o “Marcar como não lido” não foi pensado para essa finalidade.

Flag no Hotmail

Repensado para a tal finalidade está o recurso de Flag (bandeira, na tradução literal para o português). Ele existe desde sempre no Outlook como ferramenta para que mensagens importantes ganham uma sinalização gráfica: a bandeira vermelha que aparece na frente do assunto (ou atrás, dependendo da versão do aplicativo), e que dá nome ao Flag. Ela foi adaptada para funcionar melhor no Hotmail.

Na próxima vez que você clicar na Flag de alguma mensagem, aquele email automaticamente ficará fixo na Caixa de Entrada. Não sairá nunca mais, a menos que você tome as medidas necessárias e em seguida o desmarque com o botão de Flag.

Tem mais. Se na Priority Inbox as mensagens mais importantes ficam na frente das desimportantes, o mesmo se repete com o Flag do Hotmail. Quando um email for marcado desse jeito, ele fica num canto especial da Inbox. Acima de todas as outras mensagens. Num lugar de fácil visualização e acesso, portanto.

A Microsoft ainda diz ter criado um filtro especial para mostrar apenas mensagens com Flag. Se você tiver muitas mensagens importantíssimas, o botão de filtragem estará a poucos cliques de distância.

E o que eu penso disso tudo? São abordagens diferentes para solucionar o mesmo problema. Sou adepto do Gmail tanto para a minha conta de email pessoal como a empresarial, fornecida pelo Google Apps para o domínio @tecnoblog.net. Uso as estrelas do Gmail (e similar) para marcar as mensagens mais importantes, e mantenho a Priority Inbox desativada em ambas as contas. De certa forma, adoto a filosofia que a Microsoft desenvolveu para o Flag. Mas ainda prefiro o meu Gmailzinho lindo!

O novo Flag do Hotmail será liberado aos poucos em ondas, como a MS costuma fazer. Ainda não apareceu na minha conta @live.com com interface em português.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados