Os anúncios do Facebook feitos durante a conferência ‘f8‘ não se resumem à Timeline (ou Linha do Tempo), para visualizar o que de mais importante o sujeito publicou ao longo de sua história na rede social. Outra importante novidade são as melhorias no protocolo Open Graph, que permite que os cadastrados no Facebook interajam com os mais diversos objetos.

Como você sabe, o Facebook atualmente só permite uma ação — o “curtir“. Não importa se você está vendo uma foto, uma publicação, ou ainda recomendando que seus amigos assistam a um filme sensacional. Qualquer ação que você fizer na rede social utiliza o verbo “curtir como parâmetro”.

"Curtir" e muito mais

A atualização do Open Graph altera essa dinâmica profundamente. O botão “curtir” dava a entender que o usuário estava recomendando aquele conteúdo, mas nem sempre é assim. Quando você inicia uma partida de Gears of War 3 no videogame, não está curtindo o jogo, mas jogando. Isso vai se refletir nas mudanças do Facebook, que ganha novos verbos para designar essa ações diferentes do “curtir”.

Boatos davam conta de uma nova tecnologia para socializar filmes e séries dentro do Facebook. Agora a coisa está bem mais clara: a rede social aceitará em breve que os usuários sinalizem mais claramente qual é a relação deles com o objeto que, de certa forma, está sendo recomendado nas atualizações publicadas.

As ações previstas pelo Open Graph (assistir, ler, ouvir etc) vão aparecer no Ticker, aquela coluna na lateral direita do site que ora vem, ora desaparece. Lá será a área para atualizações automáticas publicadas por aplicativos (o Open Graph é focado principalmente em apps de terceiros). Enquanto isso, atualizações mais importantes vão aparecer na lista de “Mais recentes” e “Principais notícias” da capa do Facebook.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando
Você precisa se cadastrar como desenvolvedor e criar um aplicativo OpenGraph. Amg.
Gustavo Rodrigues
Meu Facebook continua como o antigo, ele não se renovou, =(... Gostei desses novos recursos, vai ficar ainda mais interessante.
bitFlaG
Sempre reclamam. O ser humano não é muito fã de mudanças...
Turdin
Turdin curtiu isto. hahaha
@luisdpaula
É mesmo,seria muito legal se todas vez que tivessemos vendo uma série ou um filme a gente pudesse sinalizar de forma correta ao invés de um simples "curtir",seia melhor ainda de ganhassemos adesivos colan...OH WAIT!?!?
Bel Salles
Também recebi. rsrsrs
@ivansc
A guerra das redes socias (re)começou. Só pra constar:Recebi um email do Diaspora, uma rede social que reza a lenda tem dedo do Marck, pedindo desculpas pela demora na aprovação da minha inscrição, feito ano passado, e pedindo paciência
Yangm
Tem a ver com a campanha do "I don't care button"?
Denis
Vai ficar bem melhor mesmo :). Porém acho que a galera vai reclamar um monte dessas novas mudanças.
@vmartone
Faz muito sentido, cansei de ver status: Meu cachorro morreu ( 76 pessoas curtiram isso)
AgaGê
OBA, enfim vao disponibilizar o botão do foda-se! \o/
Tux
Hmm, então quer dizer agora que em vez de Curtir poderá ser, Não Curtir e diversos outros titulos criativos que o povo inventa.
@dvdfranco
Graças a Deus não vai ficar poluindo a timeline principal!! Era meu maior medo... o.O