A disputa judicial entre a Apple e Samsung envolvendo dispositivos móveis e suas respectivas patentes sempre teve uma irônica observação atrelada à ela, desde o começo: a Samsung é a principal fornecedora de chips de memória Flash para a Apple, que a gigante da maçã usa em iPods Touch, iPhones e iPads, dentre outros gadgets da empresa. Ou ao menos era, já que segundo fontes do site DigiTimes, a Apple finalmente resolveu encontrar alternativas à Samsung.

O site diz que a Apple passou a aumentar os pedidos de memória de fornecedores japoneses como a Toshiba e outra empresa chamada Elpida. Segundo as fontes, a primeira recebeu mais pedidos de memória Flash (NAND) enquanto que a segunda teria recebido pedidos de memória RAM para notebooks. A Samsung é a maior fabricante de memórias Flash e RAM do mercado, com 40% de participação, então seria difícil para a Apple se distanciar completamente. Mas nada impede que a empresa diminuam as compras e deixem de enviar gordos cheques para a gigante sul-coreana.

Esse não é a primeira tentativa da Apple de se afastar da Samsung. Na semana passada fontes do DigiTimes afirmaram que a fabricante do Galaxy S teria perdido a exclusividade na fabricação dos processadores dos iPods, iPhones e iPads. A TSMC teria fechado um acordo de produção dos chips e passaria a ser a principal responsável por fabricar processadores A5, para a próxima geração de produtos da Apple.

Claro, nada foi confirmado oficialmente por nenhuma das empresas. Mas vendo a batalha legal chegar tão longe quanto chegou, estou inclinado a acreditar que seja verdade.

Imagem sob licença CC do usuário chealion no Flickr.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leslie Szabo
ESTADUNIDENSE NÃO GOSTA DE PERDER, A POUCO TEMPO OS SUL COREANOS ERAM SINÔNIMO DE PRODUTO LIXO, AGORA ESTÃO AI... ESSES OBESOS COMEDORES DE BIG MAC NÃO SÃO MAIS A PRINCIPAL POTÊNCIA TECNOLÓGICA DO MUNDO, TEM DE ACEITAR ESTE FATO, ALEGAM TEREM INVENTADO O AVIÃO(MENTIRA), LAMPADA ELÉTRICA(MENTIRA), COMPUTADOR ELETRÔNICO(MENTIRA), INTERNET(MENTIRA)
Janderson (jan_lord)
Se eu fosse o presidente da Samsung aumentaria em pelo menos 20% o preço de venda de qualquer memória comprada pela Apple nos próximos contratos, pelo menos até que eles melhorassem no quesito humildade.
@lfmetalicus
Ela pode fabricar até na TSMC os chips e licenciar as memórias de outro fabricante. O potêncial dos chips vem arquitetura ARM e do processo SOI, ambos que várias empresas licenciam.
Caio Furtado
Mas o problema é quando os seus amigos roubam sua bola né.
Leandro de souza
Tanto que a Apple esta sendo conhecida nao como a empresa q mais inova . mas sim como a empresa que mais processa por quebra de patentes...
Ramon Melo
Quem disse que foi a Apple que inventou? Ela só mudou o nome do Samsung A8 Cortex para Apple A4! Aliás, o processador do iPhone 4 é o mesmo do Galaxy S! O A5 até foi criação dos americanos, mas o A4 é sul-coreano do projeto à distribuição.
Kowalski
Muito boa comparação. :D :P
Kowalski
Verdade. Camaradas Thassius e "Mobilão", vamos aprimorar o sistema de comentários! ;) :D
Kowalski
O Tio Jobs sempre adorou fazer uma birra... :P
rYo
A Apple parece aquele menino chato e mimado que é o dono da bola, que quando começa a perder quer ir embora e levar a bola com ele.
Tiago Coimbra de Araujo
Hehehehhehe quero ver as memorias, processadores e RAM APPLE funcionar igual as da Samsumg, como ja dito aqui... Sera que é a mesma qualidade? Toshiba é legal, tenho notebook e nao tenho do que reclamar... Mas as outras empresas nunca ouvi falar. Eu andei pensando muito sobre os rumos da tecnologia e sinceramente, acho que o ciclo de criatividade da APPLE esta se esgotando, principalmente c/ o afastamento de Steve Jobs, que na verdade nao criou nada, so usou de uma forma diferente algo que ja existia. Os Orientais sao feras em producao de hardware e acho muito bom que boa parte do lucro da APPLE nao fique totalmente concentrada nos EUA. Eu aposto que a Samsumg continuara crescendo, junto com a Motorola que hoje é Google. Tambem aposto que os Blackberrys tem tudo para permanecer forte no mercado, ainda nao vi nada com a mesma seguranca e a mesma experiencia em transmicao de dados, que diga-se, acho fantastico. Os anos de ouro da APPLE estao acabando simplesmente porque os concorrentes abriram os olhos para um mercado emergente, e agora todos tem tecnologias equiparadas.
gokernel
REFORÇANDO: Pô Mobilon, resolve essa parada do edite nesse blog ! Abaixo assinado: 01 - "gokernel"
Yangm
Já falei isso, mas o Mobilão não sai do escritório de luxo dele para resolver os pobrema.
Yangm
/\MacFag/\
Vinicius Kinas
Que? A Apple não vai produzir nada, só vai trocar de fornecedor de memória.
Exibir mais comentários