Um dos princípios do direito administrativo é a publicidade: tudo deve ser público e publicado. Nenhum processo, qualquer que seja, pode ficar sem os tradicionais autos — calhamaços de papel com absolutamente tudo relacionado ao assunto. Pois bem, deve ser publicado. Se for transmitido ao vivo pela internet, melhor ainda, tanto que diversos tribunais adotaram o streaming das sessões nos últimos anos. Menos o Superior Tribunal de Justiça.

Nossos meretíssimos excelentíssimos ministros não querem transmissões ao vivo, com direito a áudio e vídeo.

STJ: tem câmeras, microfones e estrutura, mas não tem a vontade de transmitir

É o que revela reportagem publicada pelo site da revista Info. Existe capacidade técnica para transmitir todas as sessões do STJ, o segundo tribunal mais importante do país, durante 24 horas por dia se os ministros assim quisessem. Há 41 câmeras registrando as audiências, sessões, salas de conferência e tudo mais do cotidiano do STJ. No entanto, esse material está disponível ao vivo somente na intranet do tribunal.

O próprio Supremo Tribunal Federal, considerado a mais alta corte nacional, transmite tudo em tempo real. Qualquer que seja a posição de um ou outro ministro sobre o aborto, descriminalização do consumo de drogas, e por aí vai. As discussões vão ao ar pela internet e pela TV Justiça na televisão por assinatura.

A Info cita o receio dos ministros em ter sua imagem exposta em decisões mais acaloradas, como de operações da Polícia Federal. Mas qualquer brasileiro tem o direito de ir a Brasília e acompanhar as audiências, sempre abertas para o público. Por que não perseguir a transparência e fazer o streaming pela rede? Algo que ainda não entendi.

As imagens já são captadas pela equipe de 20 profissionais dedicados a isso. Basta copiar e colar alguns códigos da transmissão ao vivo do STF (entre outras coisinhas) e colocar no site do STJ. Não pode ser tão difícil assim… Pena que os ministros não querem. Um retrocesso, a meu ver.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

j2k
se tem medo de mostrar é óbvio que tem coisa errada... essa cambada trabalha pra nós, tem que mostrar serviço!!
Lucas Meneses
eu sei que o Brasil é o país que mais sofre com a corrupção...
@TatoGomes
Acho que pela audiência do blog lá fora, alguém pode me ajudar: Isso rola mundo afora? Porque todo mundo gosta de falar "viva o Brasil" ironicamente quando acontecem umas coisas como essas, mas eu não tenho idéia se esse tipo de coisa existe em outros países.
Guilherme macedo
@Claudio H. @Rodrigo Fante Pois eu acredito que não existe político 100% correto. Existe aquele que rouba menos mais eu acho tenho quase certeza absoluta que todos, absolutamente todos roubam. Mas tem aqueles que roubam pouco e dá até pra aceitar esses, e tem os outros que querem fo$%# com o povo e querem levar toda a verba pública que conseguirem. Quanto a levar a denúncia ao MP, outras pessoas mais influentes do que eu já denunciaram várias dessas falcatruas e onde estão os políticos envolvidos? Estão por ai, dando risada da cara do povo. As Leis do país protegem esses corruptos. Alguém do Mensalão foi preso? Eu não sei de um político que foi preso. Enquanto corrupção não for crime hediondo, nada vai mudar.
Regis
REPROVO o comentário de Jeferson_huan.
@iJeanCarlos
Eu não fiz afirmação alguma,só estou deixando um comentário em um fórum de tecnologia,não tenho conhecimento em leis,e casas superiores...Se eu errei mesmo?...Peço desculpas.
Claudio H.
@Rodrigo Fante, em nenhum momento eu disse que a maioria, ou todos, os políticos são corruptos, também imagino que não, até porque se fosse assim hoje o brasil seria uma Etiópia economicamente falando. Mas o problema é que os 1-10% que são corruptos "arregaçam" com o país. O Brasil ganha muito, mas muito dinheiro mesmo com impostos, e o dinheiro é tanto, que se não tivesse tanta robalheira nós seriamos pais de primeiro mundo facilmente! Estou afirmando isso não por imaginação, mas porque é a realidade. Eu acho sim que deveriam aumentar ainda mais o salário dos políticos, o salário do presidente da república é ridículo! Prefiro que aumentem o salário e parem com a robalheira - e atenção, não estou acusando ninguém de nada, estou falando de robalheira que se vê em jornais todas as semanas - do que o Brasil continuar assim. Muita coisa certa, mas muito mais coisa errada. Eu sou a favor do aumento do salário político SIM, mas que esse aumento venha com uma lei inalterável e incontestável de PENA DE MORTE para qualquer pessoa com cargo público que for pega roubando. Simples assim, né? Apelei? Quem sabe, ja tá na hora...
@guyilherme
Rodrigo Fante Realmente... Você está correto. Mas eu tenho uma carta na manga que me dá uma vantagem. Eu moro em Salvador, e acredite quando eu digo, aqui todos os jornais o que mais querem é uma confusão pra dar audiência, seja lá de que origem for. Não preciso nem pagar advogado. Só há ganhos para os políticos quando são pessoas que não querem confusão. Pobre que nem eu não tem o que perder, fao uma zoada com uns amigos na frente de alguma emissora e rapidinho meu caso ta passando no Jornal Nacional e com o devido apoio da nação. E ainda ganho uma grana em cima disso.
Rodrigo Fante
@Guilherme, acredite, processos desse tipo existem aos montes e a maioria com ganho dos políticos, não conte com esse apoio da nação, a coisa não é bem como você imagina.
Rodrigo Fante
@Guilheme e @Claudio, se tem tanta certeza assim e tem provas, denunciem ao Ministério Público, se não é apenas especulação, eu SINCERAMENTE não acho que a maioria dos políticos seja corrupto, de verdade, embora ache que o número é demasiado alto e algo deveria ser feito para aumentar a fiscalização dos atos dos mesmos.
tchones
Como nunca antes da história desse pais.....
Claudio H.
"Vocês com medo de expressarem suas opiniões e dar cagada, enquanto quem lhes faz medo, da risada enquanto caga nas vossas cabeças". Adoro essa frase, só não me lembro do autor dela, mas se lembrar posto aqui. :D
Guilherme macedo
Rodrigo Fante: Eu quero é ver quem vai me processar por calúnia ou ofensa ou qualquer outra coisa, por ter falado que há corrupção em todos os orgãos públicos desse Brasil. Ganho causa fácil pela simples repercução e apoio geral da nação por dizer a verdade e ainda ganho uma grana em cima disso. Político não tem moral de reclamar de nada(Pelo menos isso).
Guilherme macedo
E assim qualquer um poderia discordar da decisões deles. Se não dá pra confiar no STJ, porque eles não querem que suas escolhas sejam questionadas, vou confiar em quem nesse país? Só na minha avó mesmo.
Rodrigo Fante
@Guilherme, é por aí mesmo, uma coisa é você dar sua opinião, do tipo: "eu acredito que", "eu acho que", "minha opinião é que" Ainda sim corre riscos por ofensa, mas menores. Diferente é fazer como o o Jean fez: "Para não querer transmitir,é porque querem fazer algo ilícito." Afirmou algo, assim, desta prova, se quiserem te ferrar, assim como o dono do site, é muito fácil.
Exibir mais comentários