Em fevereiro desse ano a Nokia fechou um acordo com a Microsoft para trazer o Windows Phone 7 aos seus aparelhos. Dois meses depois o primeiro sinal do lado negativo da reestruturação da companhia apareceu, com o corte de 4 mil empregos. Hoje a Nokia anunciou que vai demitir mais 3,5 mil funcionários, sendo 1,3 mil do setor de Location e Commerce e 2,2 mil com o fechamento de uma fábrica na Romênia.

Fábrica da Nokia na Romênia: 2,2 mil trabalhadores na rua no final do ano (Crédito: Nokia)

Mas nem tudo são más notícias: os 2,2 mil empregados romenos que trabalham na fábrica da Nokia continuarão empregados até o final do ano e devem continuar recebendo salário, mesmo sem trabalhar, até março de 2012, o que deve dar bastante tempo para eles encontrarem um novo emprego. Além do fechamento das fábricas e corte de funcionários, a Nokia também vai escolher outro CEO para a joint venture Nokia Siemens Networks, responsável por equipamentos de rede.

Com resultados financeiros abaixo do esperado, é natural que a Nokia comece a cortar gastos para se manter na ativa até a chegada dos celulares Windows Phone 7. E isso coloca ainda mais pressão nos responsáveis pelo seu desenvolvimento, já que se eles não fizerem algum sucesso a gigante finlandesa de celulares pode deixar de existir.

Mas vendo o que já “vazou” até o momento, como o Nokia Sea Ray, eu diria que as chances disso acontecer são poucas. Você não acha?

Com informações: Reuters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Não sabia que você queria tanto assim...
@yagogabriell
A nokia é muito silenciosa..Fecha as portas, demite trabalhadores e quase ninguém sabe disso. Espero que ela não se vá tão rápido, ainda quero comprar meu WP7.
Fer
AFFFZ!!!
Fer
Correção: Os idiotas pedem!
@AntonioVeras
Cheio de clientes quiters.
@AntonioVeras
Apoiado!
@AntonioVeras
No Brasil o desempregado ainda terá que lutar na justiça pelos salários atrasados.
@rodrigone7
Eu sinceramente gostaria de ver a Nokia com Android sim, mesmo que ele mudasse o estilo que nem a HTC fez com o SENSE 3.5 algo do tipo. Uma opinião minha! O WP7 no Nokia nao vai render não...Wp7 e um sistema "novo" praticamente a nokia vai começar do zero (já quase não temos apps para o symbian, piorou agora com WP7). Não gosto da interface acho que no dia a dia de um smartphone seria cansativa, pelo menos no symbian temos temas, walppapers e mods estilo SPB SHELL. Caso não der certo nokia tem ainda o Symbian, Meego e os S40 (aparelhos de baixo custo, uma das fortes jogadas da NOkia) outra coisa! Esse negocio de suporte ao Symbian até o 2016 não caiu muito bem não! A nokia deve esta aprontando alguma pra evoluir o symbian. (quem sabe né) Até por que muita gente ficou maravilhada com o a versão Belle. Veremos com o tempo! Campanha 'Nokia com Android'!
@AntonioVeras
Se o WP7 não der certo, a MS e a Nokia se separarem e a Nokia adotar o Android, só a Nokia perde, pois a MS ainda pode processá-la e pedir royalts. MS nunca perde.
Marcelo
GG pra nokia
Yangm
Ou sim.
Yangm
Plano B: Android. Plano C: Bada. Plano D: Correr para as colinas.
Marcelo
Pelo visto não tem plano B
Pedro
Mas jamais verá.
paulorazia
" as chances sao poucas " de eka falir ou de se reestruturar?
Exibir mais comentários