Conhecida sobretudo por conta de seus eletrônicos destinados ao mercado automotivo, a Pioneer anunciou essa semana a disponibilidade da API do Zypr, que é definido como um serviço “multi plataforma ativada por voz baseada na nuvem para ativação de serviços web em diversos dispositivos”. Traduzindo em poucas palavras, é um concorrente para o Siri, ajudante virtual da Apple que até agora só dá as caras oficialmente no iPhone 4S.

Anunciado como “um método normalizado e estável de reconhecimento de voz”, seus criadores prometem que o funcionamento do programa deverá ser o mesmo em qualquer aparelho em que ele esteja rodando, seja ele um smartphone, um tablet, um computador, sistemas de som automotivos ou até mesmo em aplicações web.

Capaz de agregar APIs de outros serviços, o Zypr também vai categorizar suas funções e exibir seus resultados. Por exemplo, o programa saberá reconhecer que comandos relativos a buscas sejam encaminhados ao Google, comandos de redes sociais indiquem o Facebook e comandos relativos a compras caiam para a Amazon. E a exemplo de seu concorrente do lado frutífero da força, todas suas ações e resultados acontecerão dentro do programa, em uma interface padronizada.

Aos interessados, por ora o Zypr ainda está em desenvolvimento e até o momento apenas teve seu código liberado de graça para desenvolvedores o utilizarem onde bem imaginarem. Ainda não se sabe como será sua fluência em idiomas que não sejam o inglês, então o resto do mundo que não fala esse idioma vai ter que segurar um pouco os ânimos.

Com informações: VentureBeat

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados