A Adobe demonstrou durante sua conferência para desenvolvedores Adobe Max 2011 uma nova funcionalidade que serve para desembaçar fotos e que se encontra ainda em teste no seu mais famoso programa de edição de imagens. Sim, já existem técnicas capazes de fazer isso mas como empresa criadora do Photoshop, você espera que a Adobe tenha uma maior experiência na área para executar essa tarefa da forma certa. E parece que conseguiram mesmo.

O programa analisa a imagem, descobre como ela ficou embaçada e cria um padrão. A partir desse padrão ele mostra uma trajetória aproximada da câmera que causou a distorção da imagem e oferece a opção de deixá-la nítida com o toque de um botão. O vídeo abaixo mostra essa funcionalidade em ação durante a conferência. Atente para as expressões de espanto da plateia precisamente no minuto 1:18.


(Vídeo no YouTube)

Por enquanto a Adobe diz que trata-se apenas de um protótipo que ainda está no estágio de desenvolvimento. Ele estará em alguma das futuras versões do Photoshop, mas não sabemos qual delas..

Mas se você já está acostumado aos absurdos tecnológicos das séries policiais americanas, particularmente alguma das quinze variações de CSI, provavelmente já deve ter uma ideia de como essa novidade da Adobe funciona. Se desconhece todas elas, eis um curto vídeo de CSI que exemplifica exatamente o que eu estou falando.

(Vídeo no YouTube)

Na TV parece ser bem mais fácil. Principalmente quando o efeito é acompanhado das falas “Enhance!” ou “Zoom in!

Com informações: PC World.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Edpalo
É o verdadeiro "milagre dos pães" só que ao invés de peixes são pixels...
Tio Z
Acho que rolou um panico em massa na Apple...
Ramon Melo
Ótimo, agora só falta uma ferramenta que transforme imagens de baixa resolução em alta e metade dos problemas dos designers com clientes desaparecerão.
Yangm
BTW: http://images.starcraftmazter.net/4chan/tech_games/retarded_csi2.jpg
Yangm
Espero que seja tão mágico, revolucionário e... perai essa é a outra empresa com A, ouch! Espero que funcione de verdade naquele JPEG cheio de hotpixel na pior qualidade possível que denuncia (ou não) seu chifre.
Yangm
Versão DEMO é grátis. Just saying...
Rafael The Mist
Com a diferença que irá se encontrar em um programa ao alcance de todos. Bem, quase todos. :P
EDI LOPES
Fico meio P da vida quando vejo filmes onde a foto esta toda embaçada e em passe de magica ela fica nítida. Ou entao qdo da um zoom e consegue ler o que esta escrito na imagem. Isso é ficção. E tb acho que essa função vai ter um melhor resultado qdo aplicado em arquivos raw. Quando a Adobe introduziu a ferramenta Conten Aware Ffill o espanto da platéia foi idêntico ao do video
@XMax_PayneX
Boa observação, Rubens D:
RubensBrilhanteJr
Essa funcionalidade devia vir por padrão nas máquinas fotográficas. Era uma mão na roda.
Flávio Banyai
Os estudos da Microsoft contidos no seguinte link explicam um pouco a idéia... :) http://research.microsoft.com/en-us/um/redmond/groups/ivm/imudeblurring/
Guilherme Macedo
Muito parecido com o algoritmo (a função, não o código) de uma empresa alemã que a Interpol gosta de usar pra "desborrar", limpar e até tirar o efeito "ciclone" da cara das pessoas. Muitos pedófilos usam esses efeitos pra se esconderem mas o algoritmo desfaz tudo, tornando a foto perfeita.
Scott
Seria esse o fim de fotos borradas sobre produtos vazados?
@shootmeagain
Em apresentações tudo dá certo. Vamos ver como ficará na prática mesmo. Só sei que tinha vontade de subir pelas paredes com esses "Zoom in" e "Enhance" HAHAHA
rafaelhbarros
Agora falta 3 coisas: reconhecimento facial, conexão com o banco de dados do FBI/CIA e reconhecimento de voz. "Zoom in, enhance, face recognition. Its him, lets go!"
Exibir mais comentários