Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

KDE comemora seus 15 anos de vida

Feliz aniversário para esse projeto incrível de software livre!

Paulo Graveheart

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Um dos projetos de software livre que mais cresceu e que uma das maiores comunidades de usuários e desenvolvedores tem muito o que comemorar hoje: o projeto KDE comemora seus quinze aninhos de vida, e com muito fôlego pela frente!

Eu era assim...

Como quase todo projeto livre, o KDE (Kool Desktop Environment no começo, apenas K Desktop Environment hoje em dia) começou com um anúncio em uma lista de discussão, onde o autor pedia sugestões e convocava participantes.

O anúncio, hoje imortalizado no site do projeto, já dava o tom do que Matthias Ettrich — fundador do projeto KDE — queria: um ambiente de trabalho que não fosse voltado para o administrador de sistemas, mas sim para o usuário final. Algo simples e fácil de usar, onde você poderia ler seus emails, editar documentos, ouvir músicas e essas outras coisas que pessoas normais fazem.

Crescendo de forma estupenda e se tornando um dos GUIs mais completos e estáveis disponível durante muito tempo, o KDE acabou sendo usado como ambiente padrão em várias distribuições Linux durante o final da década de 90 e começo dos anos 2000.

Infelizmente, o crescimento do GNOME e de outros projetos, assim como várias mudanças radicais na usabilidade do ambiente fizeram com que muitos usuários migrassem para outros ambientes. Mesmo Linus Torvalds, usuário e defensor do KDE, resolveu migrar para o GNOME após o lançamento do KDE 4.0 (não por acaso, foi nessa época que também acabei mudando de ambiente gráfico).

...e fiquei assim!

De qualquer forma, o KDE ainda continua um projeto grande, com milhões de usuários mundo afora e mais 1.800 contribuidores, disponível como ambiente padrão em várias distros (ou ao menos disponível para download) e continua seu processo de inovação partindo para dispositivos móveis, como já havíamos noticiado.

O KDE está na versão 4.7.2 e você pode fazer o download no site do projeto, ou aguardar que sua distro favorita crie pacotes para instalação direta.

Como sempre, desejamos os parabéns ao KDE e esperamos que projeto continue conquistando mais e mais usuários, e comemore mais e mais aniversários.

Com informações: H Online