Início / Arquivos / Celular /

Android: Gingerbread cresce e Froyo cai abaixo de 50%

João Brunelli Moreno

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Números divulgados pelo Google essa semana mostram que pela primeira vez no ano a participação da versão 2.2 Froyo no universo Android ficou abaixo da mítica barreira dos 50%, enquanto os Gingerbread – que compreendem as versões 2.3.X – registraram forte crescimento. Segundo os dados, a versão Froyo viu seu território encolher 5.9% desde a última medição, realizada na segunda metade de setembro. Já os Androids com Gingerbread viram sua participação crescer em 7.5%, saltando de 30.7% para 38.2%.

Fragmentação? Que fr agm e nta ç ã o ? | Clique para ampliar

Enquanto isso, os pioneiros Android 1.5 e 1.6 ainda rodam em 1.1% e 1.4% dos dispositivos da “família”. Já o 2.1 Eclair se segura em 11.7% dos aparelhos. Os aparelhos com Honeycomb, versão desenvolvida especificamente para tablets, ainda têm tímida presença, com módicos 1.8%.

Entre os motivos que explicam tamanho crescimento da versão 2.3 do sistema está a grande popularidade de alguns modelos que saem de fábrica já com essa versão, como Samsung Galaxy S II, que vendeu 10 milhões de unidades desde abril, e que acompanham também o bom desempenho de outros aparelhos, como Motorola Milestone 3 e HTC Bionic.

James Whittaker, diretor de engenharia do Google, disse durante o Google Developer Day no Brasil que as ativações de Android em julho alcançaram 550 mil ao todo. Analistas da área da indústria móvel prevêem que o Android deva chegar a 1 milhão de ativações diárias em todo o mundo até o fim deste mês.