Início » Arquivos » Internet » Google planeja refinar visual do Gmail

Google planeja refinar visual do Gmail

Exibição de mensagens como conversas ganha atenção especial dos designers.

Avatar Por

Quando você acha que a equipe por trás do Gmail foi tirar umas semanas no Caribe para descansar depois da série de novidades apresentadas para o webmail, eis que vazam imagens da próxima interface gráfica do serviço. Sim, minha gente: o Google já planeja mudar novamente a forma como o terceiro webmail mais usado no mundo¹ mostra as nossas queridas mensagens.

Aparentemente um vídeo com a apresentação das novidades, já tradicionais para produtos do Google, foi publicado por engano no YouTube. Ele foi tirado do ar depois disso e está atualmente com acesso restrito, mas o site Google Operating System conseguiu ver o que muda de fato na próxima interface do Gmail.

Aparência do novo Gmail | Clique para ver maior

Para início de conversa, parece que o Google descobriu o tamanho ideal para a altura de cada item na lista de mensagens da Caixa de Entrada. Essa particularidade foi alvo de crítica minha quando o novo Gmail foi apresentado, no fim de junho. Ou então eu que me acostumei mesmo ao novo visual depois desses vários meses em uso.

Esconder as tags (ou marcadores, como preferir) ficou mais fácil. Há uma linha divisório no layout que pode ser arrastada para cima ou para baixo, a fim de revelar ou encobrir as trocentas que você foi criando ao longo do tempo em que adota o Gmail como serviço de email.

A novidade mesmo fica por conta da exibição das mensagens. Que eu me lembre, o Gmail foi o primeiro serviço de email realmente popular a colocar a mostrar mensagens como threads — ou conversações, tradução que eles adotaram para o Brasil até pouco tempo. Se várias mensagens dizem respeito a um mesmo assunto, elas aparecem uma embaixo da outra, em ordem cronológica de organização.

Gmail: visualização de threads | Clique para ver maior

Gmail: visualização de threads com mensagem aberta | Clique para ver maior

Com o futuro Gmail de cara nova, as threads continuam lá, porém mais bonitas. Pelas imagens que vazaram dá para ver que as conversações estão mais parecidas com uma sala de bate-papo. Tem a foto da pessoa, seguida de seu nome e as demais informações sobre a mensagem. E o conteúdo mesmo aparece abaixo disso, como se fosse um SMS ou algo do tipo. Eu gostei.

Lá no rodapé da página fica um só campo de texto que serve para responder somente ao remetente original da mensagem, a todos que a receberam, ou simplesmente encaminhar para outra pessoa. Bem interessante.

A busca superpoderosa do Gmail também ganhou mais recursos. Ou melhor, destacou os que já existiam, mas que nem todo mundo sabia como usar. Ao clicar na setinha para baixo na lateral direita do campo de busca aparece uma série de filtros que, de modo intuitivo, permitem refinar a pesquisa: remetente, assunto, quais palavras devem estar no conteúdo da mensagem, entre outras coisas. Inclusive dá para criar um filtro fixo do Gmail a partir dessa mesma ferramenta.

Gmail: filtros de busca | Clique para ver maior

Não há informações sobre quando a interface renovada do Gmail entra no ar. Como eu disse, as imagens vazaram antes da hora. Oficialmente não temos nenhuma palavra do Google sobre o assunto. Aliás, não temos como saber se os recursos serão de fato lançados. Eu torço para que sim porque gostei bastante do que vi.

Por sinal, Google, eu reparei que agora tem anúncio entre a barra de ferramentas do Gmail e as mensagens na Inbox, ok? Mercenários

Referências: 1 – Dados da comScore para agosto de 2011 considerando uso de email no mundo inteiro. Live Hotmail aparece em primeiro, seguido de Yahoo Mail e Gmail.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato
Legal, eu gostei da interface e parece estar melhor do que aquela atual que eu não suporto. Não sou muito fã do serviço de email do Google. Eu uso e gosto bastante do Yahoo, mas venho citar uma boa opção para quem não conhece ainda. O sistema de email do Opera parece me ser muito bem elaborado. Ele ainda está em fase Beta, mas eu já aprovei de cara. Não falo em recursos, mas na interface amigável. Se você é curioso aproveita e dá uma olhada. https://www.fastmail.fm/mail/ ou https://mail.opera.com/
zilá nunes de ávila
Amei!!! Cada vez mais prático.
Francisco Veiga
Também gostei, sempre é bem-vinda inovações.
@TatoGomes
People who NOT get jokes...
Leonardo
http://www.youtube.com/watch?v=aF2I8c3fNQs&feature=player_embedded
Leonardo
Ta ai o vídeo para quem não viu, achei sensacional.
Rafael
Você por acaso já usou as novas versões do Yahoo! Mail? Posso citar que o AJAX funciona muito melhor lá do que no GMail (carregamento, etc), além da versão móvel.
Alexandre
O calendar, ou agenda, ja esta no google+ style.. pessoalmente me queima as vistas de tanto branco... as vezes ser clean nao necessariamente significa ser branco.
@golker
Yahoo tem espaço ilimitado na inbox, isso é um atrativo bem interessante pra muita gente :P
Fábio
Eu já estou usando esse novo visual, ficou bem melhor realmente, não uso muito os marcadores, então não faz tanta diferença pra mim.
Ibraim
Gostei desse novo visual nos sites Google, menos no Gmail. Não uso nem pretendo usar esse novo tema. É tudo muito grande nele, não me parece confortável. Já usei por um tempo, mas nada como o bom e velho tema clássico. Esperar pra ver se vão melhorar nesse sentido, ficar mais compacto.
Adalberto
Pelo que vi no novo layout a tendencia e de colocar o botão de opções no site e não mais na barra preta, creio que os rumores estão se concretizando em que a barra preta será retirada....video do novo layout do gmail...http://www.youtube.com/watch?v=CUz8czy9BZc
EDI LOPES
Acho que as mudancas serao cada vez mais SUTIS isto que o Gmail chegou a um nivel que eh dificil iamginar o que ainda pode ser melhorado.
j2k
Quando criei um gmail há pouco tempo percebi que essa propaganda veio por default. Daí eu fui lá e desativei (muito simples). Acho que não é nada novo não.
j2k
realmente, testei aqui e vi que o tema com visual igual (chama-se "visualização") não tem as funcionalidades informadas
Exibir mais comentários