Ao contrário do que os pessimistas previam, o Google+ ainda não morreu. Ele continua firme, forte e com menos tráfego do que o Google gostaria, mas ainda segue na ativa. Para tentar voltar a atenção a ele mais uma vez e causar outro boom em tráfego, o Google anunciou ontem três novidades para seus usuários: o What’s Hot, o Google Ripples e o Creative Kit.

Alguém no Google+ estragou o Homem de Ferro

O What’s hot é a interpretação dos Trending Topics do Twitter dentro do Google+, portanto com mais imagens animadas e sem o limite de 140 caracteres. Ele está disponível na forma de um campo no final dos posts no stream central do Google+ ou na forma de um stream próprio que pode ser acessado clicando em What’s hot na barra lateral. Nesse campo são exibidos os posts mais compartilhados na rede naquele momento, com (o Google garante) assuntos e usuários sempre variados.

Noz na fita, versão instagramizada.

Já o Creative Kit vai ser apelativo principalmente para os hipsters usuários do Instagram e similares. Ela é uma ferramenta que adiciona funcionalidade no já existente editor de imagens no Google+ e permite que sejam aplicados filtros, efeitos, legendas e toda a sorte de firulas numa foto qualquer. Basta abrir a imagem, clicar em Editar e selecionar o Creative Kit para começar a brincadeira.

Por último mas não menos importante está o Ripples. Ele não é exatamente algo útil, mas é bonito de se ver. Trata-se de uma ferramenta que exibe de uma forma gráfica o compartilhamento de seus posts no Google+. O Ripples mostra tanto os compartilhamentos passados de um post como também exibe em tempo real quando um compartilhamento público acontece. Aqueles posts privados que recompartilharam algo seu, no entanto, não são exibidos na ferramenta.

Veja mais detalhes sobre como ela funciona e como acessá-la no vídeo abaixo.


(Vídeo no YouTube)

As ferramentas vão ser ativadas para todas as contas do Google+ ao longo dos próximos dias. E aliado a isso, o Google também habilitou a abertura de perfis no Google+ para quem usa o Google Apps. Nesse caso, no entanto, é preciso cautela: por causa do jeito como o Google Apps é gerenciado, o Google avisa que o administrador do serviço terá acesso aos posts e conteúdos postados na rede social.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kowalski
Um dos próprios engenheiros do Google e também responsável pelo Google+, Steve Yegge, disse que esse projeto é um fracasso...
RClemente
hahahaha. Aconteceu o mesmo comigo. Na verdade, foi o que me fez entrar nessa matéria. "Google Nipples?!?!?!". Mas a verdade crua e cruel me desanimou ao reler o nome da parada.
Guilherme macedo
@marcosoliveira Uma rede social pra dar certo não precisa ter o que todos querem, mas passar a idéia de que o que as pessoas querem está nela.
Guilherme macedo
Nem fale.... O Facebook já ta parecendo com o orkut... Todo dia tem alguém que "baixa" um espírito filósofo e fica postando frases feitas... To usando o Google+ e acredito que ele vá pra frente. E acredito mais ainda na questão da marcação dos +1's... Acho que isso foi uma sacada do cara%&*...
Gaius Baltar
Aconteceu o mesmo comigo. Creio que não há necessidade de duas redes sociais muito semelhantes. Essa tentativa de fundir a experiência do Twitter e do Facebook em uma só rede pode ser legal, mas apenas quando mais gente estiver lá.
Rafael Castro
Enquanto não liberarem paginas empresariais, será difícil motivar novos usuários ativos na rede. Ainda tenho minhas dúvidas se o G+ será uma ameaça ao facebook...
marcio
Eu li "Nipples" kkk
@marcosoliveira
Escreveu, corrigiu... e eu continuo sem entender o que vc quis dizer!!! =D
@marcosoliveira
O do G+ é MUITO melhor! O do Facebook é uma piada! Mas eu tô louco ou o gerenciador do G+ começou no Orkut???
@marcosoliveira
Concordo com o Fabio. Pra uma rede social crescer, leva tempo! Vocês podem não se lembrar, mas por muito tempo o Twitter e o Facebook estiveram às moscas aqui no Brasil. Agora bombam! Uma boa leva de early adopters precisa migrar para o Google+ pra aí levar mais uma galera, que leva mais gente, e a coisa cresce exponencialmente! Só não dá pra saber quanto tempo isso vai demorar... E se não vai surgir mais algum serviço pra roubar gente de lá! Mas eu prefiro o G+ ao Facebook em termos de interface e recursos. Só não saio do Face porque (óbvio!) todos os meus amigos estão por lá (rede social? hã?)
Smess
Por aqui o streaming está movimentando normalmente e sem parar. Mas claro, se apenas circular poucas pessoas, com certeza não receberá muitas novidades. ;)
Tiago Coimbra de Araújo
Me expressei mal... na verdade quis dizer que: ".... simplesmente porque não quebraram o campo de distorção da realidade".
@AntonioVeras
Eu até gosto. Posso postar o que quiser, sem me preocupar com o conteúdo. Não tem ninguém me enviando solicitação de nada. Não preciso dar parabéns pelo aniversário de ninguém. [/anti-social]
Tiago Coimbra de Araújo
O problema não é ser o melhor... algo que tem feito a diferença é se esta na moda ou não. Que o diga as redes sociais, o mercado de tablets, smartphones, TVs, e etc... Ja cansei de ver produtos e sites melhores que muitos que estão em evidencia, mas não "colam", simplesmente porque não criaram um campo de distorção da realidade.
Turdin
Google + is the new Wave
Exibir mais comentários