Quem tem tempo de ir a exposições de arte hoje em dia? Vivemos num mundo corrido em que as horas passam rápido demais e nunca há tempo o suficiente para tudo. Por isso eu gosto do Google Street View, por exemplo. Posso visitar cidades do conforto da minha cadeira, sem me preocupar com o fato de estar vestindo pijamas ou andando descalço. Mas carros do Street View não podem entrar em museus (embora as câmeras do serviço já estejam mapeando obras de arte).

Em um conceito parecido com esse, mais um pouco mais ao vivo e a cores, está o projeto “Aos Curiosos”, da Pinacoteca de SP. Trata-se de um gato-robô que foi instalado essa semana e pode ser usado para explorar o segundo andar da Pinacoteca, onde uma nova exposição está sendo montada. Veja um vídeo abaixo de como ele funciona.


(Vídeo no YouTube)

Para que a exploração seja possível, um “visitante virtual” da Pinacoteca deve ir na página deles no Facebook entre os horários de 14 e 17h e assumir o controle. Para dar tempo para todo mundo passear com o robô, cada usuário tem direito a 3 minutos de exploração. Já entrei em contato com os responsáveis pelo projeto para descobrir qual o hardware usado, mas obviamente há uma aspirador de pó do estilo da Roomba envolvido.

A ideia do projeto, aliás, foi da agência F/Nazca e a execução foi do pessoal da Plankton Digital. Quem já lia o TB durante a Campus Party desse ano deve conhecer o nome: eles foram responsáveis por espalhar os cubos de curtir no Facebook durante o evento. Um dos desenvolvedores, Luis Leão, é também criador do Sms2blog, que foi descontinuado em junho para que ele pudesse “focar em outros projetos, potencialmente mais interessantes”. Ao que parece é exatamente isso que o desenvolvedor está fazendo.

Comentários

Envie uma pergunta