Quem acha que o mundo Linux gira em torno apenas do Ubuntu está enganado. Saindo do forno agora, o Fedora 16 é uma ótima alternativa à popular distro da Canonical, e traz várias novidades e melhorias que merecem ao menos uma olhada. Dentre elas estão incluídas a nova versão do Kernel e as versões relativamente recentes do Firefox, Transmission e LibreOffice.

O Fedora 16, codinome Verne, tem entre as novidades uma grande melhoria nas áreas de virtualização e computação nas nuvens, usando o Aeolus Conductor, uma interface web para gerenciamento de computação em nuvem. Pode parecer estranho para muitos, mas o Fedora é uma distro mais voltada para o uso corporativo e para servidores e faz sentido que eles deem um foco maior em tecnologias desse tipo, ao contrário do Ubuntu que foca mais no usuário comum.

O que não significa que aqueles que queiram usar o Fedora 16 no dia-a-dia terão problemas ou viverão com o terminal aberto. A nova versão da distro traz o GNOME Shell como gerenciador de janelas padrão, e o pacote completo de aplicativos do GNOME 3.2, incluindo o GNOME Sushi e o Gnome Contacts. Fãs do KDE podem usar a versão 4.7.2 do gerenciador, entre outros gerenciadores a sua escolha.

Além disso temos também o Kernel 3.1.0, Firefox 7.0.1, Deja Dup Backup tool 19.4, Totem 3.2.1, LibreOffice 3.4 e o Transmission 2.42. Um pacote completo e atualizado de programas para você usar.

O Fedora é uma das distros mais tradicionais do mundo Linux, herdeiro direto do famoso Red Hat, e vale muito a pena dar uma olhada. Se você quiser testar a distro, pode fazer o download da ISO no site do projeto. Nessa mesma página, é possível encontrar outras versões para download, em 64-bit ou com o KDE como padrão.

Com informações: WebUPD8.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados