Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Apple libera codec de áudio sob licença Open Source

Paulo Graveheart

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Uma grata notícia para desenvolvedores de programas de áudio, amantes de música e afins: a Apple liberou hoje o seu codec de áudio como Open Source. Ao contrário do MP3, que comprime o áudio de uma música removendo informações do arquivo (diminuindo a fidelidade da música), o codec da Apple, conhecido como Apple Lossless Audio Codec usa uma outra fórmula que permite reduzir o tamanho do arquivo original em até 60%, sem perda da integridade.

Eles não ficam bonitinhos juntos?

O Apple Lossless Audio Codec (ou ALAC, para os íntimos) é um codec de áudio normalmente usado em iPhones, iPods e afins, e pode ser encontrado em arquivos com a extensão .m4a. E a principal diferença dele para o famoso MP3 é que no caso do ALAC a perda na qualidade do áudio é quase imperceptível. Quem já comparou uma música salva como .mp3 e a mesma salva como .flac (arquivo salvo com o codec FLAC) sabe muito bem a diferença que isso traz.

E qual o impacto dessa novidade? Com o codec sendo livre, em breve poderemos ter cada vez mais programas que gravam e leêm o formato, assim como dispositivos (players, tablets, etc.) de outras empresas compatíveis com o formato. E se o .m4a se tornar popular, distros linux que hoje não podem ser distribuídas com o codec mp3 não teriam mais problema algum: era só incluir o ALAC e pronto.

Todo o código-fonte do encoder e do decoder do ALAC foi disponibilizado no site do projeto, junto com um programa de exemplo. Resta saber o que vai sair disso.

Com Informações: Engadget.