Não há nada melhor para comemorar o primeiro dia da primavera do que instalar e testar a nova versão de uma distro, certo? Pois então, saindo do forno, o segundo beta do Ubuntu 11.10 está pronto para ser baixado e testado. 🙂

De todas as mudanças no Ubuntu 11.10 Beta 2, o Unity é o que mais se destaca, com várias novidades e mudanças. Construído em cima da última versão instável do GNOME 3 (seja o que Deus quiser…), o novo Unity agora conta com um novo Dash e um novo painel, completamente remodelados, e com um novo efeito de “camuflagem” para o Dash, o painel e o lançador de aplicativos — as cores se adaptam ao papel de parede que estiver ativo.

No vídeo abaixo é possível ver essas e outras novidades com maiores detalhes:


(Vídeo do YouTube)

Do lado mais técnico, agora o Ubuntu tem suporte a multi-arquiteturas. Isso significa que você pode instalar a versão 64bit da distro e, se quiser (ou precisar) pode instalar pacotes feitos para a versão 32bit. Isso é muito útil quando não existe uma versão do programa para 64bit, e vai tornar a vida dos usuários bem mais simples.

Além disso, uma novidade que deve fazer muito sysadmin chorar de felicidade: sincronização de programas entre diferentes instalações do Ubuntu, através do Centro de Programas. Aparentemente essa função ainda não está funcionando por completo, mas com certeza será algo muito bem vindo em empresas. 🙂

Lançador camaleão

O download do Ubuntu 11.10 Beta 2 pode ser feito no site do Ubuntu. Não avisaremos novamente sobre essa ser uma versão de testes e portanto não deve ser instalado em ambientes de produção porque sabemos que os nossos leitores são espertos e sagazes.

Com informações: OMG! Ubuntu

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados