Início » Arquivos » Curiosidades » Morre criador da linguagem C, Dennis Ritchie

Morre criador da linguagem C, Dennis Ritchie

Cientista faleceu no fim de semana. A confirmação da morte veio na quinta-feira em comunicado emitido pelo Bell Labs.

Avatar Por

O mundo da informática está mais triste. Em um comunicado emitido ontem, os Bell Labs (empresa subsidiária da francesa Alcatel-Lucent nos Estados Unidos) informaram que Dennis Ritchie faleceu aos 70 anos durante o fim de semana. Os programadores que leem o Tecnoblog com certeza conhecem esse nome: ele é o criador da linguagem C.

Dennis Ritchie, à direita, recebendo um prêmio no Japão

Ritchie trabalhou por anos nos Bell Labs. De lá, foi capaz de inventar a nova linguagem de programação. Mais tarde, Ritchie escreveu “The C Programming Language”, em parceria com Brian Kernighan, livro considerado a bíblia do assunto. Ah, antes que me esqueça: o cientista também contribuiu fortemente para o desenvolvimento do UNIX, sistema que hoje em dia serve de base para Ubuntu e o OS X, apenas para citar os mais comumente utilizados.

Inclusive, foi graças ao UNIX que o cientista levou o prêmio Turing no remoto ano de 1983 (eu ainda não era nascido), junto com seu colega Kenneth Thompson. A premiação reconhece pessoas importantes que contribuíram de forma positiva para o campo da computação.

Ritchie foi eleito para a Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos em 1988. Trabalhou no Bell Labs por trinta quarenta anos, entre 1967 e 2007, quando se aposentou. Ainda assim, o cientista continuava na empresa de pesquisa como consultor nos últimos quatro anos.

O corpo de Ritchie foi enterrado em Murray Hill, Nova Jersey.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

UZUMAKI
obrigado pelo q criaste pra nós D.R e please R.I.P nunca é tarde pra postar algo, pork nem todos são bem informados
Lucas
É sim, um ano de muitas perdas. :(
rafaelverolla
sinceramente estou enojado com o tratamento dado a SJ e a Dennis Ritchie por um blog que se esperava que conhecessam algo sobre informatica. Se fosse um blog sobre marketing, sobre marcas, sobre mercado de tecnologia até era aceitavel, mas isso aqui foi foda... "Mas é que tinha tanto leitor reclamando que não falamos sobre isso, que resolvemos postar agora." Cacete viu. Cacete.
Yuri
int main( int argc, char ** argv ) { puts(“Dennis Ritchie >”); while(1){ puts(">"); } puts("Jobs"); return 0; }
Shangraf
O mundo perdeu muito com a morte desse cara. Esse sim realmente foi um gênio.
TerrorTricolorFC
main() { printf("valeu cara"); }
Menezes
acho que talvez alguém mais qualificado na área que deveria ter escrito a matéria...
Thiago Sabaia
Não conhecia esse cara.....
Lucas Meneses
Como eu disse, antes tarde do que nunca. Pelo menos aqui o pessoal nos ouve, não é puxando o saco não, até porque acho que fui o primeiro a pedir o artigo aqui(se alguém discorda, tudo bem, não vou brigar por causa disso).
Rodrigo
Thiago e Thassius, fico feliz que vocês aceitem as críticas (bem fundamentadas) dos leitores. A gente percebe claramente que o universo de vocês é a era moderna da Apple. É bom ter alguns "evangelistas" de Linux, Windows, FreeBSD, Google, redes, etc. como colaboradores não para incitar a discórdia, mas para enriquecer as discussões e valorizar todos os assuntos, não só os relacionados à adorada maçã.
Rafael
Sim Rodrigo. Por isso mesmo Linux é mais usado que Ubuntu, e por isso devia ser dito Linux e não Ubuntu no post já que Linux é mais usado e essa foi a desculpa usada pra citar o nome do SO. Explicando: Número de usuários Ubuntu = número de usuários Ubuntu. Número de usuários Linux = número de usuários Ubuntu + o resto.
Kowalski
@Scheldon: Bela frase! ;)
Scheldon
As celebridades precisão que as pessoas lembrem de sua existência, já os grandes homens gravam seus feitos no próprio futuro.
Scheldon
Assino em baixo.
Scheldon
Reclamando com muita razão aliais.
Exibir mais comentários