Você deve estar sabendo que um satélite que antes orbitava tranquilamente o nosso planeta finalmente perdeu força e está caindo. Não? Está sabendo agora: trata-se do UARS, satélite lançado em 1991 e que agora está voltando para a Terra por causa daquela bendita força gravitacional. E não há nada que possamos fazer sobre isso além de nos proteger. Mas quem tem um aparelho Android pode instalar aplicativo abaixo e se sentir mais seguro, sabendo onde não estacionar seu crânio na hora da queda.

O aplicativo, chamado Satellite AR e disponível de graça nesse link, usa o GPS do Android em que ele é instalado para mostrar na tela a posição de satélites de acordo com informações obtidas de fontes públicas. Ele recebeu uma atualização ontem que mostra especificamente a rota do satélite UARS. Bônus: o aplicativo também vem com um componente de realidade aumentada que usa o acelerômetro para mostrar as rotas dos satélites quando apontado para o céu, como você pode ver no vídeo abaixo.

(Vídeo no YouTube)

Usuários do iPhone que quiserem saber a rota exata do UARS vão ter que se contentar com o método antigo mesmo: olhar constantemente para o céu. Ou torcer para que os mesmos desenvolvedores do aplicativo resolvam criar uma versão dele para iOS nas próximas 18 horas e que o time responsável pela aprovação de aplicativos na iTunes App Store coloque ele em prioridade. Spoiler: nenhum dos dois vai acontecer.

O satélite tem poucas chances de atingir uma pessoa: 1 em 3,2 mil, segundo a NASA. E ainda de acordo com a última atualização no site a agência espacial americana, a re-entrada do satélite é esperada para a tarde dessa sexta-feira ou a manhã do sábado.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato
manerasso!
Recruta
Coitado do canal.
Recruta
É cada maquina velha que existe nesse mundo...
@candre181
Tomara que não caia na minha cabeça!
yo
que caia no rock in rio agora!
Yangm
Pode sim Rafa, eu autorizo.
Yangm
Windows 2000? Onde você encontrou essa máquina do tempo?
Yangm
Poderia cair ele inteiro lá.
@ladydaydesigns
O satelite ja esta sem baterias, nao da p ver pelo aplicativo, nao sabem onde vai cair justamente por nao ter mais comunicacao o satelite pessoas...
volmir
Meus primos foram para uma mina abandonada desativada com quarenta metros de profundidade, na cidade de Minas do Leão- RS. Será que eles estão protegidos dos pedaços desta coisa. Lá??????????
ellen
Aff >< Tomare que não uahusa' Era melhour que caisse no Irã muitooo bom que caisse lá !
@kaveskiR
Engano de vocês. No iPhone tem um app chamado Star Walk que monitora não só satélites, como planetas, estrelas, nebulosas, constelações etc... Eu mesmo andei checando o UARS hoje. rs
[email protected]
kto idiotice é comentario mas besta que outro
Jasmine
concordo plenamente que ao menos um pedacinho deveria cair lá no congresso... e com a ilustre presença da nossa presidente Dilma! pelo menos ela deixaria dessa história de acabar com as universidades para pessoas especiais... pessoal isso é um absurdo!
Bruno
É o meu também , fica procurando e procurando e cai.. =/
Exibir mais comentários