As batalhas judiciais envolvendo patentes do Android ficaram especialmente ferozes nos últimos tempos, não só pelos ataques da Apple como também por causa da Microsoft, que vem criando acordos de licença com diversas fabricantes de aparelhos com o sistema no mundo. Pensando nesses futuros problemas, o Google anunciou essa semana que irá ajudar todas empresas que fabricam dispositivos equipados com o Android e que forem chamadas aos tribunais.

Schmidt garante: o Google ajuda

“Dissemos a nossos parceiros, incluindo aqueles que estão em Taiwan, que vamos apoiá-los. Já estamos dando todo apoio à HTC em sua disputa com a Apple, por que pensamos que a postura da Apple não é correta” afirmou o chairman Erich Schmidt à rede de notícias Reuters. Além de ajuda legal, o gigante da web oferecerá suporte a seus parceiros com especialistas da indústria de tecnologia e, principalmente, com seu próprio portfólio de patentes.

A Microsoft é outra que também está na mira dos advogados do Google. Desde o começo do ano a fabricante do Windows têm criado acordos de licenciamento de patentes envolvendo o Android com certas empresas, que concordam em pagar valores que variam de US$ 3 a US$ 7 pelo direito de uso de suas supostas patentes. A prática já foi até chamada publicamente de “extorsão” pelo Google. “A Microsoft não está contando a verdade sobre este assunto. Eles estão mentindo para assustar as pessoas porque estão preocupados com o sucesso do Android”, disse o executivo.

“As companhias da cadeia produtiva do Android estão sobretudo em Taiwan”, afirma o analista Ming Chi Kuo, da empresa Concord Securities. “Mas até hoje a maior parte dos fabricantes do país costumava ter um relacionamento muito próximo da Microsoft, principalmente na produção de dispositivos de mão. Ao oferecer maior suporte às empresas locais, o Google também está conquistando apoio para os tablets e até computadores que possa lançar no futuro”, completou Schmidt.

Imagem sob licença CC da usuária Nosillacat no Flickr.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Copernico
Na verdade a Google tenta parar com a concorrência desleal da MS. Redmond usou a mesma tática de FUD sem-vergonha contra o Linux no passado e a mesma tática de coação de fabricantes contra o finado OS/2. Eu vou achar muito engraçado se a Microsoft tiver finalmente a cara esfregada numa lixa... Vencida por uma livraria.
MaTSuBa
Eh acho que a Google está de olhos bem abertos!!! E está querendo defender seu espaço!!! =)
Turdin
Round 2, FIGHT!
@michelblopes
Não que o Google seja uma empresa pequena, mas ela tem realmente um número de patentes limitadas, assim como outras empresas. Se eles não se articularem depressa a concorrência tentará sufoca-los. Infelizmente estamos entrando em uma era em que estão se criando monopólios de idéias, como li na Linux Magazine estes tempos. Isto está colocando em risco a inovação tecnológica.
@michelblopes
Nem sei se é apenas do Windows Phone, mas sim do lance das patentes mesmo. Se a própria Apple se aliou a Microsoft para "passarem a perna" no Google. O fato é que o Google é uma empresa relativamente nova, e obviamente com um número de patentes limitado. Se ela não correr atrás de algum esquema de patentes e licenciamento a concorrência vai tentar sufocar o Android o máximo possível.
@_mangekyou
Vamos esperar que não seja tarde demais , mas que o Google demorou isso é fato!!
Fabio
Nonono acabo de pesquisar aqui, refere-se a versão 2.3.4 do Android kkkk foi mal.. que equivoco!!!!!!!!!!!
Fabio
Cara tenho um Xperia mini pro importado, acabo de receber um update para o 4.02.A.0.42 seria - Android 4.0 é isso mesmo? :P Faço ou não faço?
Yangm
Eu sempre preferi tecnologia em vez de luta livre. Agora a tecnologia está se tornando luta livre. Tecnoception?
Denis
Fato.
Yangm
Um pouco?
Pedro
Acho que na verdade é o Google que está com medo do Windows Phone... HAHAHAHAHAHA!
Lucas Meneses
E a MS começa a cair...
Alan Lupatini
Isso aí foi só uma ação de Relações Públicas do Google pra atrair mais fabricantes asiáticos pro Android, visto a concorrência que está surgindo com o Windows.
7megas
As patentes são realmente um aditivo ao atrazo...
Exibir mais comentários