Entrar no mercado de players multimídia não é algo que qualquer empresa pode fazer. Uma companhia como a Microsoft, por exemplo, que dispõe de milhões e milhões de dólares para pesquisa de mercado e desenvolvimento de produtos pode se dar a esse luxo. Foi o que a empresa fez com o Zune, tocadores de mídia lançados em 2006 para combater a predominância do iPod. Hoje a Microsoft parece ter desistido oficialmente desse player, de uma vez por todas.

O WinRumors notou agora há pouco que toda e qualquer referência ao Zune HD, o último player da linha Zune que ainda era vendido, desapareceu completamente do site oficial. Agora a página só faz referência aos dispositivos em que é possível reproduzir e comprar conteúdo do Zune Marketplace, como aparelhos com Windows Phone 7, Xbox 360 e computadores PC com Windows.

A Microsoft ainda não confirmou oficialmente a morte do Zune HD, mas parece ser só uma questão de tempo. E embora a linha de players com a marca Zune tenha morrido, o serviços Zune continuarão a ser oferecidos pela empresa, como a própria página indica.

Pouca gente sabe mas a interface em telhas do Windows Phone 7, que teve sua primeira versão demonstrada em fevereiro de 2010, foi certamente inspirada pela interface do Zune HD, lançado em novembro de 2009. Então de uma certa maneira o Zune HD vai continuar vivendo dentro dos celulares, mesmo após a sua morte.

Atualização às 16:01 | Como apontou o leitor @garciano nos comentários, o Zune HD está de volta ao site. A mudança, segundo o que a Microsoft disse ao Gizmodo, foi apenas um “erro de publicação”. Hora de guardar o confete, os fogos de artifício e adiar a festa guardada para a missa de sétimo dia.

Atualizado às 07:40, dia 4/10 | Plot twist! Microsoft agora confirma oficialmente que os Zunes estão mesmo sendo descontinuados. E dessa vez que fiquem mortos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinicius Kinas
Problema do Zune foi a Microsoft nesse caso. Eles tinham um aparelho bom, mas a loja de músicas era pobre, o marketing do Zune foi tão pífio que eu nem sei dizer se ele era vendido oficialmente no Brasil. Querendo ou não, enquanto não houver uma loja de mídia do porte do iTunes, vai ser difícil competir com os iPods.
Vinicius Kinas
Outros tablets? DORGAS MANOLO.
Paulo Kunze
gosto do zune... peguei o primeiro modelo de 30gb para usar na academia e ele é melhor que o ipod nano que eu usava antes se o zune hd tivesse uma boa plataforma de apps,teria vingado...
Victor
Turdin, não, não é tablet. É o Linux + um browser que eu mesmo fiz. USando o Qt ( http://www.youtube.com/watch?v=yahlzr-MZ6U&feature=related ) Ele não tem flash, abas múltiplas, etc, etc, etc; mas continua sendo um browser. Ainda esta em desenvolvimento.
Turdin
Eu comprei um Zune, e to felizão =]
Turdin
Tablet? Ta de zoa né?
meninomiel
Não é que desistiu.. A Microsoft agora está investindo no Windows Phone 7 que tem o Zune Imbutido ;)
Diego
Menos uma opção e mais domínio da Apple. Quem acha isso legal deveria assistir a umas aulas sobre concorrência.
Luiz Alberto Franco
R.I.P. Zune Players. Sentirei saudades
Victor
WTF????? Eu programei meu próprio navegador e o tecnoblog reconhece como safari para Linux??
Victor
Discordo. Existem outros tablets bons....
Rafael Leite
Eu sou um deles. Sou doido por um Zune, mas no Brasil é quase impossível comprar um.
Daniel F.O.
Acho que qualquer pessoa que nunca comprou um produto e fica perdendo tempo zuando ele deve ter muita credibilidade mesmo. Sempre fui muito satisfeito com todos os meus zunes. Enquanto tenho 3 que duravam até hoje, nunca vi ninguem com um Ipod/Ilixo/Ifuck que durasse mais que 1 ano. Se for criticar conheçam pelo menos. Comemorar algo que não fez diferença na sua vida é babaquice d+. Se liguem.
Luke Gildenlöw
XP nasceu morto? como é superior com esse seu retalho do Vista
Yangm
"Então de uma certa maneira o Zune HD vai continuar vivendo dentro dos celulares, mesmo após a sua morte." (morte+vida)=Zune Zumbi=Zune Zunbe?
Exibir mais comentários