Números divulgados pelo Google essa semana mostram que pela primeira vez no ano a participação da versão 2.2 Froyo no universo Android ficou abaixo da mítica barreira dos 50%, enquanto os Gingerbread – que compreendem as versões 2.3.X – registraram forte crescimento. Segundo os dados, a versão Froyo viu seu território encolher 5.9% desde a última medição, realizada na segunda metade de setembro. Já os Androids com Gingerbread viram sua participação crescer em 7.5%, saltando de 30.7% para 38.2%.

Fragmentação? Que fr agm e nta ç ã o ? | Clique para ampliar

Enquanto isso, os pioneiros Android 1.5 e 1.6 ainda rodam em 1.1% e 1.4% dos dispositivos da “família”. Já o 2.1 Eclair se segura em 11.7% dos aparelhos. Os aparelhos com Honeycomb, versão desenvolvida especificamente para tablets, ainda têm tímida presença, com módicos 1.8%.

Entre os motivos que explicam tamanho crescimento da versão 2.3 do sistema está a grande popularidade de alguns modelos que saem de fábrica já com essa versão, como Samsung Galaxy S II, que vendeu 10 milhões de unidades desde abril, e que acompanham também o bom desempenho de outros aparelhos, como Motorola Milestone 3 e HTC Bionic.

James Whittaker, diretor de engenharia do Google, disse durante o Google Developer Day no Brasil que as ativações de Android em julho alcançaram 550 mil ao todo. Analistas da área da indústria móvel prevêem que o Android deva chegar a 1 milhão de ativações diárias em todo o mundo até o fim deste mês.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

mfreire
Acho que isso está acontecendo devido as inumeras roms customizadas que tem por ai, ex CM7 e MIUI, por exemplo que usava o android 2.2 estou usando o 2.3.5 que foi feito pela MIUIBR, o telefone fica perfeito e suave, graças a Deus essa rom não vem com nada da motorola e funciona perfeitamente, além de ter atualizações toda semana.
Yangm
Nota: A market já aceita múltiplos APK, logo os dev's irão precisar "apenas" compilar mais de uma versão de seu app.
Yangm
Atualização da Motorola? Hahaha espere sentado, em uma cadeira bem macia.
@FarRules
Poderia mostrar a fonte do Google Referente a isso? Obrigado!
Paulo
"Android: Gingerbread cresce e Froyo cai abaixo de 50%" isso se o seu celular não for um motorola, no meu caso um defy. #motofail
@habeebs_
Se não fosse a motorola, esse numero de gingerbread estaria muito maior...Valeu motorola por enrolar pra atualizar meu Milestone 2 #NOT
Pedro Maich
Ninguém vai corrigir dizendo que 'crescer em 7.5%, saltando de 30.7% para 38.2%' não ta certo? Ele cresceu quase 25% ou 7,5 pontos percentuais.. Também, chega de irritar os editores, já basta as brigas entre Apple, Google e Microsoft.
@brunogdb
E detalhe: Cyanogen é melhor que stock e ROMs das fabricantes.
Vinicius Kinas
Uma das mudanças mais significativas na API do Android até agora foi justamente da 1.6 pro 2.1, assumindo que temos menos de 3% com Androids anteriores à 2.1, tá bom até. Problema vai ser quando sair a versão 4.0 ICS, que promete várias mudanças para unificar smartphones e tablets num único sistema. Quem quiser tirar proveito da nova integração vai limitar muito suas vendas/downloads ou ter que manter uns branches por um bom tempo.
Fabio Garcia
Por enquanto estou feliz com o meu 2.2.2, funcionando muito bem no Defy. Estou esperando uma versão mais estável da 2.3, a que testei tava bebendo a bateria como se não houvesse amanhã.
Rafael Olah
Legal é ver que o site não reconhece o sistema operacional android 2.2 e o navegador Dolphin e me coloca como usuario de IOS e Safári.
Gabriel
Se você tiver interesse, já tem ROMs personalizadas Cyanogen. Aqui funciona bem, não lembro de nada que tenha parado de funcionar.
Rafael Olah
Não vejo a hora de sair a versão 2.3 pro Milestone 2.
@eduaxx
Ativações*
@eduaxx
Um milhão de ativições diárias é um número absurdamente grande, não?!