Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Adobe Reader se rende ao iOS

Adobe Reader se rende ao iOS

App grátis para iPhone, iPad e iPod Touch permite visualizar documentos em PDF.

Avatar Por

Amor e ódio, assim podemos definir a situação entre Apple e Adobe. A segunda anunciou nessa segunda um novo aplicativo para iOS: o Adobe Reader, que passa a funcionar nos iDevices com a marca da maçã na traseira. Sendo criadora do PDF, a gente podia imaginar que o app para leitura de PDF deles é melhor que os demais — que o da própria Apple, inclusive. Bom, as coisas não são bem assim.

O Adobe Reader (App Store) oferece os recursos mais básicos de um leitor de documentos em PDF. A exibição das páginas é feita de forma contínua (uma embaixo da outra), página única (uma ao lado da outra), e automático (que eu ainda não entendi direito como funciona).

Adobe Reader no iPad

A pesquisa também funciona aparentemente bem. Depois de colocar o termo que eu quero procurar no documento, o Adobe Reader automaticamente mostra um deles, com as palavras destacas. No rodapé do app aparecem botões para avançar e retroceder entre os demais resultados para a pesquisa.

Assim como no iBooks (App Store), o app oficial da Apple para leitura de livros digitais, o Reader da Abobe no iPad permite enviar o documento em visualização como se fosse um anexo. Segundo a companhia, ainda dá para marcar as páginas mais importantes, mas eu ainda não descobri onde exatamente esse recurso está.

Enfim, trata-se de um aplicativo que faz tudo aquilo que o iBooks faz. Por que baixá-lo? Porque ele lê documentos criptografados. Só que o concorrente da Apple também faz isso.

O que ficou faltando no app: pelo menos uma forma de adicionar anotações e destacar os trechos mais importantes do texto apresentado. Aposto que seria um recurso matador para estudantes e gente que lida com muita documentação (eu!).

Use o iTunes para adicionar PDFs ao Adobe Reader

Enfim, o Adobe Reader é um app gratuito com pouco menos de 6 MB. Cumpre as mesmas funções do iBooks. Fica a seu critério fazer o download ou não. Eu confesso que não vi muito sentido em tê-lo no meu iPad.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo
pensei aqui em uma utilidade, vai que alguem te manda um .pdf com senha?? quer dizer, não sei, posso estar falando besteira.
Lucas Meneses
E a apple ganha mais uma...
ricardo
A questão não é funcionar ou não, e sim as funcionalidades do programa, que são muito limitadas. O que eu quis dizer é que o Adobe Reader é muito inferior ao Okular, mas funcionar bem, ele funcionam sim.
Ramon Melo
O Adobe Reader já é péssimo no PC, por que alguém pensou que ele seria bom no iOS?
@apudluanam
nossa! baixei antes mesmo de terminar de ler o post.. com certeza ele fica ineficiente sem highlitghs e comentarios, palavra de mestranda em fase final de dissertação. então vou continuar usando o neu.annotate, que é gratuito e tá dando pro gasto.
Thássius Veloso
Funciona no iPhone também, Bruno. O Adobe Reader para iOS é um app 'universal'.
@brunogdb
Eu queria isto era para iPhone. Eu não gosto de ler PDF no iBooks.
@brunogdb
Na realidade, o que da Adobe funciona direito no Linux?
ricardo
No meu Linux eu não instalo o Adobe Reader, pois o Okular é muito superior. Vai entender por que a empresa detentora o formato não possui o melhor leitor.
Jean
Sabe o que a Adobe devia fazer? Acabar com o suporte a MacOSX e iOS de todos os seus produtos (Photoshop, PageMaker, etc...). Aí sim, a Apple ia se ferrar. Todas as empresas que trabalham com design jamais comprariam um Mac.
Caio Alexandre
"A segunda anunciou nessa segunda". Ficou engraçado. :P Mas enfim, pra Adobe lançar um app pro iOS, só pode ser uma relação de amor e ódio mesmo, pelas farpas que estavam trocando há alguns tempos atrás...
Alex
Mas se a Adobe quer fazer desse app um trampolim pra ganhar $$$ com um editor pdf pago, chegou tarde demais. Já existem excelentes aplicativos na AppStore como por exemplo o PDF Expert. Ele é completíssimo e está muito longe do segundo colocado. Uso regularmente e não tem nenhum outro que faça metade que ele faz.
@CorvoCampones
Com certeza no futuro próximo alguma atualização com as funcionalidades a mais virá, mas acredito que o mínimo eles fizeram. Agora é objetivo é superar. Como qualquer outra tecnologia ou "coisa".