Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Ubuntu 12.04: as novidades tão esperadas

Ubuntu 12.04: as novidades tão esperadas

Tamanho do ISO deve subir para 750 MB: 50 MB a mais para aplicativos.

Avatar Por

Com o Ubuntu Developer Summit (um grande encontro de desenvolvedores do Ubuntu para discutir mudanças na próxima versão da distro) várias idéias foram discutidas para o Pangolim Preciso (sim, esse é o nome). E com o evento encerrado, é hora de vermos as novidades propostas e esperar que algumas acabem se concretizando.

De todas as propostas, a que mais chama a atenção é aumentar o tamanho da ISO de instalação para 750 MB (assim, impedindo o uso de mídias normais de CD para gravar o Ubuntu). A Canonical já vinha brigando há anos para tentar manter o tamanho do Ubuntu em torno dos 700 MB, mas agora os desenvolvedores terão um pouco mais de espaço para trabalhar.

Obviamente, a ISO poderá ser gravada normalmente em pendrives ou mídias de DVD. E o aumento de 50MB apenas foi definido para que os desenvolvedores não saíssem adicionando programas simplesmente “porque sim”.

Outra novidade interessante é que agora as ISOs em 64-bit serão priorizadas na hora do download. Ou seja: se você for até o site do Ubuntu e clicar em “download”, a versão escolhida por padrão será a de 64-bit. Isso só foi possível graças ao suporte ao multiarch, que permite instalar pacotes compilados para 32-bit em ambientes 64-bit.

Há algumas discussões em andamento sobre usar os dados do Ubuntu One ou Facebook para fazer login no Ubuntu, mas é bem provável que isso fique de fora. A preocupação com a necessidade de estar conectado à internet para fazer login foi um dos pontos levantados nessa discussão.

O Centro de Programas do Ubuntu passará por grandes mudanças. A missão mais crítica é tornar o tempo de boot do sistema menor: hoje ele leva em média 10 segundos para carregar totalmente. Além disso, poderemos ter suporte a vídeos na descrição dos programas, e algumas funções do antigo Synaptic devem voltar, como reinstalação e atualização de pacotes.

Do lado dos aplicativos, ainda há muito a ser discutido, mas uma mudança que deve acontecer é o Rhythmbox substituindo o Banshee como tocador padrão de música. Os motivos são vários, mas o fato do Banshee ainda usar várias bibliotecas mais velhas do GNOME é um problema.

Além disso, Tomboy e Gbrany também saem da instalação padrão. E como eles são os únicos programas do Ubuntu a precisar do Mono, o mesmo também dá adeus. Obviamente, em qualquer caso todos esses programas deverão estar disponíveis para instalação pelo Centro de Programas do Ubuntu.

Ainda não temos as datas para o lançamento das versões alpha e beta da distro, mas conforme elas forem saindo, vocês serão avisados do andamento dessas mudanças e de outras que com certeza irão acontecer. O Ubuntu 12.04 terá suporte oficial da Canonical por cinco anos.

Com informações: WebUPD

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

viniciusghietti
Uhm... Alguem poderia me explicar mais sobre o sistema Ubuntu, estou interessado em colocar no meu Pc, ele tem Windows 7 e Intel Duo Core (eu sei é lente pra kct), podriam me dizer prós e contras e se eu quiser tem como voltar no Windows?
Ricardospimentel
Sou usuário de Windows desde a época Windows 3.0 e logo depois Windows for Workgroups 3.11 + MSDos 6.22. Passei por todas as fazes do Windows, apenas não usando a versão M.E e atualmente estou com o Vista, sempre original. Venho também procurando experimentar o Linux em várias distribuições alternadas e a primeira que tive contato foi o Mandrake 6. Naquela época, as distribuições vinham junto a revistas e foi por elas que tomei conhecimento desse sistema. Conheci também o querido Kurumin do Morimoto que deixou saudades, mas compreendemos que o sistema lhe sugava o sangue e de sua família, o que é demais mesmo. A última versão do Ubuntu que tentei usar como o sistema definitivo foi o Ubuntu 10.04 e só agora vou tentar novamente por causa das IDEs voltados a microcontroladores e programas voltados a eletrônica que só tem para ele, entretanto, usarei paralelamente o meu Vista. Não tenho preconceitos quanto aos dois sistemas.
Leandro
Me perdoe se não posso falar os nomes, qualquer coisa a moderação apague. Temos o HON, LOL e DOTA. Desses 3 games so o HON tem cliente nativo. Ambos games são bons, mas o que eu gosto de paixão é LOL que infelizmente não roda no linux, nem com wine direito roda. Infelizmente por esse detalhe, e escolha minha, eu preservo o Windows 7 instalado. Quando estou jogando LOL eu quero abrir um email rapidão ou fazer coisa que não compensa reiniciar o pc e bootar no ubuntu, daí eu fico só no windows. Estou entrando no ubuntu 12.04 só para atualizar os pacotes, jogar um pouco de HON, ver uns vídeos e ouvir música. E logo volto pro windows 7 de novo =( Culpa do directx empata fo*a.
Wilson Cohen
O Linux Mint 12 com o Gnome 3 tá show de bola....já no Ubuntu não fica muito bom....uso o Ubuntu com Gnome Classic mas simples sem frescura!! Vamos ver ou melhoram o UNIT ou jogam no lixo.
Ivan
Olha galera gostei muito do ubuntu desde que conheci sempre quis instalar no meu pc custei compra um notbook quando comprei valorizei um pouco hardware mas ele é um Sansumg RV411 Core i3 HD 320 memoria 3G 32bi e eu não consegui instalar o drive do processador para utilizar todas as suas vantagens ora quando eu uso o WIN7 nele ele roda jogos pesado ex: Drago Age II e Trine II, fiquei frustrado pois não consegui instalar o drive que identifica o processador e habilita o efeito 3D fazendo a tela ficar cheia de efeitos no ubuntu e uma ultima coisa é que e precisaria muito ter instalado o pacote Office 2010 ou 2007 no meu ubuntu pois são ferramentas que preciso se alguém lembrando que ubuntu que tentei instalar e 11.10 puder me ajudar com dicas ficarei muito agradecido.
Fer
O problema é que não instala só os codecs ao selecionar essa opção na instalação, instala a merda do Flash também... ¬¬ E não sei porque diabos não vem com os codecs já na ISO, mas que pergunte na instalação, afinal, nem a Ubuntu One Music Store usa OGG ou Flac!
Fer
Nunca nenhum GNU fez, muito menos com GNOME 2!
Guilherme Macedo C.
Assim: http://sinapseslivres.com.br/2011/11/mudar-user-agent-do-firefox-no-ubuntu/
alberson91
Como faz para o firefox reconhecer o Ubuntu 11.10 aqui nos comentários?
alberson91
Gostei!, e ainda mais com 5 anos de suporte =D Tomara que a 12.04 melhore bem o tempo de boot e fique bem estável, pra mim ficar com ela por um bom tempo.
Jean
Eu não gostei dessas mudanças. Gosto muito do Banshee e do Tomboy. Eu os utilizo muito. O Banshee ainda tem alguns bugs, mas nada que o deixe instável. O Tomboy então é leve como uma pena. Sinceramente, eu acho que o Ubuntu regrediu ao dar ouvidos para os xiitas anti-Mono. A primeira coisa que eu vou fazer quando instalar o 12.04 vai ser instalar o Banshee e o Tomboy.
Guilherme Macedo C.
"Clássico", com Gnome puro, só instalando por conta: http://www.omgubuntu.co.uk/2011/10/gnome-shell-ubuntu-11-10-guide/
Guilherme Macedo C.
Thunderbird já virou
bawlaw
é verdade.. o que nos leva a pensar que o Linux é muito ruim. pois uma vez que ninguem usa quer dizer que é ruim.
Bruno Cabral
Então o que está fazendo aqui animal???
Exibir mais comentários