A Universidade do Texas anunciou na quinta-feira que irá produzir o supercomputador mais potente do mundo, capaz de realizar 10.000 trilhões de operações num único segundo: 10 Petaflops. São 2 Petaflops a mais do que o atual supercomputador mais potente, instalado no Japão.

Previsto para entrar em atividades somente depois do fim do mundo em 2013, a supermáquina será utilizada em atividades “científicas e financeiras” (sic) e deverá contar com processadores desenvolvidos sob medida, encomendados à toda-poderosa Intel.

Atual processador Xeon

Desenvolvido a partir de uma nova arquitetura batizada de Knights Corners, os chips deverão contar com 50 núcleos físicos, enquanto os modelos mais potentes destinados a servidores contam com os serviços de “apenas” 8 núcleos.

Por serem uma evolução dos modelos da família Larrabee, lançada em 2010, os modelos na realidade são uma GPU, com capacidade de processamento de dados e gráficos. Como lembra o site Cnet, tal arquitetura é semelhante aos processadores Nvidia Tesla, que em 2010 surpreenderam especialistas de todo mundo ao equipar o supercomputador mais rápido da época, instalado na China.

Os processadores serão da família Intel Xeon série E5.

De acordo com a Intel, os Knights Corner são “um co-processador destinado a altos volumes de trabalhos paralelos, construídos com tecnologia de 22 nanometros e tecnologia de transístores 3D” Demais detalhes a respeito do supercomputador texano ainda não foram revelados.

O supercomputador vai rodar Linux. Seu nome: Stampede.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Patrik
"Por serem uma evolução dos modelos da família Larrabee, lançada em 2010, os modelos na realidade são uma GPU," Que eu saiba o Larrabee foi CANCELADO. No link do artigo diz isso mesmo: "But Knights Corner is not a typical Intel chip. It has its roots in a project called Larrabee, which initially was intended to be a many-core, high-end graphics processor unit or GPU for gaming and media applications. That project was canceled in 2009."
@TatoGomes
De certo, um valor que eu não posso pagar... =S
EDI LOPES
Qto sera o valor de um processador desses?
Yangm
Quebra o galho, a cabeça e o PC depois.
Ramon Melo
A Intel deve cobrar mais barato e a tecnologia dela é superior para processadores de alto nível. A AMD é melhor para processadores de baixo custo, como os usados em TVs, consoles de videogames e netbooks.
vinnicius
Ah, o Linux?! Eu queria um processador desse aqui no meu desk. Aceito de presente um, Intel. hahaha
Leandro de souza
Ahh mais deve servir pra quebrar o galho...
@brunogdb
Aaah um desses no meu desktop.
Yangm
O wine é péssimo. Você basicamente precisa copiar uma instalação normal do windows xp para a pasta dele para começar a funcionar algumas coisas. Falta de DLL, assinar DLLs, etc. Um saco configurar aquilo. Uma vm pode até ter menos performance, mas vale mais apena.
Leandro de souza
Vai um wine?
Yangm
Heim?
Yangm
Porque ela não aguenta o tranco :)
Yangm
Não é linux :(
gokernel
DETALHE: 20 megas em um simples aplicativo pois utiliza a biblioteca em modo estática e não dinâmica.
gokernel
Gostaria de usar uma máquina com um poder de processamento similar para compilar o WXWIDGETS pra ver quanto tempo demoraria se ela fosse com windows. OBS: para compilar o WXwidgets no note com XP/GCC demora em torno de 28 minutos e gera um binário simples(so 1 janela e 1 botao) de tamanho de 20 megas sem usar o "strip".
Exibir mais comentários