Motorola não terá privilégios sobre o Android, diz chefe do Google

Eric Schmidt promete que sistema para celulares continuará livre.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Ele não fala mais como CEO, mas continua sendo o rostinho do Google para assuntos mais espinhosos. Larry Page cuida do operacional e Eric Schmidt lida com a politicagem inerente a uma empresa multibilionária. Em uma visita à Coreia do Sul, Schmidt finalmente abriu o bico e comentou sobre o futuro da Motorola no Google: não haverá privilégios na adoção e uso do Android em lançamentos futuros.

A resposta de Schmidt aparece depois de muita crítica acerca da compra da Motorola, anunciada em agosto como uma tentativa de proteger a existência do Android em disputas de patentes. Apenas para deixar bem claro: a transação, embora acordada entre as partes, ainda depende aprovação de entidades de proteção do livre mercado nos Estados Unidos.

Android Beam: parte do Ice Cream Sandwich

“Em geral, dissemos para todos os nossos parceiros que o negócio com a Motorola vai acontecer e que nós vamos manter a empresa auto-suficiente e independente.” Quem comemora em cheio a notícia são os parceiros da Samsung e da HTC, que vêm adotando o Android em seus smartphones (e que temiam benefícios exclusivos para a nova empresa de celulares do Google). O presidente do conselho do Google ainda disse que o caráter livre da plataforma móvel continua inabalável.

controvérsias. Documentos recentemente revelados da disputa entre Google e Oracle, há informações sobre tratamento especial concedido à operadora Verizon Wireless e à própria Motorola. Elas receberiam atualizações do Google Android antes dos demais concorrentes, garantindo assim certa vantagem competitiva. Dinheiro não estava incluído no acordo entre o Google e as duas companhias. Em troca, Verizon e Motorola apoiariam com mais afinco a plataforma.

“Nós não vamos modificar de forma substancial a maneira como operamos”, disse Eric Schmidt nessa terça-feira. É difícil de acreditar, ainda mais depois que o cheque de US$ 12,5 bilhões chegar nas mãos dos antigos acionistas da Motorola Mobility (o braço de celulares da Motorola).

De qualquer forma, aí estão as declarações do porta-voz oficial do Google para quem quiser cobrar depois. Senhores dirigentes da Samsung e da HTC, fiquem à vontade para salvar esse artigo nos favoritos do navegador.

A Samsung é atual parceira do Google na produção da geração mais atual do Nexus. O smartphone foi anunciado junto com o Android 4 (Ice Cream Sandwich), com direito a muita festa. Já a HTC é a fabricante taiwanesa que levou puxão de orelha ontem aqui neste TB por atualizar somente celular inéditos no mercado brasileiro com o Android mais recente.

Com informações: Venture Beat, Reuters.com, e Slashgear

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados