Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Samsung planeja lançar o Bada como open source

Por

Desenvolvido pela própria Samsung e presente em alguns celulares de baixo custo da empresa, o Bada pode ser liberado em uma licença aberta a partir do ano que vem, permitindo que desenvolvedores de todo o mundo possam trabalhar em cima do sistema.

Samsung Wave 533

A informação partiu do Wall Street Journal, que ouviu alguns representantes da Samsung sobre os planos para o Bada. Ainda segundo o jornal, a estratégia por trás da mudança na licença do sistema é poder expandir o alcance do Bada, que hoje se restringe a celulares e tablets. Seria possível desenvolver uma versão do sistema para TVs, por exemplo.

As vantagens são várias: liberando o sistema como open source, desenvolvedores mundo afora poderiam contribuir com alterações no código ou sugestões para melhorar o sistema, e outras empresas poderiam equipar seus próprios celulares com o Bada.

E, claro, tendo um sistema forte e estável no mercado, a Samsung poderia de repente competir em pé de igualdade com o Google, Microsoft e Apple, tanto na venda de hardware quanto na distribuição do sistema rodando em celulares mundo afora.

Interessante notar que isso não significa que a Samsung vá abandonar completamente o Android, e nem mesmo que o Bada como open source possa ser um sucesso. Basta lembrar do Symbian da Nokia, que por um tempo também teve o código aberto mas não chamou a atenção da comunidade.

De qualquer forma, é interessante ficar de olho aberto: mais hora menos hora podemos ter mais um concorrente de peso no mercado de sistemas operacionais para celulares.

Com informações: Android Authority