Com mais de 450 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, em outubro de 2009, o Windows 7 finalmente ultrapassou o decano Windows XP e agora detém a honra de ostentar coroa de sistema operacional mais usado no mundo.

Dados da empresa de monitoramento na web StatCounter relativos aos primeiros dias de outubro dão conta de que o Win7 agora roda em 40,15% das máquinas conectadas à rede, enquanto o antigo rei XP ainda dá as caras em 38,77% dos computadores.

Windows 7 e Windows XP: um em alta, outro em queda

Enquanto isso, o Windows Vista, que nunca sequer chegou perto de ameaçar seu antecessor, registra 11,16% de popularidade – seu pico, atingido à época do lançamento do Windows 7, foi de 20%.

Já no Brasil, o Windows 7 é o sistema mais utilizado pelos navegantes desde a segunda quinzena de setembro. Os números da StatCounter mostram que atualmente a mais nova versão do programa está presente em 48,4% dos computadores brasileiros, enquanto o XP dá vida a 44,2% e o Vista a 4,96%. Aos interessados, máquinas com o OS X correspondem a 1,06% da fauna tecnológica tupiniquim.

Lançado no distante agosto de 2001, o Windows XP teve sua morte adiada diversas vezes por conta da má recepção do Vista no mercado e viveu seus últimos dias chegando embarcado em netbooks e outras máquinas de baixo custo com capacidade de processamento modesta. Fora das lojas desde 22 de outubro do ano passado, o programa terá suporte até abril de 2014.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon Gonçalves
huahequhuaeheuaeh que forçado. 'obrigar' já começa errado. Tenso.
olacir
Eu hein, preferiu o Vista...Kkkkkkkkk cada louco com sua mania...
Thássius Veloso
Leandro, é que a máquina está bem velhinha mesmo. Trata-se de um Celeron dos mais antigos. Mas acho que não custa nada procurar alguma instituição que remaneje as máquinas e entregue a quem precisa. Boa ideia!
Bel Salles
Pois é. Quando eu tiver dinheiro pra comprar um note melhor, eu começo a usar outro SO E só uso o XP no desktop tbm pq acho mais cômodo. Já experimentei o Win7 e preferi ficar com o XP msmo. Meu $$ não nasce em árvore.
Guilherme Macedo
Ia pedir pra usar Debian : pra não correr o risco de dependência tecnológica :P
Renato
Perdão interpretei errado.
Guilherme Macedo
@Vinicius Kinas, só discordo do ponto que "Linux dormiu lá atrás". Isso eles não fizeram pq projeto Linux nunca foi pra dominar o mercado doméstico, nem mesmo o mercado corporativo. Tudo foi consequência do desenvolvimento diferenciado, aberto. Só a pouquíssimo tempo uma empresa, a Canonical, apostou suas fichas totalmente no mercado doméstico. E isso que a empresa nem se compara a gigantes do setor.
Guilherme Macedo
Mas o Windows 8 está sendo pensando para tablets. Não vai ser um adaptação como foram os outros Windows. Ainda mais com o suporte pra ARM.
Guilherme Macedo
@Renato e @Jeferson_huan, opinião é com base em informação e isso que vc falou não é opinião. Além disso vc pode dizer que gosta ou não, que é apropriado pra um trabalho ou não, mas dize que "um lixo" é sem sentido algum e não condiz com a realidade. Tanto o Windows como o kernel Linux (e de maneira geral sistemas Linux) são bons e tem qualidades.
@TatoGomes
Que medo... Gosto é gosto, né? =D
@TatoGomes
Nada contra o Safari, mas eu fiz meu comentário do Dolphin HD... =D
gokernel
Renato, o meu post foi direcionado para o Jeferson_huan.
Renato
Eu te convencer?... nunca! Respeito sua escolha. Só dei a minha opinião da mesma maneira que o Jeferson_huan deu a dele. Mas se você quer me convercer do contrário fique avontade. ^^
Souzabsb
Minha máquina veio com vista e prefiro usa-lo assim a colocar um W7 pirata.
João Júnior
Enfim, estão se livrando do velho XP! Graças!
Exibir mais comentários