Desenvolvido pela própria Samsung e presente em alguns celulares de baixo custo da empresa, o Bada pode ser liberado em uma licença aberta a partir do ano que vem, permitindo que desenvolvedores de todo o mundo possam trabalhar em cima do sistema.

Samsung Wave 533

A informação partiu do Wall Street Journal, que ouviu alguns representantes da Samsung sobre os planos para o Bada. Ainda segundo o jornal, a estratégia por trás da mudança na licença do sistema é poder expandir o alcance do Bada, que hoje se restringe a celulares e tablets. Seria possível desenvolver uma versão do sistema para TVs, por exemplo.

As vantagens são várias: liberando o sistema como open source, desenvolvedores mundo afora poderiam contribuir com alterações no código ou sugestões para melhorar o sistema, e outras empresas poderiam equipar seus próprios celulares com o Bada.

E, claro, tendo um sistema forte e estável no mercado, a Samsung poderia de repente competir em pé de igualdade com o Google, Microsoft e Apple, tanto na venda de hardware quanto na distribuição do sistema rodando em celulares mundo afora.

Interessante notar que isso não significa que a Samsung vá abandonar completamente o Android, e nem mesmo que o Bada como open source possa ser um sucesso. Basta lembrar do Symbian da Nokia, que por um tempo também teve o código aberto mas não chamou a atenção da comunidade.

De qualquer forma, é interessante ficar de olho aberto: mais hora menos hora podemos ter mais um concorrente de peso no mercado de sistemas operacionais para celulares.

Com informações: Android Authority

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo
como desenvolvedor eu já condeno esse OS a morte ahhahahah
Victor
Desde quando os aparelhos com Bada são de baixo custo?
Kantaro
O da foto é o Jet, com sistema proprietário da Samsung, nem Bada tem. :S
Yangm
Antes BADA OS que iCópia nos Xing-lings.
@luiz574
www.badabrasil.com.br/2011/09/familia-wave-preste-ultrapassar-10.html?m=0 Se isso significa que lançar aparelhos com Bada foi um erro acho que preciso rever meus conceitos
Luiz
Sempre tem um que gosta de pegar no pé do Bada
Turdin
Vamos ver no futuro, espero que fique bom para gerar mais concorrência!
Ibraim (G)
Sistemas Samsung: ruins de doer. TODOS. Tenho um GT-C3222, que não é sensível a toque, tem um sistema pior que esse Bada. Um completa porcaria. Nem Opera Mini presta nele.
@brunogdb
Como eu havia dito, o Bada está só começando e a Samsung não investiu nele direito no começo. Agora investiu.
Alex Ribeiro
A Samsung não que é admitir que lançar aparelhos com o Bada foi um erro e que mantê-lo será outro maior.
Leandro de souza
Ou seja Texpix e Bada tem suas semelhanças ;)
@michelblopes
Como discutimos em cima do WebOS, acho que a dificuldade na aceitação de sistemas como o próprio WebOS, Symbian e Bada é que ele são restritos a apenas uma fabricante, enquanto o WP7 e o Android atendem uma gama maior de fabricantes. Claro que dificilmente o Bada fará o sucesso do Android, mas acho a iniciativa válida. Quanto mais sistemas operacionais de qualidade, maior a competitividade e menores os preços. Todos saem ganhando.
Lucas Meneses
Mudar para open source parece ser uma boa ideia, mas acho que não tem como vencer o android.
paulorazia
Nao é la muito bom?? Ele nao é bom nem lá e nem AQUI... Tem um amigo meu q tem o Wave 533... é um LIXO em forma de celular (!!) e apps??? e pior ainda... prefiro um Galaxy 5 [?] q tem android msm sendo ruim do cq um Bada TOP de linha
@brunomiz
Vai terminar como o symbian
Exibir mais comentários