No último mês de outubro a Tailândia foi atingida por uma grande enchente que comprometeu o abastecimento global de discos rígidos em todo mundo – incluindo o Brasil. Nesta terça-feira a Nidec, uma das maiores fabricantes de componentes para HDs no país anunciou que está retomando suas atividades depois de ver seis, das suas oito fábricas de peças no país, ficarem debaixo d´água.

Por ora então, apenas duas fábricas da Nidec na Tailândia estão de volta à ativa. Atualmente a empresa é responsável pela produção de 25% de todos os motores de discos rígidos do mundo.

“Nós vamos continuar nossos esforços para melhorar ainda mais a utilização de nossas fábricas que tiveram suas atividades retomadas e fazer com que as fábricas que ainda estão fora de operação entrem em atividade o mais rápido possível”, afirmou a empresa em um comunicado oficial. “Ainda não sabemos exatamente a extensão dos danos e os impactos que eles terão em nosso desempenho ainda estão sendo avaliados”, completou a companhia.

Enquanto as fábricas na Tailândia se recuperam, a Nidec planeja ampliar a capacidade produtiva das duas unidades que a empresa mantém nas Filipinas. Essas fábricas, que agora produzem 15 milhões de peças por mês, vão ter sua capacidade ampliada para 25 milhões ao longo das próximas semanas. Já uma de suas unidades na China passará a produzir 15 milhões de unidades, 50% a mais que o habitual.

Ainda assim, a produção global de discos rígidos ainda deverá levar um tempo para atingir seus padrões do pré-enchente. Por conta das inundações, a estimativa é de que até o final do ano 48 milhões de HDs deixem de ser produzidos, o que já reflete no preço atual dos componentes.

Segundo o DigiTimes, a expectativa é de que fábricas de HD na Tailândia retomem os níveis normais de produção apenas em março do ano que vem.

Com informações: The Register.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados