Fragmentação? Que fr   agm e     nta  ç    ã              o ? | Clique para ampliar

Números divulgados pelo Google essa semana mostram que pela primeira vez no ano a participação da versão 2.2 Froyo no universo Android ficou abaixo da mítica barreira dos 50%, enquanto os Gingerbread – que compreendem as versões 2.3.X – registraram forte crescimento. Segundo os dados, a versão Froyo viu seu território encolher 5.9% desde a última medição, realizada na segunda metade de setembro. Já os Androids com Gingerbread viram sua participação crescer em 7.5%, saltando de 30.7% para 38.2%.

Enquanto isso, os pioneiros Android 1.5 e 1.6 ainda rodam em 1.1% e 1.4% dos dispositivos da “família”. Já o 2.1 Eclair se segura em 11.7% dos aparelhos. Os aparelhos com Honeycomb, versão desenvolvida especificamente para tablets, ainda têm tímida presença, com módicos 1.8%.

Entre os motivos que explicam tamanho crescimento da versão 2.3 do sistema está a grande popularidade de alguns modelos que saem de fábrica já com essa versão, como Samsung Galaxy S II, que vendeu 10 milhões de unidades desde abril, e que acompanham também o bom desempenho de outros aparelhos, como Motorola Milestone 3 e HTC Bionic.

James Whittaker, diretor de engenharia do Google, disse durante o Google Developer Day no Brasil que as ativações de Android em julho alcançaram 550 mil ao todo. Analistas da área da indústria móvel prevêem que o Android deva chegar a 1 milhão de ativações diárias em todo o mundo até o fim deste mês.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados